A pandemia do novo coronavírus fez uma data significativa no transporte público em São Paulo passar em branco um mês atrás, os 10 anos de inauguração da Linha 4-Amarela, hoje uma das mais importantes e vitais da rede metroferroviária. Foi no dia 25 de maio de 2010 que o trecho entre as estações Paulista e Faria Lima foi aberto oficialmente, marcando a estreia da mais moderna linha de metrô do Brasil.
De lá para cá, a rede sobre trilhos se expandiu e foi modernizada como nunca, porém, esse avanço não correspondeu à expectativa gerada pelo governo do estado desde antes dessa data. Na visão das gestões dos ex-governadores José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, São Paulo hoje teria uma malha de metrô e trens metropolitanos comparável a de cidades da Europa e da Ásia. No entanto, como se sabe, essa previsão foi apenas parcialmente cumprida, sendo que uma parte desses projetos nem saiu do papel enquanto outra empacou em problemas de caixa, disputas na Justiça e suspeitas de corrupção.
Em 2012, o portal Terra publicou um infográfico que ficou célebre para quem acompanha o setor. Nele, o mapa de linhas era mostrado ano a ano, de acordo com as projeções de expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Chega a ser surreal como a realidade se descolou desse “mundo virtual”. Se os prognósticos do governo tivessem sido certeiros, hoje os usuários do transporte público em São Paulo já poderiam usufruir de linhas como a 6-Laranja, 2-Verde até Dutra, 18-Bronze até Alvarenga, sem falar na conclusão dos monotrilhos da Linha 15 e Linha 17 em todas as suas fases.

Por outro lado, alguns desses projetos, embora tenham demorado mais do que o esperado, acabaram sendo entregues como a extensão da Linha 5-Lilás até Chácara Klabin, 10 das 11 estações da Linha 4 e a Linha 13-Jade, da CPTM. O saldo, entretanto, é negativo pelo fato de que mesmo considerando que essas previsões eram exageradas a execução se mostrou problemática na maioria dos casos, um indício claro de que as gestões dessas obras estão contaminadas por muitos fatores alheios à construção em si.
Hoje vivemos uma perspectiva bastante diferente de 10 anos atrás. Há promessas de expansão acentuada do governo Doria, mas a situação econômica do país e as incertezas que envolvem obras públicas têm colocado inúmeras interrogações sobre a viabilidade de inaugurar novas linhas e trechos sobre trilhos além dos que estão já encaminhados. Um exemplo claro disso é o da Linha 6-Laranja. Em 2010, a gestão Serra prometia sua entrega num prazo curto, o ano de 2014, mas nada de palpável havia saído do papel. Pouco tempo depois, o projeto, que seria licitado de forma tradicional, foi transformado numa PPP integral pelo governo Alckmin. O resultado, como todos sabem, é que hoje a obra continua parada, aguardando o desfecho da negociação entre a construtora Acciona e a concessionária Move São Paulo.

Também em 2010, o Metrô se via às voltas com disputas na Justiça contra a Linha 17-Ouro. Após ser licitado, o edital foi barrado pela Justiça a pedido de moradores da região do Morumbi, contrários à sua implantação. Na época, contava-se com o ramal de monotrilho para levar os torcedores ao estádio do Morumbi, então designado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. A linha, no entanto, virou uma piada recorrente quando se perguntam sobre o prazo de inauguração, sempre associado à Copa. A dúvida é saber qual edição do maior evento futebolístico do mundo o governo se referia.
Veja a seguir algumas previsões e o que de fato ocorreu na expansão sobre trilhos em São Paulo:
Linha | Previsão de conclusão | Realidade | Situação |
---|---|---|---|
2-Verde | 2017 | 2025 | A extensão até Dutra, então chamada de Linha 15-Branca, seria licitada em 2013, porém, ficou congelada até o ano passado. |
4-Amarela | 2014 | 2020 | A segunda fase da Linha 4 chegaria até Vila Sônia em 2014, mas a última estação só será finalizada neste ano. |
5-Lilás | 2015 | 2019 | Há 10 anos, as obras da extensão da Linha 5 estavam apenas começando, mas o governo previa abri-la em 2015. |
6-Laranja | 2019 | ? | É um dos ramais que mais viu previsões furadas. Quando foi licitada, esperava-se por sua conclusão em 2019, depois 2020. Agora, estima-se que ela seja aberta por volta de 2025. |
9-Esmeralda | 2014 | 2022 | A extensão até Varginha deveria ter sido entregue em 2014 e tem sido adiada várias vezes. Em 2021, a primeira das duas extensões deve ser aberta. |
13-Jade | 2016 | 2018 | A Linha 13-Jade chegou a ser cogitada para a Copa do Mundo, mas também atrasou. Inaugurada em 2018, até hoje não funciona com os intervalos previstos. |
15-Prata | 2016 | ? | Primeiro ramal de monotrilho de São Paulo, a Linha 15 deveria ter chegado à São Mateus em 2014 e Cidade Tiradentes em 2016, mas a primeira meta foi concluída apenas em 2019 enquanto a segunda não tem prazo conhecido. |
17-Ouro | 2014 | ? | O monotrilho da Linha 17 ficaria completamente pronto em 2014, mas nem seu trecho essencial opera até hoje e não tem previsão confiável de inauguração. |
18-Bronze | 2016 | cancelada | A primeira linha de metrô do ABC Paulista tinha previsão de abertura em duas fases até 2016, mas em 2019 o governo Doria cancelou o contrato de PPP. |