Investimento na expansão da Linha 2-Verde ganha impulso em novembro

Estação Penha em novembro de 2021 (iTechdrones)

As obras de extensão da Linha 2-Verde até Penha tiveram um salto de R$ 119 milhões em investimento no mês passado, segundo relatório do Metrô. Trata-se de um volume de recursos atípico e que pode significar repasses financeiros anteriores, mas não lançados na época.

Até outubro, o projeto que envolve 8,4 km de vias e 8 estações havia atingido um patamar de desembolsos de R$ 303 milhões, ou 84% dos R$ 360 milhões previstos pela companhia. No entanto, no mês passado a obra chegou a quase R$ 422 milhões, ultrapassando a previsão com boa margem.

De fato, o avanço nos canteiros é bem nítido neste ano e por tratar-se de um techo subterrâneo, os custos envolvidos são mais elevados que em obras como a do monotrilho. Por conta disso, a Linha 2 responde agora por quase 39% do investimento na expansão metroviária em 2021.

Em imagens recentes do canal iTechdrones nota-se que mesmo o trecho 2 da atual expansão ganha ritmo. A estação Santa Isabel, por exemplo, já teve boa parte do poço circular escavado enquanto Guilherme Giorgi e Penha passam pela concretagem das paredes diafragmas. Apenas Aricanduva ainda se preparava para iniciar as primeiras escavações no final de novembro.

Apesar disso, persiste a dúvida quanto ao impacto do atraso do canteiro do Complexo Rapadura. O consórcio responsável tem trabalhado com rapides, já preparando as paredes da vala que receberá o tatuzão, mas a previsão que isso ocorra apenas dentro de um ano.

Canteiros como o da estação Vila Formosa, um dos mais adiantados, podem passar por um período de ociosidade, à espera da passagem do shield. Só então retomando seus trabalhos de construção dos mezaninos, platafomas e acessos.

Em paralelo, o governo Doria ainda espera pela autorização do Ministério da Economia para poder assinar o contrato de empréstimo com o CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina, que repassará US$ 550 milhões, pouco mais de R$ 3 bilhões, para o projeto. Até pouco tempo atrás, o financiamento estava sendo analisado pelo Tesouro Nacional.

A Linha 2-Verde deve passar a receber mais 320 mil passageiros por dia quando chegar até Penha. A expectativa é que isso ocorra até 2026, a princípio.

Complex Rapadura (iTechdrones)
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