Novo trem da ViaMobilidade, Série 8900 apresenta falha entre Santo Amaro e João Dias

Composição fabricada pela Alstom está em operação há poucos dias e apresentou problema por volta de 13h30 nesta quarta-feira (21). Passageiros tiveram que desembarcar na via

Novo trem da Série 8900 falhou nesta quarta-feira (Reprodução)

Trem novo adquirido com a meta de solucionar os problemas de falhas e melhorar o conforto dos passageiros, o Série 8900 decepcionou no início da tarde desta quarta-feira (21). A única composição do modelo em serviço apresentou falha enquanto circulava entre as estações Santo Amaro e João Dias, na Linha 9-Esmeralda.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os passageiros desembarcando na via e seguindo a pé até a estação Santo Amaro. Enquanto isso, outros trens permaneciam parados nas proximidades, por conta da desativação da alimentação de energia, uma medida de segurança.

Após a evacuação, a ViaMobilidade reativou a operação mas apenas por uma via, o que resulta em maiores intervalos e tempo de viagem. Enquanto isso, buscava retirar o trem avariado para retomar o serviço normal.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Série 8900 foi encomendado pela concessionária junto à Alstom, que tem a meta de entregar 36 unidades para a ViaMobilidade. Vários desses trens já deveriam ter ficado prontos, mas até onde se sabe apenas a unidade cabeça de série chegou à empresa.

Desde o final de maio, a ViaMobilidade deveria ter devolvido dois trens da Série 8500 para a CPTM e que estão emprestados até a substituição pelo novo modelo.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Alstom deve entregar oito trens em 2023 e o restante, em 2024. O atraso envolveria problemas com a cadeia produtiva, que afetaram a chegada dos componentes necessários para finalizar as composições.

21 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
guile
guile
2 anos atrás

eu venho dizendo há muito tempo

trem não se fabrica e coloca em operação rapidamente. leva tempo

esse trem caberia ainda muito mais testes, principalmente por ser o cabeça de série. foi nítido que foi colocado em operação por pressão politica.

há fotos de funcionários mostrando armário elétrico com cabos todos desorganizados.

e quem sofre é o usuário.

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás
Responder para  guile

Isso é a CCR tentando mostrar serviço pq o povo tá acabando com a Via Mobilidade nas redes, no boca a boca e agr tá perdendo a vista grossa da imprensa e de alguns parlamentares. Pra piorar, em várias vzs, eles encheram a boca pra dizer q todos os problemas seriam resolvidos com a Frota A, principalmente na entrega dos trens (que fizeram aquela “festa toda”, com o governador afrontando o MP, e a composição nem totalmente acoplada estava)… Sem contar com o fato de que o prazo pra devolver os trens da CPTM (que eles esculhambaram) já bateu a porta. Eles não tem competência pra colocar esse trem redondinho em operação num prazo razoável, quem dirá correndo contra o relógio…

Rafael
Rafael
2 anos atrás
Responder para  guile

4 meses de teste, mas ”não foi suficiente”. A realidade é que a ViaMobilidade não soube nem escolher uma boa fabricante, provavelmente visando apenas $. O que essa empresa ainda faz mesmo nessas 2 linhas? qual a necessidade de tudo isso? Estaríamos passando por isso se o João Dória não tivesse colocado o dedo??

Gervásio
Gervásio
2 anos atrás

Cadê o Tarcisio para passar pano para a empresa incompetente? Nessa hora ele some…

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Não deixa de ser decepcionante uma falha em um trem novo, mas essas imagens do vandalismo são nojentas. Nada justifica quebrar o equipamento sendo que há saídas de emergência identificadas em cada porta.

Que os autores do vandalismo sejam identificados e respondam pelo crime cometido.

Rafael
Rafael
2 anos atrás
Responder para  Felipe

Eu acho bem feito, porque quando se falou em distribuir os 36 trens de forma igual nas 2 linhas, teve gente jurando que somente na L8 havia vandalismo, por isso era ”justificável” que ficassem apenas na L9. Pagaram a língua em pouco tempo.

Laura Souza
Laura Souza
2 anos atrás
Responder para  Felipe

Bom dia. Não foi vandalismo.
As pessoas ficaram 16 minutos no trem apagado e sem informações ou apoio. Então acionaram os dispositivos de abertura. Teve gente passando mal e que só recebeu apoio da polícia 30 minutos depois.

Victor
Victor
2 anos atrás

Boa Noite! Em primeiro lugar, falha em trem é “comum”, podendo ser resolvido após atuação do operador.
Em segundo lugar, não é justificável o vandalismo em um patrimônio publico, em nenhuma hipótese. Ou seja, é um trem a menos, para a Linha. E em terceiro, não tentem descer a via sem orientação. Olhem o caos que se forma…

Antônio
Antônio
2 anos atrás
Responder para  Victor

não é cerro, mas a população tá cansada já dessa empresa

Odair Jr
Odair Jr
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Odair Jr
Odair Jr
2 anos atrás

E agora, como vai colocar a culpa na CPTM? Foi o trilho, foi a catenária, foi o solo, foram os elétrons da alimentação?

