Após um imprevisto causado por um problema com uma subestação de energia, a CPTM anunciou que voltará a operar com dois loopings na Linha 11-Coral durante o horário de pico a partir de segunda-feira, 3 de junho.
A volta ao esquema antigo, com trens indo de Luz a Guaianases e Luz a Estudantes, deveria ter ocorrido em 10 de abril, mas reparos na subestação Braz Cubas postergaram o plano. Com isso os trens estavam operando no looping entre Luz-Suzano e viagens em menor quantidade até Estudantes.
Até então, a CPTM argumentava que a viagem entre Luz e Suzano poderia ser mais veloz e dar conta da grande demanda no trecho. Já a região de Mogi das Cruzes, em virtude da existência de seis passagens de nível, teria intervalos mais altos e necessidade de troca de trens em Suzano.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O esquema, no entanto, gerou protestos de usuáris, imprensa e políticos da região e a companhia do estado acabou anunciando o retorno à estratégia antiga.
Com isso, a Linha 11 irá operar com intervalos médios de 3,5 minutos entre Luz e Guaianases e com viagens a cada 7 minutos entre Luz e Estudantes no horário de pico.

Ou seja, entre segunda e sexta-feira, das 5h30 às 9h e das 16h às 20h, os trens farão o chamado loop interno (Guaianases) e externo (Estudantes).
Para checar a segurança da operação, a CPTM já operaou na sexta-feira (31/05), nesse esquema.
“A CPTM continuará atenta aos resultados operacionais na Linha 11-Coral e poderá adotar novas estratégias sempre visando melhorar a fluidez na circulação”, disse a empresa em nota.