Linha 11-Coral da CPTM retoma operação com dois loopings na segunda, 3

Trens irão circular entre Luz e Guaianases com intervalo médio de 3,5 minutos e de Luz a Estudantes a cada 7 minutos no horário de pico
Estação Guaianases
Estação Guaianases (Jean Carlos)

Após um imprevisto causado por um problema com uma subestação de energia, a CPTM anunciou que voltará a operar com dois loopings na Linha 11-Coral durante o horário de pico a partir de segunda-feira, 3 de junho.

A volta ao esquema antigo, com trens indo de Luz a Guaianases e Luz a Estudantes, deveria ter ocorrido em 10 de abril, mas reparos na subestação Braz Cubas postergaram o plano. Com isso os trens estavam operando no looping entre Luz-Suzano e viagens em menor quantidade até Estudantes.

Até então, a CPTM argumentava que a viagem entre Luz e Suzano poderia ser mais veloz e dar conta da grande demanda no trecho. Já a região de Mogi das Cruzes, em virtude da existência de seis passagens de nível, teria intervalos mais altos e necessidade de troca de trens em Suzano.

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O esquema, no entanto, gerou protestos de usuáris, imprensa e políticos da região e a companhia do estado acabou anunciando o retorno à estratégia antiga.

Com isso, a Linha 11 irá operar com intervalos médios de 3,5 minutos entre Luz e Guaianases e com viagens a cada 7 minutos entre Luz e Estudantes no horário de pico.

Estação Estudantes da Linha 11
Estação Estudantes da Linha 11 (Tetizeraz/CC)

Ou seja, entre segunda e sexta-feira, das 5h30 às 9h e das 16h às 20h, os trens farão o chamado loop interno (Guaianases) e externo (Estudantes).

Para checar a segurança da operação,  a CPTM já operaou na sexta-feira (31/05), nesse esquema.

“A CPTM continuará atenta aos resultados operacionais na Linha 11-Coral e poderá adotar novas estratégias sempre visando melhorar a fluidez na circulação”, disse a empresa em nota.

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7 comments
  1. Mogi das Cruzes faz um lobby muito forte quando se trata de defender os interesses dos mogianos com relação à CPTM, mas sempre com essas medidas paliativas, acabar com as passagens de nível ninguém quer e isso muito atrapalha os trens na região, ainda falam na Estação César de Souza sem resolver essa parte! Alguma providência nesse sentido tem que ser tomada, não dá mais pra ter um tráfego de trens de forma primitiva como nas épocas da Central do Brasil e RFFSA!

  2. Concordo com você Celso!
    Sou morador de Mogi das Cruzes, e na minha rua tem uma passagem de nível, o trânsito fica uma bagunça com a passagem dos trens da CPTM e da MRS.

    Há a anos a prefeitura de Mogi das Cruzes fala em fazer viadutos ou passagens subterrânea, mas fazer que é bom, NADA!

  3. Há anos já, desde o fim da baldeação obrigatória em Guaianases, os trens que não são do loop interno seguem até Estudantes.

    Pelo projeto original, o loop de Suzano só ocorreria em substituição ao de Guaianases (e não concomitantemente), ou seja, seriam 3,5 min de intervalo entre Suzano e Luz neste caso.

    Sendo assim, não entendo sinceramente o porquê de muitos serem contra circular trens no pico com 7 min de intervalo até (ou a partir de) Estudantes.
    Isto não altera em nada a oferta de trens entre Suzano e Luz.
    O problema é que o suzanense quer um trem totalmente vazio em Suzano (algo que nunca teve até então)… Até entendo (quem não quer?!), mas aí já é outra história.

    Quem se cansa mais numa viagem em pé: quem viaja entre Suzano e Luz? Ou quem viaja entre Mogi das Cruzes ou Estudantes e Luz? A resposta é óbvia!

    Além do mais, quem está em Mogi já leva mais tempo para chegar em São Paulo; então, ter que esperar mais tempo ainda só esperando chegar um trem realmente era mais desanimador ainda!

    Se esse loop a mais de Suzano já era discutível no pico da manhã, no pico da tarde/noite é que não fazia nenhum sentido mesmo!

    Por fim, independente disso, a Linha 11 como um todo precisa de mais oferta de trens. É preciso eliminar essas passagens em nível e investir para se chegar a um intervalo de MENOS de 3 min entre trens (pelo menos entre Guaianases e Barra Funda).

  4. “Curioso” também que tem gente que é contra fornecer mais oferta de trens para Mogi, alegando que vai “prejudicar” a maioria dos passageiros da Linha 11 (ou seja, quem usa entre Suzano e Luz)…

    Mas este mesmo tipo de pessoa que diz isto defende, incondicionalmente, a expansão da Linha 2–Verde entre Penha e Guarulhos, só que neste caso não fala nada sobre prejudicar a maioria que usa ou vai usar entre Penha e Vila Madalena.

    Enfim… 2 pesos e 2 medidas…
    O pau que bate em Chico nem sempre bate também no Francisco.

  5. Só que a Linha 02 em algum momento vai dividir a demanda com a Linha 19 a partir de Dutra, é o que deveria ocorrer entre as linhas 11 e 12 em Suzano, é preciso ter muito mais integrações de divisão de demanda!

    1. Errado!

      A Linha 2 até Guarulhos PRECISA da Linha 19 para não explodir de vez a demanda na Linha 2, tanto que NENHUMA projeção de demanda colocou Linha 2 em Dutra sem Linha 19.

      Mas a demanda e o carregamento de pico da Linha só AUMENTA com a expansão após Penha (sentido Guarulhos) mesmo com a Linha 19. Ou seja, esta nova linha não será capaz de “salvar” a Linha 2 da saturação.

      A L19 talvez só ajudaria mais a L2 se, na primeira fase, chegasse pelo menos até a Estação Brigadeiro (e não somente até o centro).
      Além do mais, sem a expansão da L5 no sentido das estações Ipiranga e Orfanato, fica difícil reequilibrar toda essa demanda futura concentrada toda na L2 somente.

      E quanto à L12 em Suzano, ela provavelmente não teria tanto potencial de dividir demanda pelo fato de a viagem pela L11 entre Suzano e o Brás ser mais rápida (sobretudo por conta do trecho expresso entre Itaquera e Tatuapé).
      Além disso, a L11 vai direto para Luz (a L12 sempre terminou no Brás) e, em breve, irá direto para Barra Funda também. Por isso tudo, a L11 sempre vai atrair mais pessoas.

  6. eu não aguento mais ficar na plataforma esperando até 8 minutos um trem sentido estudantes, é cruel,a plataforma fica lotada,as pessoas te machuca pra poder sentar já cai duas vezes dentro do trem, acredito que se os trens fosse todos direito não haveria tantas pessoas , aguardando trem vazios,seria menos sofrimento,quem mora em Guaianazes desce o restante daria continuidade,Agora vem um Guaianazes vazio e um estudante lotado.Ta fogo .sabe porque e assim ? porque que invento essas mudanças certeza anda de carro no conforto.porque se não andasse estudaria melhor,como ter uma viagem tipo eu de Poá a luz todos os dias com mais segurança ,comodidade,e não chegar em casa toda quebrada por apanhar,pra poder ao menos entrar dentro do trem, indignação 🤬😡🤬😡

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