Destaques Linha 15

Linha 15-Prata passa a funcionar no mesmo horário de outras linhas do Metrô

Anúncio na linha confirma início da operação entre 4h40 da madrugada e meia-noite a partir desta quarta-feira (26)
Operação plena a partir do dia 26 de outubro
Operação plena a partir do dia 26 de outubro
Operação plena a partir do dia 26 de outubro

Após pouco mais de dois anos desde sua abertura, a Linha 15-Prata, enfim, funcionará no mesmo horário do restante das linhas do Metrô, conforme cartaz informa nas estações. Construído como um monotrilho, o ramal passará a operar entre 4h40 da madrugada e 0h00 a partir desta quarta-feira (26). Com isso, boa parte dos potenciais usuários da região poderá usufruir do curto trecho de 2,9 km entre a estação Vila Prudente e Oratório.

Até então, a linha operava entre 6 horas e 20 horas desde 21 de dezembro do ano passado. Antes chegou a funcionar como visita monitorada apenas fora do horário de pico. A novidade surge semanas depois que um incidente com uma das composições colocou os passageiros em risco quando o trem partiu com as portas abertas. A Linha 15 tem passado por frequentes testes aos domingos para validar o sistema CBTC, de controle de trens.

O fato de entrar em operação plena demonstra que o Metrô já considera o sistema maduro. Os próximos meses servirão para que a linha se prepare para uma grande expansão em 2018, quando outras oito estações devem ser abertas, ampliando o ramal em cerca de 10 km (até São Mateus).

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway