Linha 13-Jade transporta 55 mil pessoas em seu primeiro fim de semana

Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13

O alvoroço visto no sábado horas antes da abertura para o público já fazia pressentir que o interesse pela nova linha da CPTM, a 13-Jade, seria enorme. E o resultado foi impressionante: nada menos que 55 mil pessoas utilizaram o novo ramal durante o primeiro fim de semana de operação assistida.

O número espanta por várias razões, entre elas o tempo de funcionamento, mais curto devido à cerimônia de inauguração – foram três horas no sábado e cinco no domingo -, mas também porque apenas um trem fez o percurso, segundo relatos obtidos pelo blog. A razão, segundo apuramos, é que a Linha 13 ainda não está recebendo energia da subestação própria, localizada na rodovia Hélio Smidt e em fins de instalação. Em vez disso, “puxou” energia da Linha 12-Safira apenas o suficiente para movimentar uma das duas composições.

Se foi isso mesmo que ocorreu fica mais fácil entender porque o trem circulou sempre cheio de curiosos, mas também de passageiros, novamente, graças a relatos de pessoas ouvidas pelo site. Sim, havia gente que já aproveitou a facilidade de chegar às demais linhas da CPTM e do Metrô.

Previsão modesta?

Mesmo que se desconte o fato de ter sido uma novidade na região e atraído um público que talvez não a utilize quando estiver operacional, movimentar 55 mil pessoas é algo muito grande pelas características do serviço oferecido no último fim de semana. Com a viagem mais lenta e apenas um trem, chegou-se a perto da metade da expectativa de demanda diária da linha, de 120 mil passageiros.

Ou seja, com operação plena, oito trens disponíveis e uma viagem mais veloz, a Linha 13-Jade pode superar essa previsão facilmente. Até lá, no entanto, haverá tempo para compreender o impacto da nova linha na região. Teremos quatro fins de semana de operação assistida em abril e, caso não haja atrasos, 31 dias de maio para testar a linha em dias úteis também. Só então veremos o horário de funcionamento ser expandido e a cobrança de passagem começar. Se o fim de semana foi um sinal do que vem por aí é bom a CPTM se preparar.

Veja também: Em semana atípica, Metrô abrirá seis novas estações

A CPTM abre a visitação da Linha 13 para a população: 55 mil pessoas no fim de semana
Previous Post

Em semana atípica, Metrô abrirá seis novas estações

Next Post

Conheça Oscar Freire, a nova estação da Linha 4-Amarela

Related Posts