Linha 17 eleva movimento de Campo Belo em 29% e estação bate recorde
Estação da Linha 5-Lilás recebeu 20.081 passageiros no primeiro dia de operação ampliada do monotrilho, 4,5 mil acima da média de agosto
A ampliação do horário de funcionamento da Linha 17-Ouro já teve impacto significativo sobre a demanda da Estação Campo Belo, conexão do monotrilho com a Linha 5-Lilás. Nesta quarta-feira (30), primeiro dia de operação das 6h às 22h, 20.081 passageiros utilizaram a estação administrada pela ViaMobilidade, o maior movimento diário já registrado no local.
O volume ficou 29% acima da média de entradas em dias úteis registrada em agosto, quando Campo Belo recebeu 15.570 passageiros por dia. A diferença é de 4.511 usuários.
Sozinho, esse acréscimo corresponde a quase três quartos de todo o movimento diário de Alto da Boa Vista, estação menos movimentada da Linha 5. Em agosto, ela registrou média de 6.110 entradas por dia útil.
Embora a Linha 17 esteja aberta aos passageiros desde março, até esta semana a operação assistida ocorria em uma janela restrita, das 9h às 16h. A partir de quarta-feira, os trens passaram a circular das 6h às 22h, fazendo com que a conexão com a Linha 5 recebesse pela primeira vez passageiros do monotrilho também durante os horários de pico.
Imagem da estação Campo Belo da Linha 17-Ouro
Integração provisória exige passagem pelos bloqueios
O aumento do fluxo também tornou mais evidente uma limitação da integração entre as duas linhas durante a operação assistida. Como as viagens na Linha 17 são gratuitas, os passageiros procedentes do monotrilho precisam passar pelos bloqueios da Linha 5 antes de continuar a viagem.
Em vez de seguir diretamente para o nível das plataformas, portanto, o usuário precisa subir até a área dos bloqueios, validar o bilhete e então descer para embarcar nos trens da Linha 5. A configuração é provisória e decorre da ausência de cobrança na Linha 17.
Houve relatos de filas e concentração de passageiros em Campo Belo durante o primeiro dia do novo horário. Em entrevista recente ao MetrôCPTM, no entanto, o gerente de Operações do Metrô, Milton Junior, lembrou que a estação já havia recebido um fluxo elevado de visitantes durante a inauguração da Linha 17, em março, sem que fossem registrados problemas relevantes na integração.
Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
A operação ampliada também registrou uma ocorrência no início da noite. Segundo o Metrô, um trem apresentou uma falha de tração na Estação Chucri Zaidan às 18h43. Alguns vagões começaram a ser esvaziados, mas a composição foi restabelecida seis minutos depois e conseguiu prosseguir viagem.
Campo Belo tende a assumir um papel mais importante na Linha 5 com a consolidação da operação do monotrilho. Além de atender diretamente bairros da região, a Linha 17 cria uma ligação sobre trilhos entre a Linha 5 e o Aeroporto de Congonhas, além das estações intermediárias ao longo do eixo da Avenida Jornalista Roberto Marinho.
