Linha 12-Safira recebe novo reforço no sistema de energia na região da estação Itaquaquecetuba

Nova cabine seccionadora no modelo de eletrocentro foi entregue para a operação. Estrutura garante maior segurança e confiabilidade para o sistema de alta tensão
Novo eletrocentro de Itaquaquecetuba (Jean Carlos)
Novo eletrocentro de Itaquaquecetuba (Jean Carlos)

A CPTM inaugura nesta sexta-feira (28) a cabine seccionadora de Itaquaquecetuba na Linha 12-Safira. A estrutura, que compõe o sistema de energia, irá auxiliar na segurança e na distribuição de cargas ao longo da linha.

A renovação do sistema de energia na Linha 12-Safira é fundamental para que a CPTM possa ampliar no futuro próximo a oferta de trens para a população. Quanto mais trens operam no trecho, mais energia será necessária para tracioná-los.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A solução é a implantação de novas estruturas. O eletrocentro de Itaquaquecetuba é uma dessas estruturas que trás segurança e confiabilidade no sistema de alta tensão.

Basicamente, a função da cabine seccionadora é realizar a segregação dos circuitos elétricos de alta tensão para que, em caso de falhas, o impacto na operação seja menor.

Ao mesmo tempo a cabine seccionadora equaliza as cargas ao longo do trecho, de forma que não haja pontos onde a corrente ou tensão estejam em níveis abaixo do desejado.

Eletrocentro conectado ao sistema de alta tensão (Jean Carlos)
Eletrocentro conectado ao sistema de alta tensão (Jean Carlos)

O formato da cabine seccionadora é o de “eletrocentro”. Com estrutura compacta e simplificada, o novo ambiente pode ser comandado remotamente, permitindo intervenções mais seguras por parte das equipes de manutenção.

Além disso, o espaço destinado para os diversos componentes é menor. O eletrocentro é pensado de forma que seja rapidamente implantado, reduzindo custos de fabricação e comissionamento.

Total
0
Shares
Previous Post
Empresa privada desiste de operar no RJ (Supervia/Leandro Santos)

Supervia desiste da operação de trens urbanos no Rio de Janeiro

Next Post
A Linha 16 deve utilizar um megatatuzão capaz de abrir túneis que abrigarão as estações do ramal

Na sequência da Linha 22, Metrô lança nova licitação para a Linha 16-Violeta

Related Posts