Leilão da Linha 16-Violeta pode ocorrer em novembro, prevê sua maior interessada

Acciona irá entregar estudos sobre ramal de metrô para o governo em maio, que então preparará edital de concessão

Linha 16-Violeta
Linha 16-Violeta

Antecipada após o interesse demonstrado pela construtora espanhola Acciona, a Linha 16-Violeta poderá ser leiloada já em novembro.

A previsão foi feita pelo diretor da empresa, André De Angelo, ao jornal Folha de São Paulo nos últimos dias.

Segundo o executivo, a Acciona deve entregar os estudos preliminares do ramal de metrô em maio e então o governo do estado avaliará as condições para lançar o edital de concessão.

Receba notícias quentes sobre transporte em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Nesses seis meses entre a entrega dos quatro estudos e o leilão será preciso definir a modelagem do projeto, realizar uma consulta pública e também audiências públicas para colher sugestões, além de rodadas de apresentação para potenciais interessados.

O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)
O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)

Se tudo correr como esperado, o contrato de concessão pode ser assinado no primeiro semestre de 2026 e os primeiros passos serem dados ainda durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

São ações como desapropriações e o desenvolvimento do projeto executivo, necessário para que as obras civis possam de fato começar.

Segundo De Angelo, a obra deve levar cerca de sete anos, ou seja, no cenário exposto acima, a Linha 16-Violeta ficaria pronta em torno de 2033.

Traçado proposto precisa ser aprovado

A Linha 16-Violeta surgiu no final da década passada como uma alternativa à extensão leste da Linha 6-Laranja, então nas mãos da concessionária Move SP, que havia suspendido as obras do ramal por falta de dinheiro.

O Metrô propôs um trajeto que começava na estação Oscar Freire, cortava o bairro de Jardim Paulistano, subia até a estação Paraíso, passava pelo bairro da Aclimação e então seguia um caminho similar ao da Linha 6 na Zona Leste.

Mas em vez de terminar em Cidade Líder, a opção foi levar a Linha 16 até Cidade Tiradentes, para dividir a demanda com a Linha 15-Prata.

O projeto diretriz preparado pelo Metrô propunha o uso de um tatuzão de grandes dimensões, capaz de escavar as plataformas de algumas estações, além de uso elevadores de alta capacidade e trens capazes de operar em rampas de até 5%. A ideia era tornar a Linha 16 mais barata de ser implantada.

Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)

A Acciona, no entanto, enviou uma pré-proposta ao governo em que prevê reutilizar seus dois tatuzões e construir o ramal em um trecho mais central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira, com 16 km e 15 estações.

A chegada à Cidade Tiradentes ficaria para uma segunda fase a ser acertada com o governo do estado.

A empresa espanhola também mudou o trajeto na região central, afastando a Linha 16 da Linha 6, do qual é a principal sócia na concessionária Linha 6.

No novo traçado, o ramal segue mais ao sul dos bairros do Ipiranga e Aclimação, chegando à estação Ana Rosa e então voltando ao caminho original próximo ao Parque do Ibirapuera.

Local onde foram avistadas sondagens coincide com trajeto da Linha 16

Sondagens de solo por conta própria

O interesse da Acciona é tão grande que a empresa iniciou sondagens de solo desse trajeto já no ano passado, antes mesmo de receber o aval do governo.

Em janeiro, a Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou o ressarcimento de até R$ 42 milhões à Acciona para aprofundar os estudos do ramal.

A despeito disso, a empresa terá de disputar a concessão com outros participantes, embora leve vantagem por conhecer como nenhuma outra os meandos do projeto.

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
4 meses atrás

Claro que a linha será bem-vinda, mas não está tudo atropelado não?

Joao
Joao
4 meses atrás
Responder para  Lucas Rabelo

Pq atropelado? So pq nao demorou 20 anos pra chegar no estagio em que esta?
Muitissimo mais atropelado foi a construcao da linha 15, cujo projeto nem se quer levava em consideração a existencia de um corrego onde queriam por as pilastras…
Se tiver projeto, audiencias publicas, concorrencia e estes passos forem bem feitos, nao ha atropelo.

Fábio Marcello
Fábio Marcello
4 meses atrás

Torço por duas coisas. Que um braço da estação chegue realmente ao Parque do Ibirapuera, parque mais famoso de São Paulo (o trajeto atual teria que ser revisto). E na outra ponta, que seja iniciado, logo que possível, a partir da Cidade Tiradentes. Com apenas 4 estações, se chega na Linha 14, que fará ligação com as Linhas 3 e 11, no Metrô Itaquera. Fará muita diferença para uma população enorme do extremo da Zona Leste.

Joao
Joao
4 meses atrás
Responder para  Fábio Marcello

Existem muitas coisas incertas sobre o projeto, mas uma coisa que se pode dizer é que se a obra cair nas maos da acciona a construcao NAO se iniciara por cidade tiradentes pelo simples fato de o tatuazao estara na regiao da mooca no momento de inicio das obras. A construcao sera ABANÇANDO em direcao a zona leste, nao partindo da zona leste.

Se cair nas mãos de outra empresa ai sim isso poderia mudar