Opinião: faz sentido extinguir uma empresa que é premiada por sua qualidade?

Enquanto recebe prêmio como melhor operadora de sistema metropolitano, CPTM está prestes a ter suas linhas repassadas à iniciativa privada
Faz sentido conceder uma empresa que tem boa operação? (Jean Carlos)
Faz sentido conceder uma empresa que tem boa operação? (Jean Carlos)

Em 27 de abril, ocorreu a cerimônia de entrega do “Prêmio Revista Ferroviária 2023” que sagrou a CPTM como vencedora na categoria “Melhor Operadora de Sistema Metropolitano”.

A atual gestão, no entanto, com vistas a trazer maior eficiência à operação e gestão, tem como intuito realizar a concessão de todas as linhas da CPTM. A pergunta que se faz é: diante deste recente reconhecimento dado à CPTM, seria esta uma opção sensata?

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Melhorias ao longo dos anos

Quando a CPTM assumiu as linhas ferroviárias da CBTU, e posteriormente Fepasa, ela as encontrou uma situação muito mais calamitosa do que aquelas vistas, por exemplo, nas Linhas 8 e 9.

Depois de 30 anos, saindo do “lixo ao luxo”, é necessário se fazer reflexões. O que fez de fato a estatal ganhar tal reconhecimento? Seria o impacto isolado de uma gestão “disruptiva” ou um trabalho de décadas que floresceu nos dias de hoje?

CPTM herdou rede de empresas federais (Jean Carlos)
CPTM herdou rede de empresas federais (Jean Carlos)

As antigas gestões da CPTM tiveram ao longo dos anos o desafio de não só operar uma malha degradada pelo descaso do governo federal, mas de promover sua revitalização. Acima disso, promover que o trem era um transporte seguro e eficiente, dado o descrédito que o modo tinha devido sua infâmia até os anos 90.

Foram realizadas compras massivas de novos trens. A renovação de material rodante representou uma mudança completa em como o passageiro via a ferrovia. Foi a transformação do trem de subúrbio em, praticamente, um metro de superfície.

As melhorias em estações também foram importantes. A reconstrução de paradas inadequadas faz parte do processo de contínua modernização do sistema. Em tempos de “vacas magras”, a estatal optou por uma espécie de retrofit.

Algumas mais bem trabalhadas, como é o caso das estações Jardim Belval e Jardim Silveira, outras mais humildes como Capuava, Utinga e Prefeito Saladino. Mas, em todas elas os critérios de conforto e acessibilidade foram atendidos.

Estação Jardim Belval (Jean Carlos)
Estação Jardim Belval (Jean Carlos)

Percebe-se que cada gestão deixou uma pequena marca, algo que é levado adiante. Alguns projetos são como sementes que através da força política podem de fato germinar, gerando bons frutos. Estes frutos se refletem em um serviço com maior conforto, atendendo maiores demandas com intervalos entre trens cada vez menores.

Mesmo diante disso, surge a intenção de realizar a concessão destas linhas. A atual gestão da estatal tem feito o esperado: trazer a empresa aos poucos para o presente com ações modernas. O ESG, uma espécie de estado da arte da administração de empresas, está aos poucos sendo implantado na estatal.

Jornada ESG (CPTM)
Jornada ESG (CPTM)

Faz sentido conceder uma empresa reconhecidamente boa?

Questiona-se com honestidade: qual o intuito de tantos esforços se, no final das contas, tudo será meramente repassado para uma nova operadora? Reconhece-se as necessidades de melhorarias no dia a dia, mas será que existe um plano de longo prazo para os trens metropolitanos?

Esse plano de longo prazo é, para o governo Tarcísio, a indução de grandes investimentos através do motor privado. As empresas podem, e devem, realizar contribuições para a expansão da rede sobre trilhos. Mas será que existe preparo por parte da tal iniciativa quando se fala em operação de trechos existentes?

Quando Tarcisio de Freitas se depara com a missão de conceder a “melhor operadora de trens urbanos do Brasil” para justamente melhorar o seu desempenho, ele entra em contradição: há alguém melhor para operar o que hoje existe?

Prêmio RF 2023 dado à CPTM (Pedro Moro)
Prêmio RF 2023 dado à CPTM (Pedro Moro)

O que impede a CPTM de, por exemplo, atingir o nível de eficiência da iniciativa privada? A resposta é simples: nada impede uma empresa estatal de atingir a excelência, a prova está resoluta na premiação e reconhecimento da empresa.

Porém, temos que lembrar que a CPTM não deveria ter objetivos empresariais. O seu objetivo não se resume a ter superávit financeiro. É preciso deixar claro: a função do transporte de massa é servir a sociedade garantindo qualidade no transporte e modicidade tarifária.

Neste sentido, ao se priorizar o repasse da gestão, operação e , até certo ponto, a garantir a eficiência financeira das futuras concessionárias, se tem um foco mais na gestão empresarial do que no passageiro.

Como a iniciativa privada pode, de fato, contribuir?

Isso não significa que a iniciativa privada não deva participar de investimentos importantes. A construção de novos trechos e serviços pode sim ser alvo de exploração privada. Com recursos do tesouro do estado limitados, o investimento privado é bem-vindo em novos empreendimentos. A Linha 6-Laranja é um bom exemplo disso.

