Linha 19-Celeste vai chegar ao Itaim Bibi em sua segunda fase

Estudo ambiental da Linha 20-Rosa apontou a futura estação Tabapuã como local de conexão entre os dois ramais em fase de projeto
Local onde deverá ficar o acesso da futura estação Tabapuã, da Linha 20-Rosa (Google)

As linhas 20-Rosa e 19-Celeste terão um ponto de encontro, isso é sabido desde os primeiros traçados desenhados pelo Metrô de São Paulo. No entanto, com o aprofundamento dos projetos de ambos os ramais, essa conexão mudou de local.

Originalmente, as duas linhas se cruzariam na estação Hélio Pellegrino, prevista para ser implantada no cruzamento dessa via com a Avenida Santo Amaro. Contudo, em 2020, o projeto funcional da Linha 20 apresentou um outro ponto de interligação, a estação Juscelino Kubitschek, às portas da Vila Olímpia.

Encravada entre as avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek, a futura parada tinha um enorme potencial de atração, em meio à uma região em intensa verticalização nos últimos anos. Mas o Metrô mudou de ideia novamente.

Durante a realização dos estudos ambientais pelo consórcio GPO-Geocampany-Geotec, o Metrô decidiu desviar o traçado da Linha 19-Celeste para o Itaim Bibi.

Lá o ramal fará conexão com a Linha 20 na estação Tabapuã, localizada na esquina da Faria Lima com a rua de mesmo nome.

A ligação da Linha 20 com a Linha 19 apareceu na estação Tabapuã no estudo ambiental (CMSP)

A nova parada faz parte da revisão do trajeto da Linha 20-Rosa que, entre outras mudanças, deixou de percorrer todo o eixo da Avenida Faria Lima. Em vez disso, haverá apenas duas estações nessa importante via, além de Tabapuã, Jesuíno Cardoso, ao sul.

A escolha de Tabapuã para interligar os dois ramais subterrâneos dá mostras de que a região, também bastante densa e local de milhares de empregos, terá uma importância enorme para a demanda de transporte.

Em vez de apenas uma ilustração do mapa contendo a ligação, como em 2020, no estudo ambiental, o Metrô afirma que Tabapuã “deverá ser local de futura integração com a Linha 19-Celeste (trecho extensão Anhangabaú/Campo Belo)”.

“A principal funcionalidade da estação é o atendimento à centralidade da avenida Faria Lima e futuramente, atendimento à integração com a Linha 19-Celeste”, acrescentou ainda o texto.

Em 2020, a Linha 19-Celeste apareceu conectada à Linha 20 na estação JK, que posteriormente foi suprimida dos planos

A demanda diária da estação será de mais de 46 mil passageiros, segundo o estudo. “A estação no pico da manhã é uma estação de destino, devido à grande concentração de edifícios corporativos na avenida Brigadeiro Faria Lima”.

Ainda de acordo com os estudos preliminares,  a estação Tabapuã será escavada através do método NATM (túnel mineiro), com um acesso feito por um poço lateral triplo e um túnel de ligação.

Embora não informe a posição exata da estação da Linha 19, o Metrô explica que o posicionamento da plataforma da Linha 20 ficará mais ao norte para permitir o cruzamento entre túneis dos dois ramais.

A profundidade da estação será de 30,21 m e as plataformas foram dimensionadas para acomodar a integração futura com a Linha 19-Celeste. A conexão entre as duas estações se dará no nível do mezanino de distribuição.

Esquema de implantação da estação Tabapuã, da Linha 20-Rosa (CMSP)

Não há qualquer mapa ou desenho que mostre o novo traçado da segunda fase da Linha 19, no entanto. Como se sabe, o Metrô está avançando com o projeto da fase 1, entre Guarulhos e o centro da capital.

A fase 2, a partir de Anhangabaú, passando pelo eixo da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio e então pela Avenida Santo Amaro até a conexão com a estação Campo Belo da Linha 5-Lilás, ainda não tem prazo para começar.

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Mas chama a atenção que o documento fale de Tabapuã e ao mesmo tempo preserve o destino final em Campo Belo.

Não está claro, portanto, como a companhia pretende ir do Itam Bibi até a região do Campo Belo, mas certamente a Avenida Santo Amaro parece distante desse caminho.

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  1. Bom, apenas no exercício de especulação, eu acredito que com essa mudança as demais estações devem seguir pela Berrini, algo que faz bastante sentido se pensarmos numa região com um grande número de empregos como ocorre na Faria Lima. Talvez uma conexão com a estação Morumbi possa ser uma parada final interessante, em que pese visualmente parecer que haveria um aumento no trajeto.

    1. Muitos desses empregos dessa região hoje em dia são em home office. A demanda dessas áreas não é mais a mesma de antes da pandemia.

