Metrô terá sistema de reconhecimento facial nas estações
Companhia abriu licitação para substituir equipamento atual analógico por sistema digital que contará maior número de câmeras para monitoramento

Uma antiga demanda do Metrô será enfim resolvida, o deficiente monitoramento das estações por câmeras. A companhia publicou nesta sexta-feira um edital que prevê a contratação de um novo sistema de monitoração eletrônica (SME) para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e que incluirá não só áreas da estação como também o CCO (Centro de Controle Operacional), vias e pátios de manutenção.
Hoje o Metrô conta com um antigo sistema analógico de baixa resolução além de câmeras digitais em algumas áreas, mas que não estão todas integradas. O novo conjunto deverá não só resolver essas defiências mas oferecer recursos hoje inexistentes como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas. Situações delicadas como a pichação de trens e ainda mais grave, a entrada de usuários em áreas restritas como o triste episódio da criança que acessou os túneis da Linha 1 no começo do ano poderiam ser evitadas com esse sistema.
A companhia também prevê a aquisição de um sistema mais robusto e capaz de armazenar imagens por até 30 dias de forma autônoma. O edital com as informações sobre a licitação estarão disponíveis no site do Metrô a partir da segunda-feira (02). A previsão é que a entrega de propostas ocorra no dia 20 de agosto.

Mais agilidade
Com o atual sistema, o Metrô tem tido dificuldades em identificar problemas dentro das estações ou mesmo tentativas de abordagens criminosas, por exemplo. A baixa qualidade das imagens acaba comprometendo as análises, mas é o baixo número de câmeras que acaba contribuindo para tornar o trabalho dos agentes mais complexo. Com a nova tecnologia, além de terem um material de melhor qualidade, haverá também a contribuição de funções de inteligência que ampliarão a identificação de situações suspeitas automaticamente.

O ponto negativo disso é a privacidade, que vai por água abaixo.
nos paises desenvolvido ja e assim nos EUA o individo tem processo em um estado passa difrente a camara em outro estado a policia e ascionada e prende o individuo e simples assim quem dever vai pagar mais rapido a sua divida