Traçado preliminar para a Linha 14-Onix (Jean Carlos)

A premiação da Revista Ferroviária à CPTM mostra que, a CPTM, alvo da extinção, já é a solução sólida para os trens na região metropolitana de São Paulo. Um plano de investimentos constantes e perenes é o que de fato garantiu as melhorias, até algumas décadas atrás, inimagináveis.

Quando se pensa no transporte público como serviço, onde os passageiros são clientes e a eficiência é sinônimo de lucro, você perde completamente a essência que norteia este transporte: propiciar mobilidade justa e acessivel no território urbano.

Nota do editor: os artigos classificados como “opinião” não refletem necessariamente o pensamento deste site.

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  1. Gostei deste artigo que mostra como a CPTM melhorou as linhas herdadas da FEPASA e CBTU/RFFSA. As linhas operadas pela CPTM, apesar dos problemas que existem, em muitas cidades brasileiras seriam consideradas linhas de metrô. Não vejo razão para acabar com a CPTM só se for razões ideológicas. Isto não resolve o problema é só ver como estão as linhas 8 e 9 operadas pela Via Mobilidade e as linhas no Rio de Janeiro operadas pela Super Via.

    1. Faz sentido sim, aliás, todo sentido.
      Provavelmente quem premiou a CPTM não utiliza os serviços diariamente.
      Para a maioria da população que utiliza, a privatização é solução sim
      A CPTM entrega um serviço de péssima qualidade, os trens e as linhas vivem dando problemas, vivem em reformas que sempre atrapalham quem trabalha aos finais de semana e feriados.
      Sem contar os funcionários, que vivem fazendo greve por qualquer coisa, e sempre quem paga por isso são os usuários.
      SIM, PRIVATIZAÇÃO É A SOLUÇÃO

      1. Cara lê a matéria antes de sair falando asneira, ela concorreu concorreu com o Metrô de Fortaleza e a Trensurb de Porto Alegre e entre esse dois ela venceu, e não PRIVATIZAÇÃO NÃO É O CAMINHO

      2. Esse cara deve ser daqueles que não sabem de nada, é um Maria vai com as outras, quem não usa o sistema é você, não sabe como funciona o esquema de Privatização, que a Privatização tira dinheiro público para pagar as empresas que ganha as licitações em forma de subsídio. Sugiro que antes de comentar algo, vc procure obter informações necessárias para argumentar seu ponto de vista. Espero que consiga pelo menos entender essa resposta

    2. A matéria foi bem explanada e deixa claro que a concessão das linhas e extinção da CPTM só será beneficiado a empresa e não os passageiros. A cptm melhorou e em muito ao longo dos anos, trouxe novos trens e diminuiu o tempo de viagem para quem utiliza de Jundiaí a rio grande da serra. E esse atual governo veio apenas para acabar com a cptm sem pensar em quem, de fato, utiliza o sistema diariamente.

    3. Até na Europa e EUA os trens de metropolitanaks são estatais. incluindo o famosotrem de longa distância, o Eurostar.
      E transporte público é um serviço essencial e monopolista. Não é pra dar lucro, pois os mais pobres dependem de dele.

  2. Legal o texto.
    A CPTM é uma empresa que evoluiu demais em relação ao que herdou no passado.
    Eu acho válido privatizações porém essa da CPTM vai ser algo diferente, não sei se teremos realmente o mesmo nível de serviço prestado pela CPTM.
    Lembro que no passado, lá por 2003 ou 2004, eu tinha 11/12 anos na época, eu mandei uma espécie de questionamento para a CPTM sobre porque a linha 10 tinha um trem praticamente de luxo, sim em relação as outras linhas o espanhol reformado era um luxo, enquanto as linhas 11/12 tinham literalmente carroças que nem as portas se fechavam. Até aí tudo bem, mandei no site dos caras e tals e larguei quieto, fiquei besta uns 3 meses depois, chegou uma carta em meu nome, seladinha e tals e o remetente era a companhia Paulista de trens metropolitanos, abri e estava lá explicando justamente o que diz o texto acima, questões de investimentos, como receberam a malha da antiga CBTU e com prazos para colocarem melhores composições nos trechos citados.

    Eu hoje duvido muito alguma empresa ter essa decência de responder da forma como a CPTM fez, aliás, responder não mas ler uma crítica e responder a altura, nem mesmo se importando que se tratava de uma criança na outra ponta. A CPTM por incrível que pareça se importa muito com o passageiro, eu não era uma criança pra eles, era um passageiro e isso é o que importa.

    PS: desculpa aos amantes dos trilhos por chamar de carroça um série 1400, era minha visão quando criança, mas apesar de ser nostálgico e tals os carros que andavam nas linhas 11/12 da época mas ninguém merecia aquela situação que presenciei algumas vezes, estavam detonados demais.

    1. A CPTM tem buscado a cada dia a excelência no atendimento a população merece ser reconhecida, hoje temos o exemplo de privatização em São Paulo as linhas 8 e 9 comandadas pela Via Imobilidade, está mais que provado que a privatização do transporte sobre trilhos não é o caminho certo a se seguir.

