A implantação do sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação na sigla em inglês) se arrasta nas três linhas mais antigas do Metrô desde os anos 2000.
Executado pela empresa Alstom, o contrato teve início com a mudança do sistema de sinalização da Linha 2-Verde, que operou por algum tempo com duas tecnologias.
Após um longo processo de testes e correções, o ramal passou a operar com o CBTC pleno e a Alstom focou então na Linha 1-Azul, a mais antiga do sistema, que entrou em operação em novembro de 2022.
Parecia que daí em diante tudo sairia mais rápido, porém, o Metrô voltou a postergar a operação comercial do CBTC na Linha 3-Vermelha.
Antes prevista para dezembro do ano passado, a estreia da tecnologia foi remarcada para setembro de 2024, de acordo com informações mais recentes da companhia.

A empresa responsável pelo sistema segue realizando testes nas vias, mas por enquanto o CBTC parece não estar maduro o suficiente para ser usado em horários de menor movimento.
Segundo o Metrô, a Alstom tem causado está demorando para entregar as versões para testes além de apresentar “atrasos nos testes estáticos em campo pela contratada, prejudicando o início de testes integrados e dinâmicos”. Além disso, há “dificuldades da contratada para cumprimento das metas”.
Sistema CBTC em todos os ramais de metrô
Um sinal de que o projeto estava mais atrasado é que duas estações da Linha 3, Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, receberam as portas de plataforma há meses, mas ainda não entraram em operação.
Emobra seja possível operá-las por um modo provisório, como em outras paradas do ramal, o Metrô ainda informa que elas estão em testes.

A entrada em operação do CBTC na Linha 3-Vermelha concluirá o processo de mudança do sistema de sinalização em toda a malha metroviária, encerrando a era do ATC, um sistema confiável mas menos preciso.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O CBTC agora deverá estrear em um ramal de trens metropolitanos já que a CPTM está avançando com o projeto de implantação na Linha 10-Turquesa e, posteriormente, na Linha 11-Coral.