|

Obras da estação Ipiranga da Linha 15-Prata ganham aval da Cetesb

Metrô recebeu a licença ambiental de instalação, que permite que trabalhos tenham início no trecho até a estação Vila Prudente

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata (GPO/Sistran)

Quatro meses após a assinatura do contrato com o Consórcio Expresso Ipiranga, o Metrô de São Paulo obteve a Licença Ambiental de Instalação da Cetesb, que autoriza o início das obras de expansão da Linha 15-Prata até a futura estação Ipiranga.

O documento foi emitido em 30 de agosto pela companhia ambiental do estado e tem validade de seis anos. Com isso, o consórcio, formado pelas empresas Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens, poderá implantar os canteiros de obras do projeto.

A extensão do ramal de monotrilho até a ligação com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, prevê a construção das vias elevadas a partir da área de manobras a oeste da estação Vila Prudente indo 273 metros após a futura estação Ipiranga.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Expresso Ipiranga também será responsável por construir a estação, que possui um projeto arquitetônico sustentável, com geração de energia elétrica por paineis solares.

A estação Ipiranga já teve o projeto executivo aprovado pelo Metrô e em tese já pode ser implantada, numa área ao lado da estação da CPTM. Já os demais serviços dependem da execução do projeto executivo pelo próprio consórcio – além das vias, haverá também a construção de uma ciclovia e requadequação viária na região.

Trecho do monotrilho passará numa ponta da Favela de Vila Prudente (CMSP)

A extensão da Linha 15 seguirá pela Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, tomará parte da Favela de Vila Prudente (cujos moradores das casas afetadas serão realocados pela companhia), entrará na faixa de domínio onde está a Linha 10 e correrá paralela aos trilhos até a altura da estação Ipiranga.

As obras da extensão têm um valor de R$ 445 milhões e prazo de construção de 40 meses, ou seja, por volta do final de 2026.

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mickey
Mickey
1 ano atrás

Acho q vai ser só a Álya na construção a Coesa faliu

Bruno Ventura
Bruno Ventura
1 ano atrás
Responder para  Mickey

Se for bem próxima do que está na imagem do projeto, vai ser a estação de monotrilho mais bonita de todas.

Chatonildo
Chatonildo
1 ano atrás

Ainda falta mais algum documento/entrave burocrático?

A ordem de serviço já foi emitida e está correndo?

Ivo
Ivo
1 ano atrás

Ou seja, se dependesse do Victor, a Linha 2 jamais deveria ser ampliada e deveria seguir seu projeto original Vila Madalena-Paraíso. Mas para a tristeza do Victor e alegria da sociedade, a linha está sendo ampliada sem risco de ficar saturada.