Linha 17-Ouro terá um outro tipo de ‘monotrilho’, mas que não leva passageiros

Veiculo de Inspeção e Manutenção (Reprodução)
Veiculo de Inspeção e Manutenção (Reprodução)

Os avanços da Linha 17-Ouro podem ser acompanhados não só no Brasil mas também na China. No outro lado do mundo, a fabricante de trens BYD finalizou a etapa de testes de um outro “monotrilho”, mas nesse caso seu primeiro veículo de inspeção e manutenção.

O equipamento é conhecido pela sigla MIV. Assim como nas ferrovias tradicionais, o sistema de monotrilho precisa de veículos especiais focados na manutenção de diversos sistemas.

O MIV é um carro de monotrilho dotado de diversos equipamentos. No caso do trem em questão, observa-se alguns elementos importantes como uma ampla cabine, um deck dotado de ferramentas e um braço mecânico.

Equipamento especial foi fabricado pela BYD (Reprodução)
Equipamento especial foi fabricado pela BYD (Reprodução)

Na parte inferior também há uma estrutura dedicada para inspeção lateral das vigas onde ficam alocados principalmente o conjunto de 3º e 4º trilhos que energizam as composições.

Geralmente veículos de manutenção são propelidos a diesel, o que exige um tratamento acústico na região da cabine de condução.

Antes de vir ao Brasil o veículo especial passou por diversos testes para aprovação e validação de seu projeto.

Quando estiver na Linha 17-Ouro, o equipamento atuará como ferramenta fundamental na manutenção e qualidade do novo trecho.

Previous Post
Aeromovel de Guarulhos

Aeromovel segue em testes, mas em baixa velocidade

Next Post
Trem da ViaQuatro (Jean Carlos)

CCR Mobilidade reúne sites de concessionárias em apenas uma plataforma

Related Posts