Trem novo adquirido com a meta de solucionar os problemas de falhas e melhorar o conforto dos passageiros, o Série 8900 decepcionou no início da tarde desta quarta-feira (21). A única composição do modelo em serviço apresentou falha enquanto circulava entre as estações Santo Amaro e João Dias, na Linha 9-Esmeralda.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os passageiros desembarcando na via e seguindo a pé até a estação Santo Amaro. Enquanto isso, outros trens permaneciam parados nas proximidades, por conta da desativação da alimentação de energia, uma medida de segurança.
Após a evacuação, a ViaMobilidade reativou a operação mas apenas por uma via, o que resulta em maiores intervalos e tempo de viagem. Enquanto isso, buscava retirar o trem avariado para retomar o serviço normal.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Série 8900 foi encomendado pela concessionária junto à Alstom, que tem a meta de entregar 36 unidades para a ViaMobilidade. Vários desses trens já deveriam ter ficado prontos, mas até onde se sabe apenas a unidade cabeça de série chegou à empresa.
A via mobilidade se importa tanto com seus clientes que hoje resolveu proporcionar uma viagem diferente, com caminhada, tomando vitamina d, podendo sentir o cheiro….#BDSP pic.twitter.com/Z2xIjLqZfV
— Vitoria Claro (@vitoriaclaroo) June 21, 2023
Desde o final de maio, a ViaMobilidade deveria ter devolvido dois trens da Série 8500 para a CPTM e que estão emprestados até a substituição pelo novo modelo.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Alstom deve entregar oito trens em 2023 e o restante, em 2024. O atraso envolveria problemas com a cadeia produtiva, que afetaram a chegada dos componentes necessários para finalizar as composições.