Monotrilho da Linha 15-Prata passou a circular com velocidade maior desde o fim de semana

Relatos de usuários mostram composições chegando a 80 km/h, velocidade máxima planejada para o ramal
Trem do monotrilho da Linha 15: enfim, velocidade dentro da meta (CMSP)

Ao que tudo indica, a Linha 15-Prata finalmente passou a operar mais próxima da velocidade planejada pelo Metrô. Desde o sábado, relatos de usuários mostram que o ramal de monotrilho tem realizado viagens mais velozes, atingindo inclusive 80 km/h, a velocidade máxima planejada no projeto. O tempo de viagem entre Jardim Planalto e Vila Prudente está levando em alguns casos, menos de 15 minutos.

Até então, as composições mal chegavam a 50 km/h, em tese por conta do sistema de sinalização, embora houvesse rumores de restrição de fornecimento de energia elétrica, que hoje é fornecida sobretudo via Linha 2-Verde.

Coincidência ou não, havia trabalhos de instalação de cabeamento aéreo na subestação de energia Camilo Haddad, que deve ser a principal fonte para alimentar a linha. O site questionou o Metrô nesta manhã de segunda-feira (09) e atualizará essa nota assim que receber uma resposta.

O canal Lucas Souza inclusive publicou um vídeo em redes sociais mostrando o painel de controle de um dos trens atingindo 80 km/h. Confira abaixo:

https://www.facebook.com/canallucassousa/videos/365053211105008/

Operação precária

Inaugurada oficialmente em 2014, a Linha 15-Prata é a primeira de um monotrilho de alta capacidade no Brasil. Os trens e sistemas de sinalização são fornecidos pela canadense Bombardier, um grupo gigante mas que está passando por uma imensa crise financeira tendo se desfeito de quase toda a sua divisão de aviação. Na parte ferroviária, a fabricante também tem feito um enorme papelão ao demorar anos para entregar o sistema CBTC na Linha 5-Lilás e ainda não ter concluída a instalação das portas no ramal. Ela também participou da criticada reforma dos trens originais do Metrô e foi condenada pelo Cade no episódio conhecido como o do cartel de trens.

Há cinco anos, a empresa realiza testes em quase todos os fins de semana para aprimorar o funcionamento do ramal, mas nesse período ocorreram vários problemas, além da conhecida lentidão. Houve choques de trens, peças caindo das vias e até mesmo abertura de uma das portas com o trem em movimento.

Apesar disso, a Linha 15 já movimenta cerca de 80 mil passageiros por dia e deve atingir 100 mil usuários diários em breve, após ter sua sétima estação inaugurada, Jardim Planalto. Que a velocidade tenha chegado para ficar.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Usei ontem o monotrilho e é isso mesmo, o bichinho tava bem ligeiro, dava para notar que os carros lá embaixo ficavam tudo para trás e parecia que voavamos ao olharmos o horizonte.

    Se continuar assim, vai fazer São Mateus / Vila Prudente em 20 minutos como tinham projetado.

    Um ganho inestimável em qualidade de vida ao povo sofrido daquela região.

  2. Usei o mono pelo manhã, e calculei o tempo de ponta a pó tá, parti do de Planalto: menos de 11 minutos de viagem. Incrível!!! Ganho de tempo (e qualidade de vida) absurdo! E é muito provável que faça

  3. Olá.
    Estou no monotrilho nesse exato momento monitorando a velocidade via waze.
    Realmente os trens estão viajando a 80km/h porém não são em todos os trechos.

    A viagem está muito rápida entre jardim Planalto e Vila prudente.

    Muito bom ver o monotrilho evoluir.

Comments are closed.

Previous Post

Governo prevê colocar trens de Série 2500 em operação em dezembro

Next Post

Metrô mantém vivo projeto de levar a Linha 15-Prata até a estação Ipiranga

Related Posts