  3. Muito bom o artigo, mas discordo da opinião do autor! A CPTM realmente fez um trabalho maravilhoso no que diz respeito ao que recebeu nos anos 90. Vejo hoje o que acontece no RJ e em outros lugares do país e aí dou valor ao que a empresa tem hoje. Ainda há muito a melhorar com certeza, visto o que temos de exemplos fora do país.

    O problema é estar a mercê de políticos, que gastam fortunas em projetos e ideias mirabolantes para poderem gastar nos 4 anos que estão no poder, e aí a última coisa em que eles pensam seria pensar em melhorar o serviço da população. E não vejo uma solução a curto prazo visto o que temos visto de lideranças políticas por aí. A iniciativa privada viria para mitigar esse risco, pois ela tem menos travas para poder contratar, operar e investir e também, uma vez que o dinheiro para ela sobreviver viria dela mesma, tendo uma contrapartida menor do Estado.

    Ainda assim, por uma questão estratégica, eu deixaria pelo menos as linhas com maior demanda de investimento com a CPTM (Linhas 11 e 12). Pois assim, caso uma das empresas privadas venha a apresentar um serviço ruim (Vide a Viamobilidade) a empresa consiga se reorganizar e assumir novamente.

  4. A cptm na área leste foi muito boa . Mas não podemos esquecer que a L8 não via uma manutenção mais pesada des que que governo estadual reformou tirando da mão da sorocabana para fepasa na parte dos trilhos. Obs a cptm deu mais preferência de investimento para melhorar a L11 e L12 L7 L10 e literalmente esqueceu da L8 e L9. se a cptm tivesse uma visão mais global sobre as linhas o pouco dinheiro de investimento que ela tem deveria ser igual pelas linhas que ela tinha e não priorizar certas linhas por que questão de votos

    1. Oi? Linha 9 ganhou várias estações em 2000, reforma das outras e constante renovação (2100 usados, 3000, 2070, 7000 e 7500). A 8 teve reforma pesada de 9 estações, trens 8000 padronizando a linha, fora os intervalos baixos das duas. Eram as que menos davam falhas de toda a rede.

  5. Na minha opinião não há quase nada para se reclamar na CPTM, é de longe o melhor serviço de trens metropolitanos das Américas, em qualidade das composições, estações, tempo de espera, limpeza, etc. Morei alguns anos da minha vida em Portugal, um país considerado de primeiro mundo, mas lá eu esperava em média, no horário de pico, 6 minutos no metrô, enquanto nos trens metropolitanos a espera era de 20 minutos no mínimo, sem contar estações sujas, sem cobertura e acessibilidade, e com a maioria dos trens sendo RENOVADOS nos anos 90, ou seja, mais antigos que isso até. A privatização da CPTM é provavelmente um dos maiores erros de gestão que ja vi, como se privatiza uma empresa que é a melhor de um continente inteiro no que faz? Melhor até do que serviços na Espanha, Itália, Portugal? Não faz o mínimo de sentido e não há justificação para isto.

    1. E, o privado prefere as cargas, com maior lucratividade. A causa disso é que muitos vagões, locomotivas e, até ferrovias, foram desativadas. Nesse caso, o Público seria a solução para tal.

  6. Não, não faz sentido. Basta ver o que vem ocorrendo nas linhas 8 e 9 que eram da CPTM; antes, só havia ouvido falar de um descarrilamento na linha 12 que ocorreu a alguns anos, mas na Via mobilidade é algo corriqueiro. A operação do metrô é impecável, sobretudo da linha 4, mas os trens, deveriam voltar para a CPTM e o governo, esquecer essa história de privatização, porque nesse caso, não há como a iniciativa privada oferecer um serviço tão bom quanto ao que a CPTM já faz.

  7. Pode até ser premiada pela qualidade do serviço, mas o atendimento ao público é um lixo! Não falam bom dia/boa tarde/boa noite e quando falam é com um jeito forçado, respondem mal as dúvidas dos passageiros e se você ficar questionando muito, são grosseiros, a ponto de arrumarem confusão!
    Os guardas de plataforma então ficam barrando as pessoas que gostam de tirar foto, intimidando como se estivessem cometendo um crime, é constrangedor a forma como tratam as pessoas que gostam de trens!
    O atendimento ao público da CPTM é nota 1, só não é 0 porque tem alguns funcionários que ainda atendem bem os passageiros. Eu trabalho com o público e sei bem o que eu estou falando, pois eu trato todo mundo bem, com educação, com empatia, tirando todas as dúvidas dos passageiros que estão perdidos e buscam por informações com paciência e cuidado que eles merecem!

    1. Você deve ser um chato que ninguém aguenta, pois duvido que de fizer uma pesquisa com os passageiros das CPTM sua opinião será seguida.

    2. eu já ouvi guadas responderem mau a passageiros mas, eram terceirizados e não funcionários da CPTM.

    3. o cara vem falar de atendimento pra defender o corrupto de estimação.
      Empresa privada com monopólio nem canal de atendimento vai ter.

