O Tatuzão Sul, também conhecido como “Maria Leopoldina”, é um equipamento com muitas histórias em seus cerca de 10 anos no Brasil.
Após ficar armazenado em galpões na Marginal Tietê por vários anos, enquanto o governo do estado buscava uma solução para seguir com a construção da Linha 6-Laranja, a tuneladora foi resgatada pela Linha Uni, concesisonária que assumiu o ramal.
Os trabalhos de escavação começaram em dezembro de 2021, mas cerca de três meses depois, um acidente quase transformou o tatuzão em sucata.
Após chegar ao poço SE Aquinos em fevereiro de 2022, o Tatuzão Sul acabou movimentando um interceptor de esgoto da Sabesp, que rompeu e inundou túneis, poços e galerias já escavadas.

Felizmente não houve vítimas, mas a máquina precisou de seis meses para ser recuperada, uma tarefa complexa já que sua fabricante havia deixado de produzir tatuzões tempos atrás.
De volta ao trabalho em agosto de 2022, o Maria Leopoldina tem então trabalhado como nunca. No final do ano passado, diante do impasse com a estação 14 Bis-Saracura, a Linha Uni decidiu fazer uma “maratona” de escavações e montagem de túneis, que só terminou na estação Bela Vista.
Nesse período, ela bateu seu recorde de avanço em 24 horas, com 41 metros de túnel construído.

Escavação a céu aberto
No dia 9 deste mês, a tuneladora chegou à estação São Joaquim, última estação a ser visitada (ao menos nesta fase). Mas não houve descanso já que o objetivo é concluir sua escavação no VSE Felício dos Santos no final de março.
E aí surgiu mais um ineditismo para ela, ‘escavar a céu aberto’. As imagens neste artigo mostram a tuneladora avançando e montando anéis em plena área aberta da estação São Joaquim antes de chegar a um bloco de concreto.
É uma tática possivelmente mais rápida do que rebocar o equipamento até um novo ponto de emboque, que também exige a montagem de um anteparo metálico para proporcionar tração. Escorado nos anéis de concreto, o tatuzão pode avançar com mais facilidde.
Até onde se sabe foi uma forma de seguir sem paradas até o objetivo final, que é liberar estações e túneis para serem concluídos. Neste final de semana, ela deveria ter passado 27 metros abaixo da Linha 1-Azul, um momento crucial que exigiu a paralisação de um trecho do ramal.

Segundo nota enviada pela concessionária ao site, até o final de março, as esteiras de transporte de terra seguirão operando até o VSE Tietê e o abastecimento de aduelas, sendo feito no VSE Pacaembu.
A Linha Uni disse ainda que “após a conclusão da escavação, as TBMs estarão disponíveis para futuras linhas de São Paulo.”
Possivelmente, a tuneladora será preparada para dar sequência à expansão da Linha 6 em direção à Mooca.
A história da máquina chinesa, como se vê, ainda está sendo contada.
então hoje ele passou na estação São Joaquim.desculpe a pergunta , deu certo afinal.
Fico feliz em finalmente aparecer uma empresa tão comprometida para que termine o mais rápido possível como a Acciona, esse modelo de negócios para a Linha 6 Laranja deu muito certo. Enquanto isso a Linha 17 Ouro se arrastando por causa de infinitas licitações para que no final o CMSP dê de graça para a ViaMobilidade operar.
A máquina é fantástica, mas mais fantásticos são os operários que se dedicam a essa construção.