Marcopolo Rail conclui envio de trens para ferrovia do Chile
Última de três composições de dois carros foi embarcada para o país sul-americano e será entregue à Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile

A Marcopolo Rail concluiu a fabricação e envio da encomenda de três composições ferroviárias de dois carros para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa do estado que mantém a rede ferroviária daquele país.
O último dos três trens foi embarcado pela empresa para ser entregue à linha Talca-Constitución, que opera uma ferrovia de média distância, com 88 km de extensão e 11 estações.
Com as novas composições, a expectativa é que 50 mil passageiros passem a utilizar o sistema anualmente. Agora, a Marcopolo Rail dará suporte para que as unidades entrem em operação.
“O objetivo agora é acompanhar a entrega das composições e dar suporte nos testes de campo, que serão realizados ao longo do segundo semestre, para que os veículos possam entrar em operação ainda este ano, beneficiando mais de 300 mil pessoas das zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule”, disse Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Veículo Prosper
A Marcopolo Rail é uma divisão de produção de carros ferroviários criada em 2019 pela tradicional fabricante de ônibus do sul do país.
O primeiro cliente da empresa foi o Prosper VLT, veículo que entrou em operação em 2024 na rota turística de Santana do Livramento (RS), operada pela Giordani Turismo.
O modelo Prosper pode ser adaptado como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), trem a diesel, como no caso do Chile, e o Automated People Mover (APM).

Neste último caso, a Marcopolo Rail forneceu outras três unidades de dois carros para consórcio AeroGRU, que irá operar o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, utilizando a tecnologia de propulsão pneumática Aeromovel.
Segundo a fabricante, os trens chilenos têm capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Eles contam com ar-condicionado, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado. A propulsão é feita por Unidades Múltiplas a Diesel (DMUs em inglês).