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Nem quando houve descarrilho com o série 7000 houve destruição do trem! Isso foi orquestrado! Quem quebrou estava só esperando uma anormalidade.

Não faltam indicações da porta de emergência que abririam a porta sem destruir o equipamento!

Que encontrem esses criminosos que destruiram o trem novo a troco de nada. Punição severa a esses vândalos.

Rafael
Rafael
2 anos atrás
Responder para  Felipe

E como as pessoas iam adivinhar que o trem ia dar defeito naquele momento? teve gente relatando que ele estava dando problema nos mapas desde o 1° dia, então hoje quando deu pane seria orquestrado? Espero que você seja troll, porque não é possível uma coisa dessas…

Felipe
Felipe
2 anos atrás
Responder para  Rafael

Não é possível uma pessoa quebrar uma janela, e outra vim e achar normal. Eu acho que o Troll, inclusive fantasiado deve ser você.

É muita leniência com coisa errada. Por isso esse país está uma zona, lugar de quem comete crime previsto em lei, é na cadeia.

kiritsu
kiritsu
2 anos atrás
Responder para  Felipe

Pra vocês o criminoso é só o trabalhador que tá nos trens todos dias enlatados numa sauna constante e lenta, a empresa que está prestando um serviço porco cheio de falhas graves de risco a segurança dos passageiros tá de boas, as pessoas tem olhos e ouvidos, elas sabem dos acidentes que acontecem, um trem novo q seria uma pequena esperança de melhora dar uma falha dessas é o estopim pro público, quero ver se fosse vcs dentro dos trens q inclusive estão todos rodando sem ar condicionado, quebraram uma janela pra conseguir respirar e não passar mal sufocado dentro do trem e pra vocês o mais importante é a vidraça e não a vida das pessoas ali dentro? Vocês são muito mal caráter viu

Mickey
Mickey
2 anos atrás
Responder para  Felipe

Desde de quando utilizar os dispositivos de segurança se tornou vandalismo??

Zé ruela
Zé ruela
2 anos atrás

agora é a culpa é de quem quebrou as janelinhas do trenzinho novo, só fala isso não tava agonizando dentro do trem lotado, devia tá andando de jaguar esse pleiboizinhoo

Pedro
Pedro
2 anos atrás

Mas onde teve vandalismo? Se o trem para por problemas as pessoas não vão ficar igual gado esperando uma solução por muito tempo. Nem se sabe se o ar estava ligado ou desligado devido ao problema. O povo tem que reclamar mesmo e o governo tem que estar ao lado de quem paga a passagem. Empresa ruim, não deve ficar no certame. Coisas mecânicas mesmo nova dão problema, mas é uma baita falta de sorte da VM ou é incompetência com anuência do Estado.
Ahhh e esse Governador só pode estar de brincadeira afrontando o MP. O senhor esta ai para defender nossos interesses. Menos Governador! Lembre-se, meus direitos de cidadão são mais importantes que apertos de mãos e risadinhas para empresas que não estão levando a sério o trato com o bem público.

Laura Souza
Laura Souza
2 anos atrás

Só para quem está acusando os outros de vandalismo. Entendam que os passageiros ficaram mais de 15 minutos num trem fechado, sem luz ou instrução sonora. Depois pessoas começaram a passar mal. Abriram as janelas, mas alguns dispositivos de abertura emperram. Apenas 30 minutos depois chegaram policiais e atendentes com maca para conduzir os passageiros e pessoas que se machucaram ou desmaiaram. Sei disso por que estava na Estação Santo Amaro. Funcionários da via não prestaram socorro ou foram informar os passageiros. Pelo menos pesquisem antes de falar.

Felipe A.
Felipe A.
2 anos atrás

Quem defende foras da lei, são cúmplices!

Que os responsáveis pelo vandalismo sejam identificados, severamente punidos, e tenham seus antecedentes marcados como destruidor de patrimônio público.

Vitimismo pra quem faz coisa errada é o que torna os bandidos os donos do país.

guile
guile
2 anos atrás

como disseram, trem dá falha. e trem novo dá mais ainda, pois é no dia-a-dia que vai se tomando conhecimento do equipamento e adquirindo experiencia.

mas a pergunta que fica é: o trem não estava em operação assistida? como que fica 16 minutos desligado, sem nenhuma informação, como foi dito por alguém nos comentários?

e sobre o vandalismo, realmente não é o correto, mas o povo das linhas 8 e 9 são mais tranquilos. na linha 7 se começar a dar problemas igual a VM está fazendo com a 8 e 9, o povo quebra tudo no primeiro mês. fica a dica aí para o governador e para quem for querer assumir a linha 7, que tem um padrão de qualidade abaixo do qual fora entregue as linhas 8 e 9.