Investimento na expansão da Linha 2-Verde ganha impulso em novembro

Segundo Metrô, obra que estenderá ramal por mais 8 km acumula mais de R$ 420 milhões em desembolsos, acima do previsto para 2021

Estação Penha em novembro de 2021 (iTechdrones)

As obras de extensão da Linha 2-Verde até Penha tiveram um salto de R$ 119 milhões em investimento no mês passado, segundo relatório do Metrô. Trata-se de um volume de recursos atípico e que pode significar repasses financeiros anteriores, mas não lançados na época.

Até outubro, o projeto que envolve 8,4 km de vias e 8 estações havia atingido um patamar de desembolsos de R$ 303 milhões, ou 84% dos R$ 360 milhões previstos pela companhia. No entanto, no mês passado a obra chegou a quase R$ 422 milhões, ultrapassando a previsão com boa margem.

De fato, o avanço nos canteiros é bem nítido neste ano e por tratar-se de um techo subterrâneo, os custos envolvidos são mais elevados que em obras como a do monotrilho. Por conta disso, a Linha 2 responde agora por quase 39% do investimento na expansão metroviária em 2021.

Em imagens recentes do canal iTechdrones nota-se que mesmo o trecho 2 da atual expansão ganha ritmo. A estação Santa Isabel, por exemplo, já teve boa parte do poço circular escavado enquanto Guilherme Giorgi e Penha passam pela concretagem das paredes diafragmas. Apenas Aricanduva ainda se preparava para iniciar as primeiras escavações no final de novembro.

Apesar disso, persiste a dúvida quanto ao impacto do atraso do canteiro do Complexo Rapadura. O consórcio responsável tem trabalhado com rapides, já preparando as paredes da vala que receberá o tatuzão, mas a previsão que isso ocorra apenas dentro de um ano.

Canteiros como o da estação Vila Formosa, um dos mais adiantados, podem passar por um período de ociosidade, à espera da passagem do shield. Só então retomando seus trabalhos de construção dos mezaninos, platafomas e acessos.

Em paralelo, o governo Doria ainda espera pela autorização do Ministério da Economia para poder assinar o contrato de empréstimo com o CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina, que repassará US$ 550 milhões, pouco mais de R$ 3 bilhões, para o projeto. Até pouco tempo atrás, o financiamento estava sendo analisado pelo Tesouro Nacional.

A Linha 2-Verde deve passar a receber mais 320 mil passageiros por dia quando chegar até Penha. A expectativa é que isso ocorra até 2026, a princípio.

Complex Rapadura (iTechdrones)
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Ed
Ed
3 anos atrás

A boa situação fiscal do estado, com um bom dinheiro em caixa, permite aceleração de investimentos. O estado de São Paulo conseguiu crescer quase 0,5% em 2020 e tem a previsão de mais de 7% em 2021. Enquanto isto, o governo federal faz pedalada com precatórios e manipula o orçamento de forma secreta, sem dinheiro. Quanto amadorismo!

Celso Jorge
Celso Jorge
3 anos atrás
Responder para  Ed

Pedaladas com precatórios? Isso que você disse está errado, o imundo STF colocou um monte de precatórios para o GF pagar de uma vez e isso não é possível, pegou precatórios acumulados de governos passados e procurou sabotar e paralisar o Governo Federal, pura pilantragem e safadeza! A PEC dos Precatórios não é para dar calote, é para manter o governo funcionando, pois não seria possível se tivesse que pagar tudo de uma vez e eles serão pagos na medida do possível.
O assunto do tal orçamento secreto o próprio Congresso é que determina isso, não o Executivo, mas já foi também apresentada uma PEC para dar mais transparência a isso sempre, se bem que essas emendas foram publicadas no Diário Oficial da União e não houve corrupção como estão desonestamente alardeando, não!

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás
Responder para  Celso Jorge

Tá cada dia mais difícil defender esse governo né?

Ed
Ed
3 anos atrás
Responder para  Celso Jorge

Piada! O STF que é imundo, ou um governo de um maluco que fez o inverso de tudo o que prometeu em campanha? Este presidente é que é um imundo que manipula um dinheiro que não tem, para alimentar a corrupção de parlamentares do centrão e comprá-los pensando na eleição de 2022. A noivinha do Aristides joga os precatórios para os próximos mandatários do país, em uma irresponsabilidade da mesma forma que as pedaladas da Dilma. Se a noivinha não está pedalando, está o que? Só rindo! Enquanto isto, a administração da economia paulista que deixa a administração federal no chinelo mostra que aqui no estado não há amadores. Basta comparar os números…

Ed
Ed
3 anos atrás
Responder para  Celso Jorge

kkk, que tal dar uma olhada na Folha, coluna de Nelson Willians? Título da coluna: BRASIL TERÁ DE ARCAR COM PEDALADA DOS PRECATÓRIOS… Rindo muito da coincidência…

Ed
Ed
3 anos atrás
Responder para  Ed

Moro e Dória tem mais em comum do que você pensa…

Edson Morivaki
Edson Morivaki
3 anos atrás

Rapidez se escreve com “z”.

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás

Essa obra nem parece que está sendo feita pelo governo, digo isso pela rapidez mas como nem tudo é perfeito, pelo visto vai atrasar, culpa de pessoas mesquinhas que acham que derrubar meia dúzia de árvores seria o fim do mundo (árvores que serão replantadas)

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás

Alguma novidade da expansão ate Dutra? Eu vi que desapropriaram até Tiquatira, já aliviaria um pouco o sistema e criaria mais duas conexões…

Ed
Ed
3 anos atrás

Apenas um debiloide fracassado defende um presidente maluco e aquele ministro Tarcísio, que não passa de um incompetente. 4 anos se passaram e este incompetente não conseguiu sequer encaminhar uma solução para o people mover de Guarulhos. Este governo federal é um fiasco completo, totalmente amoral.