Os passageiros que esperam a extensão da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda terão de aguardar um pouco mais de um ano para desfrutar da facilidade. A CPTM confirmou que o ramal só passará a atender o novo local no segundo semestre de 2024.
Embora a infraestrutura de vias, rede aérea e sinalização esteja evoluindo bem, para conseguir operar os trens da Linha 11 no trecho a companhia depende da construção de uma nova subsestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. Como a frequência de composições é grande, será preciso oferecer mais carga na rede do que hoje é possível.
Por essa razão, levar o Expresso Aeroporto até Barra Funda já será viável nos próximos meses. O serviço da Linha 13-Jade tem intervalos altos, de uma hora, o que na prática não sobrecarrega a infraestrutura na região. Como o site mostrou, as plataformas de Barra Funda já estão sendo preparadas para receber as novas linhas, com placas indicativas dos destinos que estão a caminho.
Na semana passada, a CPTM iniciou testes com trens da Série 2500 (exclusivos da Linha 13) entre Luz e Barra Funda, para checar o funcionamento dos sistemas e equipamentos.

“Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, disse Pedro Moro, presidente da companhia.
O plano de levar as linhas 11-Coral e 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda foi lançado em agosto de 2021. O contrato de R$ 158 milhões contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.
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A previsão era que ambas passassem a operar em Barra Funda em 2024, mas a CPTM conseguiu antecipar o projeto parcialmente, algo bastante incomum nas obras de expansão e modernização da malha metroferroviária paulista.