|

Metrô confirma que estação Corinthians-Itaquera teve portas de plataforma entregues

Montagem das fachadas de segurança foi concluída em dezembro de 2022 e desde então a Alstom realizava testes para iniciar operação

Portas de plataforma na estação Corinthians-Itaquera (Jean Carlos)
Portas de plataforma na estação Corinthians-Itaquera (Jean Carlos)

A estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, finalmente teve as portas de plataforma liberadas para operação comercial.

A informação foi confirmada pelo Metrô de São Paulo ao site, mas sem detalhes. Segundo o canal Trilhos que Movem, as fachadas foram liberadas logo após um grande teste realizado no sábado, 17.

A Alstom havia concluído a montagem das fachadas de portas de segurança em dezembro de 2022, portanto, há quase dois anos e meio.

Ao contrário do Consórcio Kobra, que instala as PSDs (sigla em inglês) na maior parte das estações da Linha 3, a Alstom tem em seu contrato apenas duas estações: além de Itaquera, também Palmeiras-Barra Funda.

Portas de plataforma em Corinthians-Itaquera
A Alstom concluiu a instalação de portas de plataforma em Corinthians-Itaquera em dezembro de 2022 (CMSP)

A estação na Zona Oeste foi liberada bem antes, contudo. Em novembro do ano passado, as duas fachadas foram ativadas.

A despeito de ter várias estações com o dispositivo, a Linha 3-Vermelha ainda não atingiu o funcionamento ideal com elas porque a mesma Alstom não entregou o sistema de sinalização CBTC.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A tecnologia está em testes há anos, mas sem prazo público de entrega. Enquanto isso não ocorre é preciso operar as portas de plataforma de uma forma menos eficiente do que com o CBTC.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *