ViaMobilidade prepara devolução de mais dois trens para a CPTM

Concessionária já ultrapassou totalmente o cronograma previsto em contrato para a devolução dos trens da CPTM e prevê concluir o repasse das composições somente em 2025
Mais trens da Série 8500 deverão ser devolvidos (Nicolas Gordiano)
Mais trens da Série 8500 deverão ser devolvidos (Nicolas Gordiano)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está se preparando para realizar a devolução de mais dois trens da Série 8500 para a CPTM.

A concessionária atualmente opera com boa parte dos trens cedidos pela CPTM. Ela reebeu 18 trens da Série 7000, oito trens da Série 7500 e oito trens da Série 8500.

De todas as composições, a concessionária efetuou a devolução de apenas quatro trens da Série 8500. Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade deveria ter efetuado a devolução de todos os trens até o final de abril.

A empresa está preparando mais dois trens para serem devolvidos. Tratam-se das composições H532 e H564. Os trens foram registrados pelo canal Nícolas Gordiano nesta sexta-feira, 31, caracterizada com os logotipos da CPTM no pátio Presidente Altino.

Composição H532 na via de testes de Presidente Altino (Nicolas Gordiano)
Composição H532 na via de testes de Presidente Altino (Nicolas Gordiano)

Novos trens

A ViaMobilidade tem recebido novas composições da Série 8900, produzidas pela francesa Alstom. Até então 25 novos trens já chegaram para compor a frota das linhas 8 e 9. Deste total, 17 trens estão em operação exclusivamente na Linha 9-Esmeralda.

Atrasos na devolução

Apesar dos problemas relacionados à fabricação dos trens da Série 8900, a concessionária está em claro descompasso com o cronograma estabelecido em contrato, de forma que é difícil crer que apenas o cronograma de entrega de trens novos tenha sido responsável pelo atraso na devolução.

Novos trens em operação apenas na Lina 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Novos trens em operação apenas na Lina 9-Esmeralda (Jean Carlos)

O contrato de concessão estabelece que a ViaMobilidade tenha que realizar a Revisão de nível F em todos os trens da Série 7000 e 7500. Apesar de 17 trens estarem em operação, não há panorama previsível para a devolução dos trens da CPTM.

Segundo nota enviada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos ao portal Diário dos Trilhos, o cronograma de devolução dos trens foi revisto, de forma que todos os trens sejam efetivamente devolvidos para a CPTM até fevereiro de 2025, com quase 1 ano de atraso.

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A informação corrobora com dados divulgados pelo presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, durante do CCR Day 2024 onde um acordo está em curso junto ao estado quanto a devolução dos trens.

Os dados também estão alinhados com a apresentação do CCR Day 2022 onde o cronograma para manutenção dos trens da CPTM é previsto para março de 2025

Apresentação no CCR Day 2022 (CCR)
Apresentação no CCR Day 2022 (CCR)

Não se sabe exatamente que está sendo pleiteado, mas o valor das multas e os prazos certamente serão pontos de apreciação de ambas as partes.

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3 comments
  1. Se existe um contrato, não importa se é novo ou velho, tem que ser cumprido. Sinceramente, nesse seu comentário parece que só o estado precisa cumprir alguma coisa.

  2. nao sei se percebem, mas esta empresa nao cumpriu nada do contrato, nem devolveu os trens e nem presta um serviço de qualidade, cheias de falhas e esta pior de quando era cptm, piorou em todos os quesitos as linhas 8 e 9, assim so os passageiros de se ferraram como sempre.

    1. Sou usuário da linha 8 e com certeza o serviço tem melhorado dia a dia, hoje temos um intervalo máximo de oito minutos, as obras de melhoria estão sendo feitas. A CPTM, quando entregou a linha, tirou todos os carros mais novos, é só colocou sucata. O verdadeiro usuário, sabe o que realmente está ocorrendo.

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