As obras de extensão da Linha 2-Verde até Penha tiveram um salto de R$ 119 milhões em investimento no mês passado, segundo relatório do Metrô. Trata-se de um volume de recursos atípico e que pode significar repasses financeiros anteriores, mas não lançados na época.
Até outubro, o projeto que envolve 8,4 km de vias e 8 estações havia atingido um patamar de desembolsos de R$ 303 milhões, ou 84% dos R$ 360 milhões previstos pela companhia. No entanto, no mês passado a obra chegou a quase R$ 422 milhões, ultrapassando a previsão com boa margem.
De fato, o avanço nos canteiros é bem nítido neste ano e por tratar-se de um techo subterrâneo, os custos envolvidos são mais elevados que em obras como a do monotrilho. Por conta disso, a Linha 2 responde agora por quase 39% do investimento na expansão metroviária em 2021.
Em imagens recentes do canal iTechdrones nota-se que mesmo o trecho 2 da atual expansão ganha ritmo. A estação Santa Isabel, por exemplo, já teve boa parte do poço circular escavado enquanto Guilherme Giorgi e Penha passam pela concretagem das paredes diafragmas. Apenas Aricanduva ainda se preparava para iniciar as primeiras escavações no final de novembro.
Apesar disso, persiste a dúvida quanto ao impacto do atraso do canteiro do Complexo Rapadura. O consórcio responsável tem trabalhado com rapides, já preparando as paredes da vala que receberá o tatuzão, mas a previsão que isso ocorra apenas dentro de um ano.
Canteiros como o da estação Vila Formosa, um dos mais adiantados, podem passar por um período de ociosidade, à espera da passagem do shield. Só então retomando seus trabalhos de construção dos mezaninos, platafomas e acessos.
Em paralelo, o governo Doria ainda espera pela autorização do Ministério da Economia para poder assinar o contrato de empréstimo com o CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina, que repassará US$ 550 milhões, pouco mais de R$ 3 bilhões, para o projeto. Até pouco tempo atrás, o financiamento estava sendo analisado pelo Tesouro Nacional.
A Linha 2-Verde deve passar a receber mais 320 mil passageiros por dia quando chegar até Penha. A expectativa é que isso ocorra até 2026, a princípio.
