A Linha 19-Celeste, que se encontra no estágio mais avançado de projetos, será construída pelo próprio Metrô de São Paulo, anunciou o governo nesta terça-feira, 10.
A companhia estadual deverá lançar o edital de projeto executivo, obras civis e sistemas no primeiro trimestre de 2025 com planos de início das obras em 2026.
O ramal ligará o município de Guarulhos ao centro de São Paulo e terá 17,6 km de extensão e 15 estações.
A expectativa é que as obras sejam concluídas em seis anos, um prazo bastante otimista. Se realmente tiver início em 2026, o ramal ficaria pronto em 2032.
A obra será dividida em três lotes, cada um incluindo projeto executivo e obras civis de cinco estações. Um deles, no entanto, também terá o Pátio Vila Medeiros no escopo:
Lote 1
- Estações Bosque Maia, Guarulhos Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica mais seis poços de ventilação e saída de emergência (VSE).
Lote 2
- Estações Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo e Vila Maria, mais seis poços de ventilação e o Pátio Vila Medeiros.
Lote 3
- Estações Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú mais seis VSEs.

“Concorrência” das linhas 16-Violeta e 20-Rosa?
Com a decisão de repassar a responsabilidade de implantação do ramal ao próprio Metrô, o governo do estado mudou seus planos, que previam uma concessão à iniciativa privada nos moldes da Linha 6-Laranja.
A mudança pode ter sido motivada pela existência de outras duas linhas com grande potencial de serem lançadas em breve, a Linha 16-Violeta, que interessa à construtora Acciona, e a Linha 20-Rosa, ligação entre o ABC Paulista e região da Lapa.
Com custo estimado em R$ 19,5 bilhões, a Linha 19 poderia ficar em segundo plano num cenário em que grupos privados pudessem optar por focar nos outros dois ramais.
O governo não explicou se o Metrô irá de fato operar a nova linha já que a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretendia repassar todas as linhas operadas por ele para a iniciativa privada.