  8. Negócios….de governos corruptos PSDB (primeiro colocado) hoje MDB (PMDB em segunda posição) é grupos mediáticos, poderes jurídicos – administrativos (sejam estaduais SP ou federais Brasilia), grupos económicos somados (do Brasil e espanholes sabidamente corruptos) …., E por casa…? “presidenciais do Metro – CPTM” como estamos…?..e seus sindicatos….?; “Tribunal de Contas da União” como estamos…?….; Gente o pessoal esta vendo viu…?! parem de se fazer de o lance não é com esta turma toda que da “asco”…, algum dia o povo vai encher a sua paciência…..; Por último, os políticos não são todos iguais “NÃO”….como tem muito papagaio de pirata mal informado (por aqueles anteriormente mencionados) no pais, povo desinformado não participa – reage, povo informado transforma e aperfeiçoa as democracias que, como todo sistema tem seus problemas, nada é perfeito..BOM DIA…

  9. Se o governo diminuir os gastos com funcionários comissionados que no geral são os que inflam as folhas de pagamento nas estatais, inclusive teve uma matéria neste portal que não mostrou essa parte da folha de pagamento do metro onde quase 500 funcionários ficam com 30% da folha de pagamento na cptm não deve ser diferente vai melhorem muito a gestão e os gastos

    1. Isso é fácil de resolver: só votar em partidos que não permitem comissionados ineficientes em quadros públicos.

      1. De vez de privatizar as linhas. Porque não privatiza a Empresa CPTM não é mais fácil.

  10. Só um governo de direita entreguista e sem compromisso com o que é publico, faz este tipo de atrocidades, entrega uma empresa conceituada a troco de banana para ser explorada, sem contar a falta de competência para operacionalizar, causando acidentes, vários descarrilamento, colocando a população em risco.

  11. infelizmente, elegeram esse traste bolsonarista e forasteiro para acabar com tudo.. ele é entreguista..

  12. O atual governo estadual vai deixar de investir em manutenção para que a qualidade dos serviços caiam drasticamente. Em assim sendo, a população reclama e dá-se o processo de privatização para os amigos de plantão. Quem viver, verá.

  13. Caro Tiago, gostaria de saber de onde você tirou essa informação sobre a manutenção das linhas 8 e 9. o estado jamais deixou essas ou quaisquer linhas de lado e o exemplo é que as duas foram as primeiras a serem privatizadas, pois tinham melhores condições e fariam com que quem ganhasse a concessão gastasse menos e lucrasse mais

  14. Finalmente o site se pronunciando contra o retrocesso corrupto do Governo miliciano de Tarcisio

  15. Escolha ideológica de toda uma população que não pesquisa de onde vem o candidato.
    lembrando que muitos dos patrões da iniciativa privada não andam de trem nem ônibus, então a partir do momento que forem agraciados com algo que funciona, e deixarem voltar a sucatear, lembrem se que será o governante que terá que tomar conta de novo, e quem irá pagar o pato (prejuízo), seremos nós.

  16. Hahahahahahahahaha o prêmio deve ter sido entregue por quem nunca na vida andou de trem, nunca precisou disputar um lugar na plataforma para poder entrar no trem e não chegar atrasado, isso contando que você já sai o mais cedo possível porque o trem diminui a velocidade e faz paradas aleatórias ao seu bel-prazer. Os trens, as estações, os trilhos, tudo que não está dentro do perímetro da cidade de São Paulo sempre foi sucateado.

  17. Faz sentido contrariar a vontade popular expressa nas urnas, de forma democrática?

    A população paulista votou pelo fim da CPTM, sendo que só foi convencida disso graças ao trabalho meramente regular da CPTM (que nunca atingiu os padrões de qualidade projetados pelo estado).

    Em 20 anos o estado investiu (recursos próprios+financiamentos) mais de R$ 16 bilhões e a CPTM não conseguiu alcançar a qualidade projetada por ela mesma (intervalo de 4 minutos em todas as suas linhas, todas as estações acessíveis, frota de 250 trens operacionais, capacidade energética instalada de 230 MW, etc).

    Ao mesmo tempo, os sindicatos da CPTM, a direção da empresa e grande parte dos seus funcionários fizeram ouvidos moucos para as reivindicações da população. Acharam que viviam no paraíso da empresa estatal que não sofre falência, não atrasa salários e não demite (a não ser em situações pontuais). Viveram alheios ao resto do mundo.

    Jean Carlos usa o prêmio da Revista Ferroviária como argumento de qualidade. A Supervia ganhou esse prêmio por três anos seguidos. Então ela também não deveria acabar. Ou será que esse prêmio não é tão relevante quanto aparenta?

    A CPTM só está colhendo o que plantou.

    1. Olha, se a gente vê a “vontade popular”, muitos dos que votaram pela privatização da CPTM também votaram para por exemplo “defender policial corrupto e assassino”, ou “ser possível vender os órgãos / vender o filho”, ou votaram a favor do racismo, dos criminosos de colarinho branco (que muitas vezes tem ligações com o crime organizado até mesmo sendo vizinho em condomínio de luxo).

      A CPTM não está colhendo o que plantou. A CPTM é uma empresa pública, ligada ao governo do Estado de São Paulo. Quem plantou sobre privatização geralmente é liberalcuzinho, aquele que se diz liberal na economia e conservador nos costumes, mas quando vai ver pede ajuda pro Estado para cobrir seus gatos, e descobre que nos costumes acaba indo a boate Bahamas…

    2. A CPTM, Sabesp, Metrô, são empresas de excelência, com padrão de qualidade internacional, não devem ser entregues aos privados, que só visam lucro e vão só se dar bem, já que as três empresas funcionam muito bem, não precisam ser usadas para agradar à ganância dos amiguinhos do rei Troxisio, no qual, orgulhosamente, não votei. Entreguista e mimado.

