Linha 11-Coral chegará à estação Palmeiras-Barra Funda no segundo semestre de 2024

Plataforma 7 destino Estudantes (Jean Carlos)
Plataforma 7 destino Estudantes em Barra Funda (Jean Carlos)

Os passageiros que esperam a extensão da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda terão de aguardar um pouco mais de um ano para desfrutar da facilidade. A CPTM confirmou que o ramal só passará a atender o novo local no segundo semestre de 2024.

Embora a infraestrutura de vias, rede aérea e sinalização esteja evoluindo bem, para conseguir operar os trens da Linha 11 no trecho a companhia depende da construção de uma nova subsestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. Como a frequência de composições é grande, será preciso oferecer mais carga na rede do que hoje é possível.

Por essa razão, levar o Expresso Aeroporto até Barra Funda já será viável nos próximos meses. O serviço da Linha 13-Jade tem intervalos altos, de uma hora, o que na prática não sobrecarrega a infraestrutura na região. Como o site mostrou, as plataformas de Barra Funda já estão sendo preparadas para receber as novas linhas, com placas indicativas dos destinos que estão a caminho.

Na semana passada, a CPTM iniciou testes com trens da Série 2500 (exclusivos da Linha 13) entre Luz e Barra Funda, para checar o funcionamento dos sistemas e equipamentos.

Linha 13-Jade está em testes para expansão até Barra Funda (Jean Carlos)
Linha 13-Jade está em testes para expansão até Barra Funda (Jean Carlos)

“Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, disse Pedro Moro, presidente da companhia.

O plano de levar as linhas 11-Coral e 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda foi lançado em agosto de 2021. O contrato de R$ 158 milhões contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A previsão era que ambas passassem a operar em Barra Funda em 2024, mas a CPTM conseguiu antecipar o projeto parcialmente, algo bastante incomum nas obras de expansão e modernização da malha metroferroviária paulista.

Previous Post
Expresso Aeroporto fará paradas na estação Brás (Jean Carlos)

Linha 11 e Expresso Aeroporto irão operar até a estação Brás neste domingo (04)

Next Post

Estação Vila Sônia ganhará galeria de lojas e praça de alimentação

Related Posts