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Metrô terá sistema de reconhecimento facial nas estações

Companhia abriu licitação para substituir equipamento atual analógico por sistema digital que contará maior número de câmeras para monitoramento
Imagem de câmera de alta definição em estação no exterior: Metrô quer sistema parecido em suas linhas (Avigilon)

Uma antiga demanda do Metrô será enfim resolvida, o deficiente monitoramento das estações por câmeras. A companhia publicou nesta sexta-feira um edital que prevê a contratação de um novo sistema de monitoração eletrônica (SME) para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e que incluirá não só áreas da estação como também o CCO (Centro de Controle Operacional), vias e pátios de manutenção.

Hoje o Metrô conta com um antigo sistema analógico de baixa resolução além de câmeras digitais em algumas áreas, mas que não estão todas integradas. O novo conjunto deverá não só resolver essas defiências mas oferecer recursos hoje inexistentes como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas. Situações delicadas como a pichação de trens e ainda mais grave, a entrada de usuários em áreas restritas como o triste episódio da criança que acessou os túneis da Linha 1 no começo do ano poderiam ser evitadas com esse sistema.

A companhia também prevê a aquisição de um sistema mais robusto e capaz de armazenar imagens por até 30 dias de forma autônoma. O edital com as informações sobre a licitação estarão disponíveis no site do Metrô a partir da segunda-feira (02). A previsão é que a entrega de propostas ocorra no dia 20 de agosto.

Imagem de circuito interno analógico atual do Metrô: sistema dificulta atuação da empresa (Reprodução)

Mais agilidade

Com o atual sistema, o Metrô tem tido dificuldades em identificar problemas dentro das estações ou mesmo tentativas de abordagens criminosas, por exemplo. A baixa qualidade das imagens acaba comprometendo as análises, mas é o baixo número de câmeras que acaba contribuindo para tornar o trabalho dos agentes mais complexo. Com a nova tecnologia, além de terem um material de melhor qualidade, haverá também a contribuição de funções de inteligência que ampliarão a identificação de situações suspeitas automaticamente.

Câmera na Linha 5-Lilás, da Via Mobilidade: Metrô quer sistema com reconhecimento facial

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

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