O governo do estado segue com o plano de conceder as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM para a iniciativa privada. Entre as primeiras questões surgidas durante a consulta pública, o valor do aporte pelo estado foi destaque junto à iniciativa privada.
Durante entrevista no programa Pod nos Trilhos, secretário de Parceiras em Investimentos Rafael Benini revelou que a iniciativa privada sugeriu um aumento no aporte público para as obras.
O investimento total da concessão será de R$ 12,5 bilhões. Deste valor, a proposta original é de que o governo participasse com aporte de 50% do custo total das obras.

Durante as audiências públicas, a iniciativa privada sugeriu aumento da participação estatal. O governo poderia estar disposto a alterar as regras para custear de 70% a 80% do projeto.
Desta forma o investimento estatal, que seria orçado em aproximadamente R$ 6 bilhões, poderia atingir até R$ 10 bilhões com a iniciativa privada arcando os 20% restantes.
O estado deverá recorrer ao BNDES para permitir um financiamento de vulto, sendo possível aportar até 90% do valor de responsabilidade do governo através do banco de fomento.

Garantias
O governo deverá promover mais melhorias ao contrato para permitir uma maior atratividade ao setor privado. Entre elas estão mudanças nos pagamentos de aportes para evitar um “rombo” nas contas privadas e uma garantia junto ao Banco Mundial.
A garantia no valor de US$ 100 milhões deverá ser depositada em conta corrente e poderá ser utilizada pela concessionária em caso de inadimplência do estado. Neste caso o valor serve como fiança bancária garantindo à concessionária o fluxo financeiro para a concretização do investimento e operação.
