Governo Tarcísio tenta atrair chineses para projetos do TIC Sorocaba e Lote ABC Guarulhos
Missão esteve na China durante a semana em encontros com gigantes da infraestrutura e de financiamento do país

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançou mais uma missão com intuito de atrair grupos estrangeiros para os leilões de concessão do estado.
Desta vez o destino foi a China onde integrantes da gestão como o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, o presidente da Artesp, André Isper, e o diretor de Assuntos Corporativos da CPP, Augusto Almudin, se encontraram com vários grupos e órgãos de investimento do país.
Segundo o governo, foram apresentados projetos como o Túnel Imerso Santos-Guarujá, que contará com vias para o VLT, o Trem Intercidades Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba) e o Lote ABC Guarulhos, que reúne a Linha 10-Turquesa, de trens metropolitanos, e a Linha 14-Ônix, de VLT.
As reuniões incluíram conversas com a CHINCA (Associação Internacional de Construtores da China) e a empresa PowerChina e que tiveram como pauta a modernização das estações Sorocaba, São Roque e a construção da nova estação Brigadeiro Tobias, com investimento estimado de R$ 37 milhões.

Com o China Construction Bank, a equipe discutiu instrumentos financeiros aplicáveis a concessões públicas. “Estamos mostrando um portfólio robusto, com previsibilidade jurídica e foco em soluções eficientes e sustentáveis. A boa receptividade em todas as agendas demonstra o interesse internacional crescente pelos projetos paulistas”, destacou Rafael Benini.
No segundo dia de visita, na terça-feira, a missão teve reuniões com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), o China–Latin America Infrastructure Forum (CLAC), o China Development Bank (CDB) e o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), além da China Communications Construction Company (CCCC).

Leilões previstos para os próximos meses
A despeito do esforço do governo, grupos chineses ainda têm uma presença relativamente modesta em projetos no Brasil. Atualmente, a CRRC, maior fabricante de trens do mundo, tem contratos com o Metrô de São Paulo e de Belo Horizonte, além de ser sócia no TIC Eixo Norte.
A PowerChina, por sua vez, tornou-se parceira da Mendes Júnior em lotes da expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos.
No segmento ferrroviário, o governo do estado pretende leiloar o Lote ABC Guarulhos no final deste ano após lançar o edital no terceiro trimestre.
Já o Trem Intercidades para Sorocaba está programado para ter o edital publicado no final do ano, com leilão no mesmo período.
A despeito da previsão, o prazo soa apertado e pode ser revisto nos próximos meses.
Sempre isso…
Viagens com uma comitiva gastando as tampas do erário público dizendo que vai “trazer investimentos” e no fim da história são as mesmas empresas de sempre e investimento só do governo.
Ridículo isso, ridículo!
TIC Sorocaba vai ser a maior roubado, um sugadouro de dinheiro público pelo ralo ! nunca deveria ter saido dos estudos iniciais ! deviam parar com esta brincadeira de péssimo gosto !
Pera aí? Eles planejam gastar milhões pra colocar duas vias nesse tic pra ter trens a cada 20min? E pior sem trens expressos nos sábados e domingos? Que palhaçada é essa? E pior o headway no pico do trem parador sendo maior doq do vale? Fica meio claro que serviço expresso é inútil e só vai servir pra desapropiar áreas maiores nas estações, completamente sem sentido tudo isso
Expectativa: investimento volumosos de investidores internacionais
Realidade: leilão vencido pelo grupo comporte ou CCR, com investimento 100% estatal e governo federal como avalista em caso de calote.
SP tem o governante que merece. Principalmente pro paulista do interior
Em março de 2023 Tarcísio viajou para a Europa (Alemanha, Reino Unido e França) para apresentar o projeto de concessão da Linha 7 e do TIC Campinas. O resultado? Não atraiu ninguém de lá e a concessão só teve uma proposta do pequeno e obscuro grupo Comporte.
Em janeiro de 2024 Tarcísio viajou novamente para a Europa (Espanha, Itália e França) para apresentar o projeto de concessão das Linhas 11, 12 e 13. O resultado? Não atraiu ninguém de lá e a concessão foi disputada entre o Grupo CCR e o pequeno e obscuro grupo Comporte, com nova vitória deste último.
Tarcísio é um péssimo “vendedor”. Suas viagens não trouxeram nada para a mobilidade de São Paulo. E, até o momento, não sabemos quem é o grupo Comporte, quem está bancando seus investimentos e quais garantias esse grupo deu para não largar investimentos (em Belo Horizonte as obras estão atrasadas e o grupo cortou até escadas rolantes dos projetos).
Não sei do que vc está reclamando, vc é o maior defensor das concessões.
Tarcísio é um ótimo “vendedor”. E um ótimo comprador também. As emendas parlamentares para a alesp fazer vista grossa estão comendo solta. Os bônus para juízes e promotores também, para vencimentos que superam 100 mil fácil fácil. Mas o problema do governo do Estado é o trabalhador do metrô e da CPTM…