    3. Vamos lá:

      Se houvesse um plebiscito sobre a privatização da CPTM e METRO, aí sim ouviríamos a vontade popular.

      Tarciso não falou em campanha sobre privatizar a CPTM e METRO, e pelo contrário, prometeu agir com rigor contra a via mobilidade caso o serviço não melhorasse imediatamente.

      Na capital Tarcísio perdeu. Como já havia perdido João Doria em 2018. Logo, a maior parcela da população usuária do serviço não votou em Tarcísio e nas suas propostas.

      Como sempre destilando ódio aos trabalhadores e aos sindicatos, afinal como já demonstrou em outros comentários, é a favor do trabalho escravo.

      Bom mesmo é a via mobilidade, que vai investir 3 bilhões em 30 anos (média de 100 milhões ao ano) e receber um lucro mínimo de 11 bilhões no mesmo período.

      Agora conta pra nós: você tem cargo comissionado no governo, é sócio da CCR ou só mais um pobre entusiasta da privatização porque acha que trabalhador tem tudo que ser escravo?

  18. Óbvio que não faz sentido algum, o Governador Eleito esta apenas cumprido suas promessas de campanha… não para seu eleitores óbvio, e sim para os empresários que bancaram sua campanha. A privatização do sistema vai trazer consequências graves para a cidade… Quem sabe nos paulistas após esse traste sair, aprenda a votar.

  19. O cidadão paulistano deve esperar por trinta anos para chegar a ser atendido com excelência ? A privatização tira o aspecto ideológico e dá aos governos concedentes real poder sobre o concessionário… o Estado leva uma eternidade para retribuir o cidadão pelo que ele paga de tarifa dads a ineficiência e o cabide de empregos, se der prejuízo, a Viúva paga…

  20. sim a privatização a CPTM só começou se coçar agora que está prestes a dar início ao seu fim !!!
    nunca vi uma iniciativa privada fazer greve !! e atrapalha aqueles que paga seu salário

    1. Uma coisa é um sindicato q faz 3 greves em 10 anos, outra coisa é uma empresa PRIVADA, q em um ano sucateia duas linhas de trem com 157 falhas, 6 descarrilamentos e 1 morte, são casos diferentes, mas vc não entende isso não é msm?

    2. Claro, não fazem greve porque serão demitidos, então preferem trabalhar recebendo pouco e de modo precário. Por isso as linhas privatizadas estão dando tanto problema. Se as linhas não param por greve, param por acidentes.

  21. Na minha opinião o interesse aí só é um , tem gente ganhando muito dinheiro para fazer essa transformação dando o controle da CPTM para administração privada.
    Como toda empresa há pontos a serem revisados e corrigidos mas isso não é motivo para que uma empresa pública seja vendida onde creio eu que já há cartas marcadas para adquirirem o comando da CPTM.
    Eu quando necessário utilizo a linha 11 coral e não tenho a reclamar pois hoje os trens são novos e limpos, o intervalo é igual ao metrô então acho que isso é apenas pra dar dinheiro pro governo e seus aliados particularmente, não há necessidade de vender essa empresa, se há algum desconforto porque não corrigir ao invés de vender pois sabemos que as empresas privadas só visam lucros e não estão nem aí pro povão. Não a venda da CPTM Sr. Tarciso de Freitas.

  22. Uma coisa engraçada é pensar que é justamente uma autarquia – pois empresa pública autônoma é uma autarquia – é quem tem um poder de atuação no transporte metropolitano reconhecido. E muitas vezes quem é do transporte público ignora que boa parte dos serviços férreos pelo mundo são operados por autarquias similares. Amtrak nos Estados Unidos é um exemplo.

    Se não fosse a atitude de Mário Covas de proteger os serviços ferroviários da época, provavelmente São Paulo teria um serviço ferroviário similar ao que ocorreu com a Supervia: operação sucateada e sem melhorias, quando não, com interferência criminal em alguns pontos – imagine se já Itapevi após Amador tem invasão de linha, caso a CPTM não tivesse cuidado, teríamos favelas na linha férrea em Itapevi ao invés de linhas de trens… Isso vale para a Zona Leste de São Paulo também, na qual muitos bairros lindeiros nasceram de ocupações marginais à ferrovia.

    Um prêmio não é indicativo de nada – quem cria premio geralmente é alguém da elite querendo fazer marketing para algo. Um premio apenas não recompensa o dia a dia dos profissionais a serviço do poder da autarquia pública. O dia a dia diz muito. As pessoas podem reclamar, mas usam a CPTM e aparentemente reconhecem as melhorias.

    O que não pode ser ignorado é que escolhas políticas são parte das escolhas da mobilidade pública. Boas escolhas políticas fazem decisões serem melhores e mais atuantes. Menos publicidade e mais atuação. Políticos bons não vão ficar fazendo marketing, apenas vão fazer o que tem que fazer e pronto. Escolher políticos que fazem deveria ser o mote – inclusive de quem é entusiasta e defensor do transporte público. Isso também é defender a CPTM e o Metrô de iniciativas escusas, como repassar a iniciativa privada.

