Obras de acessibilidade na estação Imperatriz Leopoldina terão início no sábado, 18

ViaMobilidade vai disponobilizar uma plataforma provisória enquanto realiza melhorias no restante da estação da Linha 8-Diamante
Plataforma de Imperatriz Leopoldina (VM)

A ViaMobilidade dará início neste sábado, 18, às obras de modernização e acessibilidade da estação Imperatriz Leopoldina, da Linha 8-Diamante.

Segundo a concessionária, as intervenções fazem parte do projeto de ampliação do mezanino da estação, que contará com várias melhorias, entre elas três elevadores. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2024.

Para realizar os serviços, no entanto, será preciso interditar uma das extremidades da plataforma da estação, que será substituída por uma extensão provisória. Com isso, apenas uma escada de acesso à plataforma estará em funcionamento. D

A ViaMobilidade garante que as obras não impactarão a circulação dos trens, a despeito de as mudanças poderem eventualmente aumentar o tempo de embarque na estação.

“Para garantir a movimentação das pessoas com mais segurança e conforto, tanto para embarque como para desembarque, os AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) poderão implementar estratégias pontuais de controle fluxo nos horários de pico. A orientação aos passageiros que utilizam a estação para embarque, se possível, é programar a chegada à estação com mais antecedência. É recomendável também a compra antecipada de bilhetes ou recarga de cartões”, disse a empresa.

Bloqueios de Imperatriz Leopoldina (VM)

A plataforma provisória, embora tenha cobertura, iluminação e piso regular, não oferecerá o mesmo conforto, alerta a empresa. Isso porque as estruturas tubulares que sustentam o telhado ocupam um espaço maior, reduzindo a área de circulação.

A modernização da Estação Imperatriz Leopoldina faz parte do investimento da concessionária nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda durante os três primeiros anos da concessão.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Nosso contrato de concessão prevê a modernização de algumas estações antigas das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que não foram projetadas no passado com o olhar atento para soluções de acessibilidade. Um período de obras sempre traz algum tipo de impacto para as pessoas que utilizam a estação diariamente, mas as melhorias geradas após a conclusão dos trabalhos certamente trarão muitos benefícios aos passageiros”, disse Francisco Pierrini, diretor da ViaMobilidade.

A plataforma provisória tem uma área de circulação menor (VM)

Após a reforma, a estação Imperatriz Leopoldina terá três novos elevadores, um bloqueio para pessoas com deficiência, nova bilheteria e bicicletário. Já a plataforma terá complementação de altura e largura para facilitar o embarque e desembarque. Todas as escadas fixas terão corrimãos e canaletas para condução de bicicletas.

A modernização inclui ainda sinalização tátil em toda a estação e com cobertura metálica e nova iluminação na passarela de acesso. Por fim, haverá um banheiro feminino e um masculino para pessoas com deficiência.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment

Comments are closed.

Previous Post
Estação Brigadeiro (Jean Carlos)

Metrô habilita proposta para “naming rights” da estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde

Next Post
Operação do serviço semi-expresso (Jean Carlos)

De novo: ViaMobilidade retomará serviços expressos com tarifa diferenciada para evento musical

Related Posts