Destaques Linha 7

Obras da nova estação Francisco Morato enfim são iniciadas

Estação da Linha 7-Rubi contará com novo prédio com 6 mil m² de área construída e deve ficar pronto dentro de três anos
Obras na estação Francisco Morato

O governo do estado iniciou finalmente as obras da nova estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi da CPTM. Os trabalhos começarão pela demolição de estruturas que existem onde será erguida a nova estação, além de levantamentos topográficos na área.

A obra será realizada pelo consórcio Telar-Spavias, que venceu a concorrência no ano passado oferecendo R$ 114,9 milhões para construir a nova parada. Para os usuários da região é um alívio ver que as obras finalmente estão começando afinal a promessa de melhorar o serviço na cidade é antiga. A obra chegou a ser licitada, porém, em 2015 a empresa contratada se recusava a seguir com os trabalhos, entrando com uma liminar na Justiça.

“Chamei a empresa para ver qual era o problema e eles diziam que o projeto, que isso e aquilo… Aí nós chamamos a prefeita de então, com sua equipe técnica. Eles avaliaram o projeto, que não tinha problema algum, e conseguimos rescindir o contrato e relicitar a obra”, explicou o secretário Clodoaldo Pelissioni, da pasta de Transportes Metropolitanos, durante o evento de início das obras.

Agora, a nova construtora tem um prazo de 36 meses para finalizar a nova estação, o que significa prever que ela ficará pronta por volta do final de 2020 caso não ocorram atrasos. O novo prédio contará com 6 mil m² de área construída, três elevadores, cinco escadas rolantes, acessibilidade e três plataformas de embarque.

Antes da abertura da nova estação, a CPTM e a prefeitura de Francisco Morato entregarão no fim deste ano duas escadas rolantes para integrar a estação com o terminal de ônibus.

Novos trens

Enquanto conhecia as novas estações da Linha 15-Prata do Metrô e que serão abertas em março, o governador Geraldo Alckmin anunciou a entrega de mais dois trens da Série 9500 para a Linha 7 no final de fevereiro, além de outros dois Série 8500 (CAF) para a Linha 11-Coral. Com isso mais da metade da encomenda de 65 trens fechada em 2013 estará em operação na CPTM.

Veja também: CPTM está próxima de quebrar três tabus de sua história

Obras na estação Francisco Morato

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

6 Comentários

Click here to post a comment
  • Olá,
    Queria saber se essa reforma será aquela que finalmente ligará a linha 7-Rubi de forma continua…
    São essas as obras que serão feitas ou serão para outro fim?

    • As obras da Francisco Morato foram licitadas em Novembro.
      A estação de Suzano foi licitada no dia 02 /12. No meu aniversário coincisentemente.
      So agora começou as obras na linha 7. Em Suzano até agora nada.
      Em Suzano esse picole de xuchu veio na região junto com o prefeito puxa saco e até agora nada.

  • Venho acompanhando regularmente as noticias deste site e gostaria de parabenizar o Ricardo Meier por suas postagens e clareza, também sou um entusiasta e acredito que o transporte sobre trilhos em especial o Metro é a unica forma de amenizar o caos do deslocamento em nossa cidade.

  • Em ano de eleíções tudo fica mais facíl de ser resolvido ?Trouxa vai ser quem der um voto se quer para este governador que durante anos nos enganou e agora não faz mais que obrigação e agora usando esta obrigação como campanha eleitoral.

  • Gostaria que o site de vcs fizesse uma matéria sobre a Estação Jaraguá, da mesma linha 7 Rubi. Essa estação eh prometida há pelo menos 10 anos. Começaram as promessas, na época do então governador José Serra, em 2008, com o famigerado Expansão SP que não saiu do papel. À época, até projeto executivo, com maquete em 3D foi feito, e nada aconteceu. Em 2014, bem na semana que estreava a Copa do Mundo do Brasil, lembro muito bem, que instalaram placas ao redor da estação, anunciando a obra da nova estação com valor estimado em 111 milhões de reais e prazo estimado em 22 meses, ficando pronta em maio/2016. Mal a obra iniciou-se, com terreno de terraplanagem por ex, já parou, e nunca mais fora retomada. Hoje o terreno que foi preparado pelas máquinas, pra receber a nova estação, eh ocupado por barracos de alvenaria e madeira, de uma favela existente ali, numa rua sem saída. Eh muito triste ver que quando se trata do Jaraguá, as coisas não vão pra frente. A estação é do século XIX, não comporta o fluxo de passageiros diário, e não acompanhou o desenvolvimento do bairro, o viaduto sobre a linha férrea, demorou 40 anos pra sair do papel, será que vamos ter de esperar mais 40 pra nossa estação ser uma realidade!?

Airway