Linha 11-Coral da CPTM retoma operação com dois loopings na segunda, 3

Trens irão circular entre Luz e Guaianases com intervalo médio de 3,5 minutos e de Luz a Estudantes a cada 7 minutos no horário de pico

Estação Guaianases
Estação Guaianases (Jean Carlos)

Após um imprevisto causado por um problema com uma subestação de energia, a CPTM anunciou que voltará a operar com dois loopings na Linha 11-Coral durante o horário de pico a partir de segunda-feira, 3 de junho.

A volta ao esquema antigo, com trens indo de Luz a Guaianases e Luz a Estudantes, deveria ter ocorrido em 10 de abril, mas reparos na subestação Braz Cubas postergaram o plano. Com isso os trens estavam operando no looping entre Luz-Suzano e viagens em menor quantidade até Estudantes.

Até então, a CPTM argumentava que a viagem entre Luz e Suzano poderia ser mais veloz e dar conta da grande demanda no trecho. Já a região de Mogi das Cruzes, em virtude da existência de seis passagens de nível, teria intervalos mais altos e necessidade de troca de trens em Suzano.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O esquema, no entanto, gerou protestos de usuáris, imprensa e políticos da região e a companhia do estado acabou anunciando o retorno à estratégia antiga.

Com isso, a Linha 11 irá operar com intervalos médios de 3,5 minutos entre Luz e Guaianases e com viagens a cada 7 minutos entre Luz e Estudantes no horário de pico.

Estação Estudantes da Linha 11
Estação Estudantes da Linha 11 (Tetizeraz/CC)

Ou seja, entre segunda e sexta-feira, das 5h30 às 9h e das 16h às 20h, os trens farão o chamado loop interno (Guaianases) e externo (Estudantes).

Para checar a segurança da operação,  a CPTM já operaou na sexta-feira (31/05), nesse esquema.

“A CPTM continuará atenta aos resultados operacionais na Linha 11-Coral e poderá adotar novas estratégias sempre visando melhorar a fluidez na circulação”, disse a empresa em nota.

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Celso Jorge
Celso Jorge
1 ano atrás

Mogi das Cruzes faz um lobby muito forte quando se trata de defender os interesses dos mogianos com relação à CPTM, mas sempre com essas medidas paliativas, acabar com as passagens de nível ninguém quer e isso muito atrapalha os trens na região, ainda falam na Estação César de Souza sem resolver essa parte! Alguma providência nesse sentido tem que ser tomada, não dá mais pra ter um tráfego de trens de forma primitiva como nas épocas da Central do Brasil e RFFSA!

Diego
Diego
1 ano atrás

Concordo com você Celso!
Sou morador de Mogi das Cruzes, e na minha rua tem uma passagem de nível, o trânsito fica uma bagunça com a passagem dos trens da CPTM e da MRS.

Há a anos a prefeitura de Mogi das Cruzes fala em fazer viadutos ou passagens subterrânea, mas fazer que é bom, NADA!

Celso Jorge
Celso Jorge
1 ano atrás

Só que a Linha 02 em algum momento vai dividir a demanda com a Linha 19 a partir de Dutra, é o que deveria ocorrer entre as linhas 11 e 12 em Suzano, é preciso ter muito mais integrações de divisão de demanda!

MONICA DOS SANTOS PINTO BRAGA SOUZA
MONICA DOS SANTOS PINTO BRAGA SOUZA
1 ano atrás

eu não aguento mais ficar na plataforma esperando até 8 minutos um trem sentido estudantes, é cruel,a plataforma fica lotada,as pessoas te machuca pra poder sentar já cai duas vezes dentro do trem, acredito que se os trens fosse todos direito não haveria tantas pessoas , aguardando trem vazios,seria menos sofrimento,quem mora em Guaianazes desce o restante daria continuidade,Agora vem um Guaianazes vazio e um estudante lotado.Ta fogo .sabe porque e assim ? porque que invento essas mudanças certeza anda de carro no conforto.porque se não andasse estudaria melhor,como ter uma viagem tipo eu de Poá a luz todos os dias com mais segurança ,comodidade,e não chegar em casa toda quebrada por apanhar,pra poder ao menos entrar dentro do trem, indignação 🤬😡🤬😡