Investimento na expansão da Linha 2-Verde ganha impulso em novembro

Segundo Metrô, obra que estenderá ramal por mais 8 km acumula mais de R$ 420 milhões em desembolsos, acima do previsto para 2021
Estação Penha em novembro de 2021 (iTechdrones)

As obras de extensão da Linha 2-Verde até Penha tiveram um salto de R$ 119 milhões em investimento no mês passado, segundo relatório do Metrô. Trata-se de um volume de recursos atípico e que pode significar repasses financeiros anteriores, mas não lançados na época.

Até outubro, o projeto que envolve 8,4 km de vias e 8 estações havia atingido um patamar de desembolsos de R$ 303 milhões, ou 84% dos R$ 360 milhões previstos pela companhia. No entanto, no mês passado a obra chegou a quase R$ 422 milhões, ultrapassando a previsão com boa margem.

De fato, o avanço nos canteiros é bem nítido neste ano e por tratar-se de um techo subterrâneo, os custos envolvidos são mais elevados que em obras como a do monotrilho. Por conta disso, a Linha 2 responde agora por quase 39% do investimento na expansão metroviária em 2021.

Em imagens recentes do canal iTechdrones nota-se que mesmo o trecho 2 da atual expansão ganha ritmo. A estação Santa Isabel, por exemplo, já teve boa parte do poço circular escavado enquanto Guilherme Giorgi e Penha passam pela concretagem das paredes diafragmas. Apenas Aricanduva ainda se preparava para iniciar as primeiras escavações no final de novembro.

Apesar disso, persiste a dúvida quanto ao impacto do atraso do canteiro do Complexo Rapadura. O consórcio responsável tem trabalhado com rapides, já preparando as paredes da vala que receberá o tatuzão, mas a previsão que isso ocorra apenas dentro de um ano.

Canteiros como o da estação Vila Formosa, um dos mais adiantados, podem passar por um período de ociosidade, à espera da passagem do shield. Só então retomando seus trabalhos de construção dos mezaninos, platafomas e acessos.

Em paralelo, o governo Doria ainda espera pela autorização do Ministério da Economia para poder assinar o contrato de empréstimo com o CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina, que repassará US$ 550 milhões, pouco mais de R$ 3 bilhões, para o projeto. Até pouco tempo atrás, o financiamento estava sendo analisado pelo Tesouro Nacional.

A Linha 2-Verde deve passar a receber mais 320 mil passageiros por dia quando chegar até Penha. A expectativa é que isso ocorra até 2026, a princípio.

Complex Rapadura (iTechdrones)
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  1. A boa situação fiscal do estado, com um bom dinheiro em caixa, permite aceleração de investimentos. O estado de São Paulo conseguiu crescer quase 0,5% em 2020 e tem a previsão de mais de 7% em 2021. Enquanto isto, o governo federal faz pedalada com precatórios e manipula o orçamento de forma secreta, sem dinheiro. Quanto amadorismo!

    1. Pedaladas com precatórios? Isso que você disse está errado, o imundo STF colocou um monte de precatórios para o GF pagar de uma vez e isso não é possível, pegou precatórios acumulados de governos passados e procurou sabotar e paralisar o Governo Federal, pura pilantragem e safadeza! A PEC dos Precatórios não é para dar calote, é para manter o governo funcionando, pois não seria possível se tivesse que pagar tudo de uma vez e eles serão pagos na medida do possível.
      O assunto do tal orçamento secreto o próprio Congresso é que determina isso, não o Executivo, mas já foi também apresentada uma PEC para dar mais transparência a isso sempre, se bem que essas emendas foram publicadas no Diário Oficial da União e não houve corrupção como estão desonestamente alardeando, não!

      1. Piada! O STF que é imundo, ou um governo de um maluco que fez o inverso de tudo o que prometeu em campanha? Este presidente é que é um imundo que manipula um dinheiro que não tem, para alimentar a corrupção de parlamentares do centrão e comprá-los pensando na eleição de 2022. A noivinha do Aristides joga os precatórios para os próximos mandatários do país, em uma irresponsabilidade da mesma forma que as pedaladas da Dilma. Se a noivinha não está pedalando, está o que? Só rindo! Enquanto isto, a administração da economia paulista que deixa a administração federal no chinelo mostra que aqui no estado não há amadores. Basta comparar os números…

      2. kkk, que tal dar uma olhada na Folha, coluna de Nelson Willians? Título da coluna: BRASIL TERÁ DE ARCAR COM PEDALADA DOS PRECATÓRIOS… Rindo muito da coincidência…

    2. Segundo esse próprio site, o governo do calcinha apertada não tinha executado nem 50% do orçamento destinado a infra-estrutura no corrente ano, já o ministro Tarcísio de Freitas executou quase 100% no ano passado. Só um descapacitado mental pra comparar o incompetente Dória e o ladrão Baldy (salvo pelo Laxante Mendes no stf) com o ministro que mais executou obras nas últimas décadas

  2. Essa obra nem parece que está sendo feita pelo governo, digo isso pela rapidez mas como nem tudo é perfeito, pelo visto vai atrasar, culpa de pessoas mesquinhas que acham que derrubar meia dúzia de árvores seria o fim do mundo (árvores que serão replantadas)

  3. Alguma novidade da expansão ate Dutra? Eu vi que desapropriaram até Tiquatira, já aliviaria um pouco o sistema e criaria mais duas conexões…

  4. Apenas um debiloide fracassado defende um presidente maluco e aquele ministro Tarcísio, que não passa de um incompetente. 4 anos se passaram e este incompetente não conseguiu sequer encaminhar uma solução para o people mover de Guarulhos. Este governo federal é um fiasco completo, totalmente amoral.

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