Em balanço, CPTM confirma plano de levar Linha 10 até Luz e Linha 11 até Barra Funda

Extensões dependem de conclusão de estudos de viabilidade técnica e também de modernização das vias para serem efetivadas
Estação da Luz: retorno da Linha 10 nos planos da CPTM (GESP)

Sugerida por Pedro Moro, presidente da CPTM, em evento no ano passado, as extensões da Linha 10-Turquesa até Luz e da Linha 11-Coral até Barra Funda foram citadas no balanço de 2019 da empresa, divulgado nesta sexta-feira, 3. Elas fazem parte do planejamento de transporte e projetos e que passaram por estudos de viabilidade técnica no ano passado. Segundo o relatório, as duas mudanças na operação dependem da conclusão desses programas e também melhorias nas vias, sinalização e fornecimento de energia, entre outros.

Sobre a Linha 10, o texto explica que estão “previstos dois loops operacionais (Luz – Rio Grande da Serra e Luz – Mauá), acessibilidade de todas as estações, renovação da frota, modernização e ampliação dos sistemas. Desta forma, a Linha 10 – Turquesa aumentará sua capacidade de suporte à rede integrada de transporte sobre trilhos, uma vez que auxiliará no equilíbrio do sistema metroferroviário, aliviando especialmente o fluxo de passageiros da Linha 2 – Verde do Metrô“.

Já a Linha 11 “será inteiramente renovada e contará com a inclusão da Estação Barra Funda em seu trajeto. Após conclusão de todo programa previsto o serviço será composto de 2 loops  operacionais: Barra Funda – Suzano e Barra Funda – Estudantes“, explica a companhia.

Embora desejadas pelos usuários, as duas extensões esbarram em restrições físicas e técnicas. A estação Barra Funda já possui plataformas para receber a linha Coral, mas essa mudança implica em compartilhar parte das vias com a Linha 7-Rubi a partir de Luz. Já a Linha 10, que já chega na centenária estação aos sábados com o Expresso Linha 10+, carece de plataformas para isso.

Uma possível solução envolveria a mudança do sistema de sinalização, do atual ATC, para o CBTC. Mais moderno e preciso, esse sistema permitiria que mais trens ocupassem as vias e até mesmo que as duas linhas compartilhassem os trilhos já que o intervalo médio, entre 3 e 4 minutos, é bem alto para o padrão da nova tecnologia, capaz de manter os trens separados por cerca de 90 segundos. Coincidência ou não, tanto a Linha 10 quanto a Linha 11 tiveram o contrato de instalação do sistema CBTC retomado no ano passado.

Estação Barra Funda: Linha 11-Coral já tem até plataformas disponíveis (foto: Alexandre Giesbrecht)

A ida da Linha 11 até Barra Funda aliviaria Luz nas baldeações com a Linha 7 e ainda facilitaria a ligação com a Linha 8, que hoje termina na vazia estação Júlio Prestes. Ao mesmo tempo, a Linha 10 tiraria usuários da estação Brás, hoje a que mais recebe ramais da CPTM – nada menos que cinco das suas sete linhas chegam até ela. Como afirma CPTM, a ida da linha Turquesa pode atrair passageiros que hoje estão usando a estação Tamanduateí para chegar à Linha 2-Verde do Metrô. Como se sabe, a ampliação da Linha 15 tem feito o ramal ficar sobrecarregado.

No entanto, essas propostas não devem tornar-se realidade tão cedo, afinal dependem de projetos que ainda estão em fases iniciais. Mas não deixa de ser uma esperança de melhorias na operação na região central de São Paulo, a mais crítica para a CPTM.

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4 comments
  1. Baldeações sempre devem ser evitadas em nome da logística e do conforto dos usuários, mesmo não possuindo bagagens, e de acordo com o planejamento do Metrô / CPTM, é a de estender ás Linha 5-Lilás assim como também à Linha 15-Prata de forma concomitante as tornando terminal, a fim de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual já é uma das linhas mais concorridas de São Paulo, tratando-se de uma solução lógica até esta nova estação Ipiranga na Linha 10-Turquesa, que possui uma linha central extra subutilizada, a qual devera ser totalmente reformada com acesso a uma plataforma da linha central que hoje não existe.

    Esta Linha 10-Turquesa teve um aumento crescente de demanda a partir das conexões das Linhas 5-Lilás, 15-Prata e 2-Verde, e com a atual terminação em uma única plataforma no Brás faz com que todos prefiram utilizar a Linha 2-Verde a sobrecarregando, para acessar as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, pois da forma como esta hoje é impraticável se utilizar o terminal no Brás.

    Deveria ser revertido este seccionamento entre as Linha 7-Rubi, e Linha 10- Turquesa (esta injustificável mutilação crescente foi após a criação da CPTM), a começar pelos sábados, domingos e feriados, pois estas linhas sempre foram uma só como eram no passado com terminais em Francisco Morato / Pirituba, e Mauá / Rio Grande da Serra, a prioridade da reconstrução das Estações Lapa e Água Branca da futura Linha 6-Laranja do Metrô e Estação Bom Retiro e revitalização da Júlio Prestes esta reversão é perfeitamente viável.

    Assim procedendo aquele Expresso ABC, poderia ser retirado aos sábados.

  2. O medo é de uma atrapalhar a outra, igual ocorre com as Linhas 12 e 13 (embora estas somente em alguns horários). Tem que ser bem planejada.

  3. Reunir a linha 7 e 10 novamente (nem que seja por loops) seria otimo. Podia ser Maua – Morato de 5/5 e RGS/Jundiai de 12/12 no pico (parando so nas estacoes mais carregadas e nas fora do loop)
    Ficaria otimo

  4. Ótima matéria. Só não concordo com a necessidade de compartilhamento de vias entre linhas 7 e 11 entre Luz e Barra Funda, pois entre essas estações já existem ao menos 4 vias paralelas em todo o percurso, necessitando apenas recapacitá-las para receber a operação comercial. Sobre a unificação das linhas 7 e 10, concordo plenamente e já comento isso há algum tempo em outros canais. Acredito que com uma boa estratégia de administração de loops, seria possível e muito benéfico. A Luz não deve ser terminal de linhas de grande fluxo.

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