    E não que a iniciativa privada é ruim. O problema é que iniciativa privada é deixar na mão de alguém que visa lucro ao invés de eficiência e atividade. Serviços públicos essenciais não visam o lucro, mas sim à eficiência, a necessidade de operar um serviço que precisa ser fornecido à quem mora em uma comunidade. Serviços de saúde, educação e transporte são deveres do Estado.

    Que a CPTM seja defendida, não só com honrarias, mas com reconhecimento público e proteção a suas operações. Que interesses escusos vindo de pessoas vis sejam deixados de lado.

  23. é muito simples !
    premiada ou nao…ela nao reinveste nela mesma..nao gera lucros, portanto tem de pedir aporte de dinheiro publico todo ano, para governo e assmbleia..sendo assim ela nao e autonoma, e nem anda sozinha
    o que ela anda fazendo , podia ter sido feita em outras gestoes, sem grana, e agora se foaz com dinheiro parcelado da venda de parte dela
    sabesp é boa empresa? correios? banco do brasil? qual qualidade? op que entregam de diferente?
    nao tem

    PRIVATIZAR (inclusive metro) qq empresa estatal e a solucao !
    no inicio, a herança e horrivel, depois vai havendo evolucao !

    1. você acha que privatizando o governo para de gastar com ela? o subsídio é muito maior para essas empresas! entra direto pro bolso do dono! Não privatizem serviços públicos!!! serviço público não dá lucro!!! acordemmmmmm

  24. O problema é as indicações políticas das empresas estatais,médico em área de manutenção, engenheiro na área de educação, administrador na área de educação,se não acabar com a lei que permite esse tipo de indicação sem formação técnica o melhor é privatizar

    1. Privatizar não resolve, votar certo sim. Quando elege-se políticos competentes, eles podem até trabalhar com comissionados, mas que FAZEM ALGO ao invés de ser cabide de emprego.

      Novamente: boas escolhas políticas colhem resultados eficientes.

    2. E, o privado prefere as cargas, com maior lucratividade. E, o sucateamento de locomotivas e vagões. Ferrovias foram desativadas.

  25. Se a iniciativa privada dinheiro e quer investir no sistema metroferroviário, que ela faça uma nova linha, há demanda para isso. O que a iniciativa privada quer é lucrar, lucrar e lucrar em cima usurpando as linhas da CPTM, para que no futuro façam o mesmo que fizeram no Rio de Janeiro, entreguem as linhas aos pedaços, com uma tarifa que é quase 8 reais(no Rio de Janeiro). Com certeza o Tarcísio vai ganhar uma fortuna com essas concessões.

  26. Boa noite colega, parece que você está desinformado. Aqui em São Paulo, a concessionária continua recebendo aporte do Estado…inclusive a maior parte da receita da bilheteria vai pro grupo CCR, que recebe mais por passageiro do que a CPTM e o Metrô… O Estado deixa de investir em transporte (que é um serviço essencial para a população e portanto não tem que ter lucro) e repassa a verba para uma empresa privada que visa e lucro e portanto deixará de investir em melhorias no sistema.
    E pra efeito de curiosidade, a 08/09 jamais poderia ser uma herança maldita, afinal sempre foi o melhor par de linha da CPTM

  27. Se a iniciativa privada tem dinheiro e quer investir no sistema metroferroviário, que ela faça uma nova linha de trem ou metrô, há demanda para isso. O que a iniciativa privada (CCR, Mitsui no Rio de Janeiro) quer é lucrar, lucrar e lucrar em cima usurpando as linhas da CPTM, para que no futuro façam o mesmo que fizeram no Rio de Janeiro, entreguem as linhas caindo aos pedaços, com uma tarifa que é quase 8 reais(no Rio de Janeiro). Com certeza o Tarcísio vai ganhar uma fortuna com essas concessões.

  28. Se a iniciativa privada tem dinheiro e quer investir no sistema metroferroviário, que ela faça uma nova linha de trem ou metrô, há demanda para isso. O que a iniciativa privada (CCR, Mitsui no Rio de Janeiro) quer é lucrar, lucrar e lucrar em cima usurpando as linhas da CPTM, para que no futuro façam o mesmo que fizeram no Rio de Janeiro, entreguem as linhas caindo aos pedaços, com uma tarifa que é quase 8 reais(no Rio de Janeiro). Com certeza o Tarcísio vai ganhar uma fortuna com essas concessões.

  29. Só é contra a privatização quem quer continuar mamando nas tetas de estatais e quem negocia com cargos públicos. Ainda tenta usar como justificativa um premio de uma revista que não tem relevância alguma. Quero ver comparar a qualidade da CPTM com uma empresa dos USA ou Alemanha. Alias, quem me garante que esse premio nao deve ser mais um premio criado por uma revista e que tem que ser pago pra receber? Exemplos existem aos montes disso no mercado publicitário. Se a CPTM fosse boa o povo de São Paulo não tinha eleito o governador que disse que ia privatizar a CPTM, Sabesp e outros cabideiros.

