Destaques Linha 13

Linha 13-Jade passará a funcionar também em dias úteis

CPTM anuncia início da operação assistida a partir da segunda-feira, 30 de abril
Trem da Linha 13

Um mês após ser inaugurada, a Linha 13-Jade, da CPTM, passará a funcionar em todos os dias da semana a partir de 30 de abril, próxima segunda-feira. Até então, a nova linha só abria aos sábados e domingos.

O esquema de funcionamento continuará sendo de operação assistida, ou seja, em horário reduzido das 10 horas às 15 horas e sem cobrança de tarifa no trecho. A ideia da CPTM é que durante maio os últimos testes e serviços complementares sejam finalizados para dar início à operação comercial em junho, das 4h40 à meia-noite e com pagamento de passagem. O blog passou pela linha nesta semana e notou diversos funcionários trabalhando em quase toda a extensão.

Em quatro fins de semana de operação, a Linha 13 transportou 120 mil passageiros, quase metade no sábado e domingo de estreia. Agora, com o funcionamento durante a semana, o ramal deve receber um público bem mais amplo, além de curiosos e alguns passageiros do aeroporto. A CPTM não detalhou como será essa nova fase, mas é provável que continue a utilizar um trem em cada via e com intervalos altos no início para, quem sabe, no final de maio testar uma configuração de carrossel, quando as composições alternam as vias.

Com 12,2 km de extensão, a Linha 13-Jade foi inaugurada no dia 31 de março é a primeira construída e operada pela CPTM desde sua fundação há 25 anos. Até então, a companhia de trens metropolitanos tinha assumido linhas de outras empresas além de ter construído parte da Linha 5-Lilás, que foi repassada ao Metrô mais tarde.

Veja também: Baldeações da Linha 13 são problema maior do que distância do aeroporto

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

4 Comentários

Click here to post a comment
  • Olá Ricardo, parece que depois da inauguração as coisas estão em ritmo acelerado na linha 13 Jade, e isso é muito bom para a população! Vamos torcer para que o cronograma seja mantido e que essa linha comece logo a operar plenamente das 04:40 até as 0:00.
    Aproveitando a oportunidade, notei que o Metrô retirou das composições em que eu estive hoje da Linha 5 Lilás aqueles pequenos “tapumes” que cobriam os mapas internos perto das portas dos vagões com as estações da linha que ainda faltam ser inauguradas. Alguns dias atrás só apareciam as informações das estações até aqui inauguradas, mas agora os mapas mostram o trajeto completo do Capão Redondo até a Chácara Klabin! Se isso não for uma simples coincidência pode ser uma pequena falha operacional (De quem cuida destas placas), mas acredito que talvez possa ser um indicativo de que esteja próximo o dia destas inaugurações. Digo inaugurações, pois estou achando mesmo que todas essas estações serão inauguradas agora de uma só vez.
    Gostaria de comentar também que estou gostando muito da maior participação do Fernando Galfo não só nas fotos, mas também nos textos, pois isso enriquece ainda mais o conteúdo aqui apresentado!
    Desejo que o Blog continue crescendo cada vez mais! Parabéns aos dois!
    Abraços

  • Ótima notícia! No fim de Maio irei a São Paulo e precisarei desta linha. Se ela estiver em operação assistida, terei sorte porque chegarei dentro do período em que ela funciona. Parece que a linha 13 é a única que está dentro do cronograma de todas as entregas feitas até o começo de abril.

  • Ricardo, já possui alguma data prevista para que a linha 13 seja ampliada em horário normal, neste mês?

Posts mais compartilhados

AUTOO