Obras da estação Varginha aceleram, mas entrega em 2022 ainda parece incerta

Estação Varginha no dia 16 de setembro: obras voam em partes e estão paradas em outros (iTechdrones)

O tempo corre contra as pretensões do governo entregar a estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, ainda em 2022. A obra, prometida há anos, ganhou um ritmo veloz nos últimos meses, mas nem o esforço da construtora responsável pelo projeto parece ser suficiente para que haja uma inauguração às pressas nas próximas semanas.

O canal iTechdrones sobrevoou o canteiro de obras na sexta-feira, 16 de setembro, e mostrou que a evolução dos trabalhos está concentrada em concluir as vias até Mendes-Vila Natal e finalizar as plataformas e mezanino. A Engibrás, contratada pela CPTM, também finalizou a obra civil bruta da caixa d’água e iniciou o acabamento externo do prédio técnico.

No entanto, o acesso à estação ainda está no “esqueleto” assim como toda a área por onde os passageiros deverão chegar à estação. Mais sintomático da pressa em entregar a obra de forma precipitada é o “abandono” da extensão operacional e do trecho onde será construído um viaduto.

A CPTM chegou a desviar a Avenida Paulo Guilguer Reimberg para liberar o terreno do viaduto, mas não há sinal de obras no local há bastante tempo. Sem a extensão não há como realizar uma operação eficiente, necessária em horários de pico, com trens manobrando após as plataformas. Ou seja, como o próprio governo afirmou anteriomente, a “operação assistida” será longa, por nada menos que 12 meses.

Em constraste com isso, o trecho de vias ao norte possuía várias atividades e até obras aparentemente entregues como uma passagem de nível. Boa parte dos trilhos e postes para a alimentação aérea estava instalado enquanto em alguns locais estavam empilhados dormentes de concreto, à espera de serem posicionados.

O panorama, portanto, indicaria que a estação Varginha ficará pronta de fato em 2023, após todo o trabalho de acabamento, instalação e testes de sistemas, mas ao menos no caledário eleitoral a extensão da Linha 9 poderá ser “entregue” em breve. Um slide de uma apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na Semana de Tecnologia Metroferroviária ia além, prevendo a inauguração ainda em setembro.

Slide do governo mostra previsão de entrega neste mês (STM)

Dois anos do canal iTechdrones

Nesta semana, completam-se dois anos de existência do canal iTechdrones, que tem sido um parceiro inestimável do site MetrôCPTM. O primeiro vídeo publicado pelo canal foi justamente o que mostrou as obras da estação Varginha em 18 de setembro de 2020, na época praticamente paradas.

Não temos dúvida que foi a exposição da situação no canteiro da obra que ajudou a colocar o projeto nos eixos, um sinal da importância desse tipo de trabalho. Desde então, o canal acumulou quase 13 milhões de visualizações e a marca de mais de 57 mil inscritos.

A “cobertura aérea” do iTechdrones tem sido fundamental para mostrar a evolução de inúmeras obras de mobilidade. Sem essa ajuda, seria mais difícil acompanhar a realidade dos projetos públicos e assim cobrar do governo do estado uma atuação mais transparente. Deixamos então nosso parabéns ao iTechdrones e esperamos poder continuar com essa parceria pelos próximos anos.

Ricardo Meier

YouTube video

Previous Post

Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra deve ter projeto lançado em setembro

Next Post

Tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô aparece sendo fabricado na China

Related Posts