  2. daqui a pouco o centro de são Paulo vai acabar afundando com tanto metro,já nas regiões leste onde as pessoas saíem pra trabalhar no centro tem que deixar 4 a 5 trem pra pode embarcar, porque não fais um metro pelo cagainba passando pela avenida São Miguel passa no hospital Ermelino Matarazzo pela vila sante nes seguindo pela faculdade unicsul pela vila Americana até hospital municipal são Miguel e vai até o estarmos leste Itaim Paulista ou seja fazer o metrô expandir nos estremos das periferias,a gente chega na Sumaré linha 2 verde menos de um quilômetros vem 6 laranja Dep barra funda pra que tudo isso enquanto na região que falei só tem 12 safira isso e uma vergonha pra o pode público.

    1. Por que a L12 já existe, não faz sentido investir num metrô de alívio pra região quando a L12 e L11 podem melhorar e aumentar e muito a oferta de viagens no caso da L12, só é necessário mais estações e melhorias de sinalização e energia, mas é de se esperar que um comentário começando afirmando que o centro vai afundar de tanto metrô não ter noção do óbvio

  3. Não faz o menor sentido a Linha 19 conectar com a Linha 20 nessa localização e depois ir pra estação Campo Belo. Não existe lógica na geometria desse trajeto! O mais óbvio vai ser a Linha 19 terminar na Linha 9 na Marginal Pinheiros, ou no máximo descer a Berrini até atingir a Linha 17. Mas acho que até essa opção perde o sentido pela proximidade da Linha 9, então minha aposta é que a estação final vai ser em Cidade Jardim ou Vila Olímpia!

  4. No ESTUDO DE ALTERNATIVAS LOCACIONAIS feito pelo metro em relação a linha 19 um dos trajetos citados a L19 seria dividida em duas linhas que não se conectariam. Sendo
    Trecho 1 Guarulhos Bosque Maia x Estação da Luz
    Trecho 2 Bresser x Campo Belo
    Olhando o mapa uma ideia viável seria o trecho 2 saindo de Guarulhos também porem com a linha 13 esse trecho seria ótimo para prolongamento da L13 passando por regiões importantíssimas da cidade
    Mapa na pagina 10 desse arquivo https://transparencia.metrosp.com.br/dataset/eiarima-estudo-de-impacto-ambiental-e-relat%C3%B3rio-de-impacto-ambiental-da-linha-19-celeste-10

    L13 teria as seguintes estações
    Guarulhos Bonsucesso – Conexão com a L14
    Guarulhos Presidente Dutra
    Guarulhos São João
    Guarulhos Aeroporto
    Guarulhos Cecap
    Engenheiro Goulart Conexão com a L12
    Cangaíba Conexão com a L12
    Gabriela Mistral Conexão com a L12
    Tatuapé Conexão com a L03,L11 eL12
    Belém Conexão com a L03
    Bresser Conexão com a L03
    Alcantara Machado
    Liberdade Conexão com a L01
    Jaceguai
    Bela vista
    Brigadeiro Conexão com a L02
    Jd. Paulista
    Pq. Ibirapuera
    Itaim Bibi
    Helio Pelegrino
    Cardoso de Melo
    Jesuino Maciel
    Campo Belo Conexão com a L05

    Hoje há estudos de levar a L13 a futura estação parque da mooca via região do Tatuapé

  5. o problema é que esses projetos quando posto em prática começarão sempre do centro para os bairros
    agente já sabe o pq mais quando concluídas após 20 a 30 anos e assim chegando nos bairros já nasce um projeto obsoleto pois os centros já existentes crescem os comércios abrindo emprego e os bairros nos estremos da cidade sempre tem ainda grandes terrenos prontos para construtoras construir apartamentos para mais de 800 mil famílias e cada em média tem 4 possoas resultado metrôs e trem sempre lotados

  6. E a estação cerro cora da linha 2 verde? nao teria que começar a ser construída antes da linha 20? ou vai ser construída junto com a linha 20? esta historia deste alongamento da linha 2 depois de vila madalena ainda esta muito mal contado e incipiente e o mais importante quando começam estas obras 2027? 2028? ninguem sabe.

    1. Pois é. Maior burrice gastar essa grana com prédio, sendo que os funcionários do banco podem a maioria trabalhar remotamente.

  7. A L19 e L20 poderiam correr juntas no trecho Tabapuã X Helio Pelegrino, assim como acontece na L1 e L2 entre Paraíso X Ana Rosa. Depois disso, a L19 continuaria até Campo Belo.

  8. Deveriam projetar toda a linha 19 de uma vez. Já que dividiram em partes Nesta primeira parte deveriam levar a linha 19 até a estação Brigadeiro fazendo conexão com a linha 2 e algumas linhas de ônibus poderiam deixar de passar pela Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, o que melhoraria o trânsito da região.

  9. a linha poderia seguir em círculo como a principal de Chicago, atendendo toda a região da Berrini, podendo inclusive cruzar o rio atendendo a expansão da cidade do outro lado voltando pela Cecília lutemberh chegando até campo belo. nossos técnicos deveriam ser mais criativos. a cidade está em plena expansão para esses lado.

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