O que ocorreu com os ambiciosos planos de expansão do Metrô e CPTM após 10 anos?

Estação Faria Lima no dia da sua inauguração, há 10 anos (CMSP)

A pandemia do novo coronavírus fez uma data significativa no transporte público em São Paulo passar em branco um mês atrás, os 10 anos de inauguração da Linha 4-Amarela, hoje uma das mais importantes e vitais da rede metroferroviária. Foi no dia 25 de maio de 2010 que o trecho entre as estações Paulista e Faria Lima foi aberto oficialmente, marcando a estreia da mais moderna linha de metrô do Brasil.

De lá para cá, a rede sobre trilhos se expandiu e foi modernizada como nunca, porém, esse avanço não correspondeu à expectativa gerada pelo governo do estado desde antes dessa data. Na visão das gestões dos ex-governadores José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, São Paulo hoje teria uma malha de metrô e trens metropolitanos comparável a de cidades da Europa e da Ásia. No entanto, como se sabe, essa previsão foi apenas parcialmente cumprida, sendo que uma parte desses projetos nem saiu do papel enquanto outra empacou em problemas de caixa, disputas na Justiça e suspeitas de corrupção.

Em 2012, o portal Terra publicou um infográfico que ficou célebre para quem acompanha o setor. Nele, o mapa de linhas era mostrado ano a ano, de acordo com as projeções de expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Chega a ser surreal como a realidade se descolou desse “mundo virtual”. Se os prognósticos do governo tivessem sido certeiros, hoje os usuários do transporte público em São Paulo já poderiam usufruir de linhas como a 6-Laranja, 2-Verde até Dutra, 18-Bronze até Alvarenga, sem falar na conclusão dos monotrilhos da Linha 15 e Linha 17 em todas as suas fases.

Mapa futuro das linhas de São Paulo: descompasso com a realidade (Reprodução/Terra)

Por outro lado, alguns desses projetos, embora tenham demorado mais do que o esperado, acabaram sendo entregues como a extensão da Linha 5-Lilás até Chácara Klabin, 10 das 11 estações da Linha 4 e a Linha 13-Jade, da CPTM. O saldo, entretanto, é negativo pelo fato de que mesmo considerando que essas previsões eram exageradas a execução se mostrou problemática na maioria dos casos, um indício claro de que as gestões dessas obras estão contaminadas por muitos fatores alheios à construção em si.

Hoje vivemos uma perspectiva bastante diferente de 10 anos atrás. Há promessas de expansão acentuada do governo Doria, mas a situação econômica do país e as incertezas que envolvem obras públicas têm colocado inúmeras interrogações sobre a viabilidade de inaugurar novas linhas e trechos sobre trilhos além dos que estão já encaminhados. Um exemplo claro disso é o da Linha 6-Laranja. Em 2010, a gestão Serra prometia sua entrega num prazo curto, o ano de 2014, mas nada de palpável havia saído do papel. Pouco tempo depois, o projeto, que seria licitado de forma tradicional, foi transformado numa PPP integral pelo governo Alckmin. O resultado, como todos sabem, é que hoje a obra continua parada, aguardando o desfecho da negociação entre a construtora Acciona e a concessionária Move São Paulo.

Cerimônia de inauguração da Linha 4-Amarela: conclusão do projeto só ocorrerá uma década depois (GESP)

Também em 2010, o Metrô se via às voltas com disputas na Justiça contra a Linha 17-Ouro. Após ser licitado, o edital foi barrado pela Justiça a pedido de moradores da região do Morumbi, contrários à sua implantação. Na época, contava-se com o ramal de monotrilho para levar os torcedores ao estádio do Morumbi, então designado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. A linha, no entanto, virou uma piada recorrente quando se perguntam sobre o prazo de inauguração, sempre associado à Copa. A dúvida é saber qual edição do maior evento futebolístico do mundo o governo se referia.

Veja a seguir algumas previsões e o que de fato ocorreu na expansão sobre trilhos em São Paulo:

Linha Previsão de conclusão Realidade Situação
2-Verde 2017 2025 A extensão até Dutra, então chamada de Linha 15-Branca, seria licitada em 2013, porém, ficou congelada até o ano passado.
4-Amarela 2014 2020 A segunda fase da Linha 4 chegaria até Vila Sônia em 2014, mas a última estação só será finalizada neste ano.
5-Lilás 2015 2019 Há 10 anos, as obras da extensão da Linha 5 estavam apenas começando, mas o governo previa abri-la em 2015.
6-Laranja 2019 ? É um dos ramais que mais viu previsões furadas. Quando foi licitada, esperava-se por sua conclusão em 2019, depois 2020. Agora, estima-se que ela seja aberta por volta de 2025.
9-Esmeralda 2014 2022 A extensão até Varginha deveria ter sido entregue em 2014 e tem sido adiada várias vezes. Em 2021, a primeira das duas extensões deve ser aberta.
13-Jade 2016 2018 A Linha 13-Jade chegou a ser cogitada para a Copa do Mundo, mas também atrasou. Inaugurada em 2018, até hoje não funciona com os intervalos previstos.
15-Prata 2016 ? Primeiro ramal de monotrilho de São Paulo, a Linha 15 deveria ter chegado à São Mateus em 2014 e Cidade Tiradentes em 2016, mas a primeira meta foi concluída apenas em 2019 enquanto a segunda não tem prazo conhecido.
17-Ouro 2014 ? O monotrilho da Linha 17 ficaria completamente pronto em 2014, mas nem seu trecho essencial opera até hoje e não tem previsão confiável de inauguração.
18-Bronze 2016 cancelada A primeira linha de metrô do ABC Paulista tinha previsão de abertura em duas fases até 2016, mas em 2019 o governo Doria cancelou o contrato de PPP.
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