Na sequência da Linha 22, Metrô lança nova licitação para a Linha 16-Violeta
Certame também envolve o acompanhamento técnico das sondagens geológicas para ajudar o anteprojeto de engenharia do ramal que irá ligar a região do Jardim Paulistano a Cidade Tiradentes

No dia seguinte à publicação de uma nova licitação da Linha 22-Marrom (Cotia-Sumaré), o Metrô de São Paulo lançou outra concorrência semelhante, mas para a futura Linha 16-Violeta, que ligará a região do Jardim Paulistano a Cidade Tiradentes, na Zona Leste.
O escopo é o mesmo, inclusive, o acompanhamento técnico das sondagens geológicas que irão subsidiar o anteprojeto de engenharia do ramal. A abertura das propostas está marcada para 24 de maio nas dependências da companhia no centro de São Paulo.
Apesar da semelhança, o projeto da Linha 16 está num estágio mais avançado. Nesse caso, já se sabe que o ramal será subterrâneo e com trens convencionais. A grande novidade aqui é o uso de um tatuzão gigante, capaz de abrir túneis com cerca de 14 metros de diâmetro, chamado de TBM4.

Com essa dimensão, ele poderá criar o espaço necessário para que as plataformas sejam construídas no próprio túnel, em pisos diferentes. O exemplo usado pelo Metrô em seus estudos é a Linha 9 de Barcelona, na Espanha.
Além disso, o Metrô imagina utilizar elevadores de grande capacidade em certas estações, para reduzir o volume construído, além de abrir vias com inclinação de até 5% contra 4% atualmente. Apenas essa pequena mudança já seria capaz de reduzir a profundidade da linha, impactando positiviamente nos custos.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Tanto a Linha 16-Violeta quanto a Linha 22-Marrom, no entanto, não são prioridade na atual gestão de governo. Elas estão atrás das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que também se encontram num estágio mais avançado de projeto.
Acho essa ideia dos elevadores um pouco bizarra. Não consigo ver isso ser funcional na prática.
A estação Cidade Tiradentes vai ter estrutura semelhante a da Vila Prudente? Ja q vai ter conexão com a L-15?
Por ora, foi cancelada a chegada da L15 em Cidade Tiradentes. a última parada será Jacu Pêssego.
Eu sim disso, só vai chegar junto com a L-16
A estação Cidade Tiradentes deve ter estrutura semelhante a da Vila Prudente? Ja q vai fazer conexão com a L-15
Não é bem menos expressivo, este site ja havia feito uma materia onde dizia q teria em media 71 mil pessoas por dia, bem próximo da Vila Prudente, além de q a L-16 vai desafogar não só a L-15 mas também a L-2, ja q o pessoal q pega a L-15 pode fazer baldeação na Cidade Tiradentes e seguir rumo ao Paraíso, sem precisar ir pra V. Prudente, ja q o trem vai vir lotado da Penha, e futuramente Guarulhos, é até uma alternativa mais viável ja q vão pegar o trem mais vazio, pois CT vai ser estação terminal da L-16
Nas gestões técnicas financeiras de quaisquer empresas ou empreendimentos, é importante e imprescindível que se faça a retomada seletiva pelos que possuem chances consistentes e reais de retorno do investimento, principalmente no atual cenário econômico, e não se ficar anunciando de forma simultânea e aleatória múltiplas linhas coloridas como já acontece frequentemente novas linhas e estações sem concluir as que se iniciaram.
Quaisquer inhas de Metrô levam no mínimo 15 anos para serem concluídas e entrar em operação “parcial”, e mais ágil e econômico estender e modernizar as operantes, lembrando que o mandato é para 4 anos!
Prezados, acho que os moradores deveram ter paciência para esperar acontecer muitos carnavais até que esta Linha 16-Violeta chegue até a Estação Colonial ou Vila Carmosina entre outras!
O lançamento desta linha é a admissão de forma velada que os planejadores não confiam na capacidade da Linha 15-Prata!
Este episódio de um lançamento de um projeto futurístico de Linha 16-Violeta nova em paralelo a Linha 15-Prata, após os gestores e planejadores do Metrô chegaram à conclusão lacônica de que a Linha 15-Prata de característica pendular não poderá se expandir além de Jacu Pêssego rumo a Leste sem que aja uma linha para dividir o fluxo, um exemplo típico de quando o barato sai caro, ou seja por conta de um planejamento pífio por conta da alegação de aumento de uma demanda “imprevista” com o risco de colapsar o sistema, apesar das inumeráveis advertências na época da implantação de vários calculistas e sites especializados de sua limitação em relação a densidade populacional da região, em mais uma omissão dos arquitetos planejadores do Metrô de SP (que são os mesmos do governo anterior), demonstrando que estão pressionados politicamente ou completamente desfocados da realidade presente e despreparados para calcular a demanda e o bem estar dos passageiros reduzindo os transbordos e redução do tempo de viagem, além do dimensionamento das obras Metrô ferroviárias, principalmente quando se trata de integração de Linhas.
Não é algo impossível, a L2 opera com CBTC, e o metro vai encomendar 44 novos trens, a L3 carregou 4 milhões de pessoas por dia durante décadas com sistema ATO, L2 pode aguentar a demanda
O Victor não quer a ampliação da Linha 2 por motivos mesquinhos. Depois chama os outros de “mal intencionados”.
Linha 2 continua sendo a melhor opção que as outras… vai ter que aceitar.
Sabem quando essas linhas todas estarão prontas? Talvez lá por volta do ano 2080, sendo bem otimista.
Guarulhos é a 11° mais populosa cidade do Brasil , com quase 1 milhão e meio de habitantes , e precisa urgentemente da estação Dutra, pois o acesso ao metrô fica muito distante, onde a maioria da população gasta em média 1 hora para acessar a linha vermelha ou azul , muito mais do que qualquer outra cidade da Grande SP, que tem estações de trem a disposição , e depois os usuários migram para o metro de forma rápida!
Não considerei a linha 13 jade, em função dos altos intervalos superiores a 15 minutos e distante do centro de Guarulhos, onde o Colosso Guarulhos , 2° maior do estado de SP, continua órfão de um sistema metrô ferroviário!
Gostaria de entender como uma cidade da importância de Guarulhos, foi esquecida por décadas !
As portas de plataforma tem condições para ajudar a reduzir os intervalos médios e interferências nas vias , além de ajudar proteger a vida dos usuários, acredito que em breve será lançado a licitação das portas de plataforma da Linha 3 , e a implantação nas linhas 1 e 2 vai melhorar o ritmo de implantação, afim de reduzir também os intervalos das linhas 1 e 2 , aumentar a segurança para deficientes , animais , crianças, etc… , reduzir a possibilidade de atirarem objetos nas vias, e também de acessos não autorizados as vias, e também reduzir significante as chances de alguém bloquear o fechamento das portas e atrasar o carrossel !
gostaria de saber COMO funcionaria as desaoropriacoes dos imóveis.