Vídeo de dezembro do Metrô mostra estação Vila Sônia quase pronta

Avatar
Segundo companhia, obras estão focadas no acabamento visual enquanto ViaQuatro realiza instalação de sistemas
Plataforma da estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela (CMSP)

O Metrô de São Paulo publicou um vídeo com o andamento das obras da estação Vila Sônia nesta semana, mostrando o que seriam imagens captadas em dezembro. O curto vídeo mostra várias áreas subterrâneas da futura estação terminal da Linha 4-Amarela na reta final de construção, com vários equipamentos presentes como portas de plataforma, escadas rolantes e bloqueios.

Segundo a companhia, a parte civil da obra foi concluída em dezembro, embora o site tenha mostrado na semana passada algumas áreas ainda cruas ou na fase final de concretagem. É possível notar que o acabamento e a instalação de alguns equipamentos estavam em curso na época, mas não é possível precisar o quanto esses trabalhos avançaram já que não há data nas imagens divulgadas.

O forro do mezanino principal estava sendo colocado assim como vidros e placas de sinalização. Os numerosos bloqueios (já que a estação deve ser bastante movimentada) estavam em caixas, à espera dos serviços de instalação. Já no nível das plataformas, as PSDs aparecem montadas enquanto o piso ainda não havia sido concluído.

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4, é responsável pela parte de sistemas de sinalização, alimentação de energia, comunicação e funcionamento das portas de plataforma, por isso essa é a etapa mais importante no momento. A empresa tem o começo de 2021 para implantar essa infraestrutura a fim de iniciar os testes com trens antes de liberá-la para operação.

Além da estação, a obra inclui também um terminal de ônibus anexo e túneis após Vila Sônia que servirão para manobra de trens e no futuro como extensão do ramal até Taboão da Serra, com mais duas estações. Essa terceira fase, no entanto, ainda depende de estudos que envolvem renovar a concessão com a ViaQuatro mediante a execução desse projeto.

O Metrô não estima uma data exata para abertura de Vila Sônia, apenas que isso ocorrerá neste semestre. Segundo relatório de transparência da companhia, a previsão é que a estação seja entregue à concessionária até maio.

Total
26
Shares
5 comments
  1. Acredito não vai ter mais atrasos, já esta em reta final das obras. Que vai atender uma boa parcela da RMSP no eixo oeste isso é um fato considerável. Além de retirar milhares de passageiros dos ônibus.

  2. Olá sr. Ricardo e amigos participantes.
    Eu sempre torci pela a entrega dessa estação, embora saiba que esse é ato predominantemente politico e sempre é usado na promoção dos mesmos. Ao que parece a inauguração poderá ser fechada para politicos, jornalistas e pessoal ligado a construção e operadora, por conta do quadro que vivemos. É uma pena pois para mim seria uma chance de conhecer alguns dos amigos e mestres em mobilidade que sempre colaboram aqui. Muitos aqui estão curiosos em conhecer como vai ser realocada toda a malha de ônibus desta região e lindeiras como a de Cotia e arredores. Contagem regressiva para o final de mais uma data 138 dias. Abraços a todos e cuidem-se
    Gilberto

  3. Belíssimo o trabalho do Estado, uma pena que estão 16 anos atrasados e bilhões acima do orçamento inicial, como de costume.
    PSDB = ineficiência e retrocesso

  4. Só esqueceram da linha 22 até granja Viana. A população da zona oeste é abandonada quanto ao transporte coletivo, porque se fosse público, seria de graça. Essa região tem uma grande parte da população que utiliza a linha 4 amarela. Uma pena.

Comments are closed.

Previous Post

Governo reverte liminar e fim da gratuidade de passageiros de 60 a 64 anos volta a valer

Next Post

Entenda como a CPTM pretende levar as linhas 11 e 13 até a estação Barra Funda

Related Posts