Metrô inicia testes na Linha 15-Prata em preparação para levá-la até Jardim Colonial

A estação Jardim Colonial (à esquerda) e o trecho de vias que será testado a partir do sábado (iTechdrones)

O Metrô vai dar início aos testes do sistema de controle de trens e sinalização visando levar a Linha 15-Prata até Jardim Colonial. A partir deste sábado, 3 de julho será preciso interromper a operação ao público entre 4h40 e 14h tanto do sábado quanto no domingo, 4, informou a companhia em nota.

Ainda segundo a empresa, os testes ocorrerão por todo o mês de julho durante as madrugadas e eventualmente em outros finais de semana, se assim for necessário. Ao contrário do que o site informou anteriormente, os trens circularão apenas no trecho operacional e não no novo percurso, ainda sendo finalizado.

Para os passageiros que precisarem utilizar a Linha 15 será disponibilizado o serviço Paese, com atendimento gratuito. Após as 14h, a operação normal será retomada até o fim do horário de funcionamento.

A fase de testes do CBTC é crucial para checar as condições de equipamentos, vias e outros sistemas para a mudança operacional. A princípio, a evolução desses testes culminará com viagens dentro do trecho de 1,7 km assim que ele estiver concluído e energizado.

Como deverá ser a operação até Jardim Colonial

Como o site tem mostrado, a estação Jardim Colonial já está na fase final de construção. Segundo o Metrô, as obras estruturais já foram finalizadas e a empresa responsável, a Somague, está realizando o acabamento e paisagismo, além da finalização das portas de plataforma, elevadores e escadas rolantes.

Com obras iniciadas no final de maio de 2019, a estação Jardim Colonial tem previsão de receber diariamente 40 mil usuários. Para que isso ocorra, no entanto, será preciso que o Metrô conclua a extensão operacional sentido Cidade Tiradentes e que inclui um aparelho de mudança de via. Só com ele pronto será possível levar os trens que partem de Vila Prudente diretamente até o local.

A entrega da estação chegou a ser prevista para o final do semestre passado, mas alguns atrasos pontuais impediram que isso ocorresse. Como o site explicou, o início da operação deverá ser feito com apenas um trem percorrendo os 1,7 km até São Mateus, onde será preciso trocar de composição.

Nota do editor: o texto foi retificado por conta da informação errada que afirmava que os trens fariam testes no novo trecho do ramal.

Previous Post

Concessão das linhas 8 e 9 da CPTM teve contrato assinado nesta quarta-feira, 30

Next Post

Em mais um vai-e-vem, Justiça volta a liberar contrato de instalação de portas de plataforma no Metrô

Related Posts