Plataforma da estação Luz e, ao fundo, a estação Júlio Prestes: ligação de 200 metros pode reequilibrar demanda

Plataforma da estação Luz e, ao fundo, a estação Júlio Prestes: ligação de 200 metros pode reequilibrar demanda (Sergio Valle Duarte)

 

O Condephaat, órgão que preserva o patrimônio do Estado de São Paulo, aprovou um pedido da CPTM que envolve a construção de uma ligação interna entre as estações Luz e Júlio Prestes. Com cerca de 200 metros de extensão, a ligação ainda não tem um formato definido – pode ser um túnel ou uma passarela – mas o objetivo é bem claro: reequilibrar as duas históricas estações que hoje têm demanda muito diferente.

Enquanto a Júlio Prestes hoje serve apenas como estação final da Linha 8 – Diamante a Luz sofre para dar conta da demanda das Linhas 7 e 11, que ali se conectam ao Metrô nas Linhas 1 e 4. No esquema atual, o passageiro que vem da região de Osasco é obrigado a fazer uma baldeação na estação Barra Funda para chegar às Linhas 11, 1 e 4 ou tomar o Metrô na Linha 3. Com isso, quase ninguém segue até Júlio Prestes exceto quem tem como destino a região.

Com a ligação, parte desses passageiros poderia seguir até a bela estação e de lá seguir para a Luz – hoje ele é preciso passar pelos bloqueios e pagar passagem novamente. E mais: com plataformas sem uso, Júlio Prestes poderia receber a Linha 7 – Rubi e assim desafogar a estação Luz ou, então, voltar a contar com a Linha 10 – Turquesa, que hoje vai apenas até o Brás.

Tão perto, tão longe: apenas 200 metros a separam, mas é preciso sair de uma para acessar a outra (Montagem sobre imagem do Google Earth)

Tão perto, tão longe: apenas 200 metros a separam, mas é preciso sair de uma para acessar a outra (Montagem sobre imagem do Google Earth)

Sem previsão

A notícia sobre o Condephaat foi publicada pela Folha de São Paulo que preferiu ver um caráter higienista na ideia – segundo o jornal, a ligação serviria como alternativa para que os frequentadores da Sala São Paulo não precisassem usar as ruas degradadas da região. Difícil crer que a passagem tivesse mais utilidade para isso do que ligar duas estações  e seu milhares de passageiros diários.

Apesar da boa notícia (já que o Condepahaat não viu nada que possa prejudicar o patrimônio histórico), a obra em si não tem previsão, segundo disse a CPTM à Folha. Mesmo assim é um projeto mais simples e fácil de ser implementado do que outras ideias que chegaram a ser cogitadas nos últimos anos, entre elas reconstruir a estação Luz ou criar uma nova estação (Bom Retiro) nas proximidades para aliviar o trânsito na centenária Luz.