  30. Não concordo com a privatização, a CPTM precisa melhorar muito em certos aspectos, como investir em linhas novas , manutenção constantes, treinar melhor os funcionários, corrigir os erros cometidos,enfim ….
    Mas não é privatizando que vai melhorar o problema, acredito que será bem pior , especialmente mantendo essa Via Mobilidade que é uma porcaria.
    A população deveria se unir contra essa decisão pois todos nós vamos ser prejudicados.

  31. Acho muito estranho, entregaram o aeroporto de Congonhas para uma estatal espanhola: A AENA , entregaram a Eletropaulo para uma estatal italiana: A ENEL, entregaram o BANESPA ao Santander da Espanha, os lucros agora não ficam mais no Brasil, vão para a Europa. Se antes os funcionários da Eletropaulo ganhavam bem e gastavam seu dinheiro movimentando a economia de São Paulo, dando empregos em São Paulo. Agora os lucros vão embora. Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia possuem inúmeras estatais, só uma dela a estatal norueguesa Statoil rende mias de U$ 60 bilhões por ano ao governo da Noruega. Nos EUA, as linhas metroviários são quase todas estatais. Sou totalmente contra privitizar ou conceder empresas essenciais para empresas privadas. O lucro das estatais é reinvestido nelas mesmas e fica no Brasil ao passo que o lucro das empresas privadas, vão para o exterior. Se a CPTM é uma empresa estatal premiada e possui muito Know How em administração de sistemas ferroviários e custo R$ 4,40 para o passageiro continua baixo NÃO FAZ SENTIDO PRIVATIZAR NEM CONCEDER PARA EMPRESAS PRIVADAS, que a CPTM continue sendo do POVO DE SÃO PAULO.

  32. A privatização é necessária. Exemplo foi a RFFSA. Era deficitária, tinha SR’s que davam lucro como SR3 que mantinha todas as outras unidades Brasil agora que davam prejuízo. Hoje nas mãos da iniciativa privada, prevalece a meritocracia e o lucro. Estatal só serve de cabide de emprego para ia militantes de esquerda.

  33. Exemplo de empresa pro Tarcísio é a carioca SuperVia.

    A CPTM é uma excelente empresa e orgulho pros paulistas!

  34. faz sentido sim, porque o governo precisa atender ao lobby do mercado financeiro e despejar dinheiro público em certas empresas privadas.

    faz sentido quando cria-se no Brasil a ideia que serviço público é pro pobre, e se é pro pobre vai de qualquer jeito. então o governo transforma essa prestação de serviço em um balcão de negócios que favorece alguma empresa, e essa empresa por estar trabalhando pro pobre, faz o serviço da pior qualidade. pega Amas que são geridas por hospitais de excelência como Albert Einstein e vê se o serviço segue o padrão do hospital que atende os ricaços da classe A?

  35. Hoje pra ter ideia , a demora entre trens é de mais de 20 minutos, hipocrisia falar que é muito boa , só pra quem não usa. E nos fins de semana a desculpa de 30 minutos de demora é que está sendo feita manutenção, não pode ser feita na madrugada?

  36. Quando anunciaram a privatização das linhas 8 e 9, achei que o serviço seria melhorado, modernizado e mais eficiente.
    Como usuario das linhas 8 e 9 diariamente, vejo uma grade piora na estabilidade dos serviços. Nós embarcamos no trem e não temos confiança na qualidade do serviço até o desembarque.
    Contudo não vejo a privatização em si como um problema, mas vejo que a atual empresa não mostra capacidade pra operação dessas linhas.

  37. O governador e fraco não entendi muito de administração precisa aprender um pouco antes de querer fazer algo

  38. A CPTM não será extinta pessoal. Quem vai embarcar nas linhas 8 e 9 precisa de ter passagens, bilhetes ou QRCode da CPTM. Ela só vai deixar de operar as linhas, mas vai continuar como uma provável agência regulamentadora.

  39. Só faz sentido na cabeça de político que nunca anda de transporte público, que só pensa no retorno que o empresário vai dar pra ele no futuro, como em campanha política.

  40. Não faz sentido mesmo a privatização da CPTM. Ainda não oferece um primor de atendimento mas um de qualidade bom ótimo.
    Essas concessões, ideias mirabolantes cariocas, poderão provocar no futuro a extinção da função social do transporte público para que interesses de grupos privados sejam atendidos, haja vista que muito do dinheiro público continuará a ser investido, sem falar das contraprestações que o operador privado recebe, e receberá do governo, de presente. Daí enxerga-se facilmente aumentos frequentes de tarifa.
    Só para constar, o mesmo portal metrocptm mostrou em 30/08/22 que o Metrô e a CPTM foram dilapidados em seu direito de receber suas arrecadações tarifárias para que a CCR pudesse receber as contraprestações!
    Quanto as linhas 8 e 9, era o melhor par de linhas da CPTM. Quem reclama da CPTM hj não utilizou ainda as linhas concedidas para atestar a falta de limpeza e a ausência de regularidade nos horários.

