Metrô assina contrato para obras de adequação e ampliação da estação São Joaquim

Consórcio Telar/Construbase/GROS-São Joaquim terá a missão de adaptar antiga parada da Linha 1-Azul para se conectar à Linha 6-Laranja, em construção
Futura Estação São Joaquim (Tetra)

Após quase três meses da sua seleção, o Consórcio Telar/Construbase/GROS-São Joaquim assinou contrato com o Metrô de São Paulo nesta quinta-feira (14), para executar o projeto e obras da remodelação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul.

O escopo do contrato prevê ampliar e adaptar a antiga parada, aberta nos anos 70, para se conectar à estação São Joaquim da Linha 6-Laranja, em construção pela Acciona.

O consórcio receberá um valor de pouco mais de R$ 358 milhões pelo serviço e terá até dezembro de 2026 para concluir o serviço. Ou seja, trata-se de um prazo que ‘atropela’ em tese a previsão de abertura da Linha 6, esperada para o início de 2026.

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Vale observar que, embora o prazo de execução de 38 meses seja longo, a contratada pode entregar as partes vitais da obra antes, deixando para o final apenas trabalhos menores e que não prejudicam o fluxo de passageiros entre as linhas.

Ampliação da estação São Joaquim (CMSP)

No entanto, pelo histórico conhecido de atrasos em obras metroferroviárias, a demora do Metrô em dar início ao projeto pode acabar postergando a conexão entre as linhas 1-Azul e 6-Laranja.

Há que se considerar também que a Acciona pode postergar sua previsão já que se trata de um imenso e complexo empreendimento, com 15 estações e 15,3 km de extensão. Até aqui, no entanto, a empresa espanhola tem conseguido manter um ritmo bastante veloz nas obras e é do interesse dela terminar o quanto antes.

Para comportar a demanda de passageiros passará a utilizar São Joaquim, a estação terá de passar por extensas modificações, com ampliação de plataformas, mezanino, mudança de acessos, construção de uma nova área técnica, além do principal, um enorme corredor subterrâneo que fará a ligação com o poço principal da estação da Linha 6-Laranja.

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4 comments
  1. a linha 6 nao vai ser entregue inteira com as 15 estacoes em 2026.prevejo primeiro a entrega de uma parte talvez ate perdizes no maximo. nenhuma linha de metro de sp foi entregue completa.portanto essa estacao é pra 2027.

    1. Considerando o problema com a 14 bis é possível que sim, mas pelo ritmo das obras é possível crer q seja possível entregar em 2026, ambos os tatuzões já estão na metade de seus trajetos

  2. Aí o Metrô atrasa a entrega e a Acciona vai cobrar uma indenização pelo atraso
    Aí os inteligentes aqui vão dizer que a concessionária é bandida etc …..

  3. de propósito, para coincidir co período eleitoral. entrega meia boca para fazer parte de propaganda politica prometendo entregar o metrô até tal… faz parte da metodologia dos politicos… enganar o povo com promessas nunca cumpridas.

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