Linha 20-Rosa começará por Santo André se Metrô encontrar pátio, diz Tarcísio
Governador afirmou que estado conversa com prefeitura do município para viabilizar área de manutenção para o ramal

Para que a Linha 20-Rosa comece pelo ‘final’, basta um pátio de manutenção. Foi a explicação dada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta quarta-feira, 6, em evento no ABC paulista.
Em meio a discurso de entrega de casas populares, Tarcísio afirmou que o início das obras da linha de metrô por Santo André só depende do acerto para obter um terreno para o pátio.
“Eu quero que a Linha 20 comece pelo ABC e para começar pelo ABC a gente tem que ter um pátio e nós estamos resolvendo isso lá com Santo André porque vai começar pelo ABC”, disse o governador.

Tarcísio disse ainda que está conversando com o prefeiro do município, Gilvan Junior (PSDB), para resolver a questão.
Terreno ideal ocupado
O Metrô havia escolhido um enorme terreno onde ficava uma instalação da Rhodia, bem próximo à estação Santo André. No entanto, a área foi adquirida por uma incorporada que iniciou a construção de um enorme centro logístico no local.

Sem o terreno ideal, a companhia buscou uma outra área ampla e pouco ocupada ao lado da futura estação ABC, da Linha 10-Turquesa.
Pelo que sugere o governador, o terreno ainda não está complementamente liberado para receber as instalações de manutenção do ramal.
Por enquanto, o governo do estado desapropriou apenas o trecho entre Santa Marina e Abrãao de Morais, que nos estudos técnicos é considerado prioritário na Linha 20-Rosa.

A razão é que ele possui mais ligações com a malha metroferroviária e uma demanda maior. Para a iniciativa privada, que deve construir e operar a Linha 20, trata-se do investimento com maior retorno financeiro, ao contrário do trecho que segue até o ABC.
Tarcísio, no entanto, quer honrar a promessa de levar o metrô até a região, que já contaria com uma ligação com a malha metroferroviária se seu antecessor, João Doria, não tivesse cancelado a Linha 18-Bronze em 2019.
o ABC anceia por metrô a anos e essa linha tem por sua vez iniciar por lá, os prefeitos deveriam se reunir para agilizar essa questão do pátio para que assim iniciem as obras.