Metrô antecipa contratação de supervisão de obras da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata

Monotrilho da Linha 15 (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo decidiu englobar no serviço de supervisão das obras civis das estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e pátio Ragueb Chohfi também a extensão até Ipiranga, que ainda não foi licitada.

No sábado, a companhia publicou aviso de licitação para contratar uma empresa que acompanhe a execução da ampliação da Linha 15-Prata, mas somente nesta quarta-feira, 2, os documentos do edital foram disponibilizados.

Desta vez a empresa inverteu o que normalmente faz, já antecipando a contratação da supervisão das obras do trecho entre Vila Prudente e Ipiranga. Em outros projetos, o Metrô costuma lançar a licitação após a escolha da empresa que fará as obras e em alguns casos os trabalhos até são iniciados sem existir um acompanhamento terceirizado.

A medida parece sensata já que o edital de obras civis da futura estação Ipiranga deve ser publicado em breve, como já anteciparam executivos da companhia.

Track-switch da Linha 15 próximo a Vila Prudente (iTechdrones)

A licitação de supervisão da expansão da Linha 15 tem data de entrega das propostas marcada para o dia 28 de março, às 10h.

Segundo o Metrô, a Linha 15-Prata terá 26,54 km de extensão, 18 estações e dois pátios quando estiver pronta. O novo pátio Ragueb Chohfi “será utilizado principalmente como estacionamento de trens, podendo abrigar outros serviços menores e de apoio”, diz a companhia.

Além das obras de expansão, a Linha 15 está na reta final para contar com mais 960 metros de vias, chamadas pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, de “rabichos” e onde serão instalados dois aparelhos de manobra de trens.

Com eles em operação, será possível reduzir o intervalo entre trens para pouco mais de 2 minutos e assim tornar o ramal de monotrilho mais capaz de suportar a demanda, estimada em 480 mil passageiros em 2024.

Ainda falta ao Metrô licitar mais quatro estações: Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes. No entanto, esse trecho depende de intervenções viárias para ampliação do canteiro central a fim de receber as colunas do monotrilho.

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