Projeto da estação ABC, da Linha 10, tem licitação suspensa pela CPTM
Recurso administrativo imposto por um dos consórcios obrigou companhia a paralisar certame

A CPTM anunciou a suspensão da licitação de projeto básico de engenharia e arquitetura da estação ABC, da Linha 10-Turquesa, nesta quinta-feira, 18.
Segundo a empresa, o motivo foi a “interposição de recurso administrativo contra o resultado da verificação e julgamento das propostas técnicas”.
O certame está em meio ao processo de análise das propostas já que os três grupos habilitados ainda precisam entregar os documentos com os valores pedidos.
Em 9 de maio houve a análise das propostas técnicas em que o Consórcio PB10 obteve a melhor nota, de 80,51. O consórcio Maubertec-Apta conseguiu 77,78 pontos e a empresa Tylin, 75,44 pontos.

A despeito da desvantagem técnica, as duas participantes poderiam superar o PB10 pela proposta comercial, cuja sessão pública de análise estava marcada para 24 de junho.
A CPTM afirmou que a o prazo para alegações dos concorrentes está aberto por cinco dias úteis.

Construção da estação a cargo da futura concessionária
A licitação de projeto da estação ABC, que ficará no lugar da antiga parada Pirelli, em SantoAndré, foi lançado em dezembro passado.
A companhia do estado deve entregar os documentos à futura concessionária da Linha 10-Turquesa, que será leiloada no final do ano dentro do Lote ABC Guarulhos e que inclui a Linha 14-Ônix. A construção ficará a cargo da empresa privada.
A estação ABC fará a conexão entre as duas linhas e também receberá uma plataforma para o Trem Intercidades para a Baixada Santista, ainda em estudos.
Começou bem. Nesse ritmo, essa estação não sai antes de 2030.