Metrô lança a licitação para obras da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata (GPO/Sistran)

O Metrô publicou neste sábado o aviso de licitação para as obras de construção da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata. O certame, que terá sessão de entrega de propostas a ser realizada em 09 de dezembro, inclui também a implantação do restante das vias elevadas até a futura estação, que conectará o monotrilho à Linha 10-Turquesa.

Além disso, a empresa ou consórcio a ser selecionado terá a meta de implementar ciclovias, alimentação de energia elétrica e outros sistemas auxiliares no trecho, que conta ainda com uma extensão de 273 metros após Ipiranga – e que servirá para a área de manobra dos trens do ramal.

A expansão da Linha 15 até Ipiranga era aguardada há tempos. O Metrô apenas finalizava os projetos antes de disponibilizar o edital, que será liberado no próximo dia 28, quarta-feira.

O novo trecho promete aliviar o fluxo de passageiros que segue até a Linha 2-Verde em Vila Prudente já que para alguns percursos será mais atraente seguir viagem até Ipiranga para acessar a Linha 10, da CPTM. No futuro, o Metrô planeja levar a Linha 5-Lilás até o mesmo local, criando uma conexão ainda mais rápida com a Zona Sul de São Paulo.

O traçado sugerido pelo Metrô para levar a Linha 15 até Ipiranga (CMSP)

A futura estação Ipiranga terá um projeto mais moderno que as demais paradas da Linha 15. Ela contará com plataformas laterais e uma cobertura equipada com paineis solares para suprir parte da demanda por energia elétrica. A implantação de Ipiranga também fará a estação da Linha 10 ser adaptada e modernizada para receber os passageiros de conexão.

A obra de extensão também envolverá a remoção de famílias da Favela de Vila Prudente, cuja borda fica no caminho das vias até Ipiranga. Até o momento, no entanto, o Metrô não divlugou qual será o impacto das intervenções na área.

Segundo o Metrô, a previsão é que a nova estação e trecho fiquem prontos em 2025.

Previous Post

CPTM lança licitação para melhorias da estação Aracaré da Linha 12-Safira

Next Post

Portas de plataforma de Belém já estão sendo instaladas pelo Metrô

Related Posts