A estação Luz é uma das mais movimentadas do sistema metroferroviário. Além de ser um dos principais cartões postais da cidade, é um dos pontos de convergência de linhas de trens e metrô. Ao longo dos anos ela passou a ser mais solicitada, sobretudo com a chegada da Linha 4-Amarela. Para que a estação possa continuar a bem servir os passageiros que transitam por ela, a CPTM realizou a licitação que consiste na construção de um novo túnel entre o saguão oeste e a área da Linha 4-Amarela.
Vencedor
Depois de alguns meses após a publicação do edital, a CPTM realizou a adjudicação do contrato para o Consórcio Construtor Túnel Luz formado pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A, Heleno & Fonseca Construtécnica S.A, Vad Engenharia e Empreendimentos LTDA e HHTEC Comércio e Serviços Eireli.
Cabe lembrar que antes da adjudicação, o Consórcio Telar – Gros Túnel Luz havia entrado com uma interposição contra o resultado da licitação, conforme prevê o regulamento do certame. Após analisar as alegações, a CPTM indeferiu o recurso fazendo com que o Consórcio Construtor Túnel Luz pudesse assumir as obras.
O Projeto
O projeto prevê que, além do novo túnel que será construído entre o saguão oeste e a estação da ViaQuatro, o acesso Cásper Líbero passe por reformas estruturais. Entre as obras previstas estão a instalação de novas escadas rolantes bem como elevadores para melhorar a acessibilidade e construção de banheiros .
Além das obras no subterrâneo, haverá mudanças na plataforma central e na ligação com a Sala São Paulo, que será feita através de uma extensão da plataforma 1 (sentido Jundiaí).
Confira nosso artigo sobre as mudanças que estão por vir na estação.

Prazo e custo
Não menos importante é o prazo e o custo desta importante obra. O Consórcio Construtor Túnel Luz ofereceu o valor de R$ 59,9 milhões pela realização dos serviços. Este valor representa um desconto de 11,6% em relação ao orçado pela CPTM, que era de aproximadamente R$ 67,8 milhões. Tão logo o contrato seja assinado, a empresa responsável terá 36 meses para executar as obras, além de 12 meses para a operação assistida.
Conclusão
Espera-se com esta obra que a estação da Luz esteja preparada para uma nova demanda com a chegada do serviço 710 aliada a um possível retorno da vida ao “normal”.