Licitação ‘sumida’ da Linha 16-Violeta ressurge fracassada

Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta
Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta (CMSP)

Uma licitação “esquecida” pelo Metrô de São Paulo voltou a aparecer nesta sexta-feira, 25, quando a companhia divulgou ter ela resultado “fracassada”, quando não há concorrentes aptos a vencê-la.

Trata-se do edital para sondagens e investigações geotécnicas da Linha 16-Violeta, que ligará a região do Jardim Paulistano (Oscar Freire) ao extremo leste (Cidade Tiradentes).

Segundo o Metrô, alguns participantes foram inabilitados e outros desclassificados, o que motivou o encerramento da licitação – ainda cabem recursos administrativos nos próximos dias.

O que chama a atenção nesse projeto é que o Metrô lançou a licitação em 14 de janeiro de 2023, quando marcou a sessão pública de entrega de propostas para 16 de fevereiro do mesmo ano.

As participantes da licitação fracassada
As participantes da licitação fracassada

A entrega das propostas ocorreu na data prevista e a empresa Evolução Engenharia Construção e Administração foi chamada a apresentar documentos, porém, acabou inabilitada posteriormente.

Os detalhes do que ocorreu desde então não foram encontrados. O site de licitações do Metrô não mostra nem mesmo o aviso de licitação enquanto o Diário Oficial traz apenas este fato.

A situação é estranha já que é exigido que a companhia torne público o que está ocorrendo em relação às análises das propostas. Passaram-se 20 meses desde a sessão pública até que a licitação fosse encerrada sem um vencedor.

Mudança de planos em relação à Linha 16-Violeta

O anúncio do fracasso da licitação, que deveria proporcionar ao Metrô informações valiosas sobre o projeto da Linha 16, ocorre semanas após o governo do estado abrir um Procedimento de Manifestação de Interesse para a iniciativa privada estudar o ramal.

Desde agosto sabe-se que a construtora Acciona, que implanta a Linha 6-Laranja por meio da concessionária Linha Uni, está interessada em assumir a Linha Violeta.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

A empresa espanhola, inclusive, sugeriu mudanças no projeto que parece terem sido aceitas pela gestão atual, como o uso dos tatuzões da Linha 6 em vez de um método inovador com uma super tuneladora.

A própria Acciona estaria realizando sondagens no subsolo no trajeto que ela propôs, como mostram flagrantes recentes de equipes que circulam em redes sociais.

Previous Post
Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Transporte de graça: com 2º turno das eleições, trens vão circular no domingo sem pagamento de tarifa

Next Post
Projeção da futura estação USP da Linha 22-Marrom

Veja onde ficará a estação do Metrô dentro do campus da USP

Related Posts