  41. CPTM levou 30 anos para “melhorar”… Ainda assim tem vários problemas/ falhas. A diferença que o foco está na 8 e 9. Pergunta pros maquinistas da CPTM quantos estão contentes. Só estão os baba ovo de rede social…

  42. Em uma pesquisa realizada pela atual operadora de trens Linha 8 viu seu índice de aprovação cair de 88% para 53%, a Linha 9 só foi aprovada por 54% dos entrevistados, ante 83% quando era operada pela CPTM.

  43. Não há motivos para Privatização, visto que no mundo, países estão reestatizando suas Ferrovias, Privatização é a ruína, exemplo claro é a supervia RJ, parabéns a CPTM e não a Privatização, fora #tarcisioeseusprivatistascorruptos#

  44. sim … faz total sentido …. se você quiser somente que a população se ferre a faça uma média com o empresariado que pode apoiar sua candidatura a presidente … e a população que se ferre com a expansão das linhas 8/9 ( atuais , não antigas da CPTM) para as demais linhas ! NAO A PRIVATIZACAO

  45. muito boa a matéria! Então, até onde eu sei a CPTM não ser extinta e sim vai ser um mediadora qnd as linhas poderão ser privatizadas. Acho válido se realmente funcionar porque será uma operadora vencedora de um prêmio importante cuidando de (acredito eu), empresas sérias que no caso não está sendo a via mobilidade. acredito que a privatização seja feita desde que seja uma empresa séria que não só visa o lucro mais também que se empenhe em fazer um bom serviço para a população.

  46. empresas públicas como as ferroviárias existem pra servir bem a população, não para obter lucro, privatizar uma empresa premiada e que presta um serviço de primeiríssimo mundo é um desrespeito a população. Os políticos de SP, governador e deputados, devem esse respeito as pessoas que os elegeram. # sou contra a privatização.

  47. Prezado(a),

    Como usuário de transporte público, tenho acompanhado com preocupação as discussões em torno da possível privatização da CPTM. Acredito que essa medida seria um equívoco, principalmente considerando que a empresa acaba de ser premiada como a melhor empresa de transporte público de passageiros sobre trilhos.

    De fato, há uma contradição nos interesses de privatizar uma estatal que tem apresentado bons resultados em termos de qualidade do serviço prestado à população. A CPTM é uma empresa pública que tem como objetivo prestar um serviço de qualidade à população, e não gerar lucros. Isso significa que ela não é movida por interesses financeiros, mas sim pela necessidade de oferecer um transporte eficiente e seguro para os usuários.

    A privatização da CPTM poderia colocar em risco essa missão, uma vez que a busca pelo lucro poderia levar a cortes de gastos, diminuição na qualidade do serviço e aumento nas tarifas. Além disso, a história tem mostrado que a privatização de empresas públicas nem sempre é a solução para os problemas enfrentados por elas.
    Vejam o que aconteceu com a super via, e também observem as linhas 8 e 9, e terão uma constatação na crescente insatisfação dos usuários destas linhas devido ao número de falhas ocorridas desde que assumiram a gestão, e já superam a estatal em números de falhas dentro do mesmo período.

    Acredito que a solução para os problemas da CPTM passa por uma melhoria na gestão e por mais investimentos na empresa. É preciso que sejam implementadas medidas que visem a modernização da infraestrutura, a renovação da frota, melhoria do atendimento aos usuários.

    Algumas dessas medidas já estão sendo implementadas com a implantação do sistema de gestão de qualidade, investimentos estruturais, afim de entregar um serviço com qualidade, e para isso as manutenções são essenciais para manter o sistema seguro, funcional.
    É por isso que defendo que a CPTM continue sendo uma empresa pública, que atua em benefício da população e não de interesses financeiros.

    Não a Privatização!

  48. Realmente não faz sentido nenhum privatizar a CPTM. Ela fez uma grande revolução nas linhas e está colhendo os frutos dessa bela gestão.

  49. Faz sentido sim….só na terra da jabuticaba! Transporte PÚBLICO é um dever do ESTADO, direito do cidadão. Melhor empresa ferroviária do Brasil a custa de muito investimento PÚBLICO e trabalho dos funcionários para entregar tudo de mão beijada a iniciativa privada que só quer saber de lucro. Saúde, educação, segurança e transporte NÃO SÃO PARA TER LUCRO, e sim cumprir seu papel social. NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA CPTM!

  50. Absurdo os comentários a favor da privatização da CPTM. me indigna muito essa HISTERIA por privatizações, entregar na mão da iniciativa privada para lucrar em cima da poder público…

  51. Pessoas que concordam com as privatizações, são pessoas sem noção nenhuma de como isso funciona. A corrupção que reina.
    Empresas de “amigos” dos políticos envolvidos pagam pouco pelo que estão levando do Estado. Recebem benesses. Precarizam o trabalho dos funcionários. E quando já tiraram tudo que podem, devolvem ao governo tudo lascado, como está acontecendo no Rio de Janeiro. Nesse momento o Governo recebe a empresa em situação precária, investe muito dinheiro (público – seu dinheiro), e quando está em condições novamente, privatiza de novo.
    E o pior de tudo, é o povo ignorante, que só sabe repetir o que pode maiores interessados lhes colocaram nas cabeça: Privatiza, que melhora.
    E quando não dá pra esconder embaixo do tapete pode problemas, faz como a Via Mobilidade está fazendo. Coloca a culpa na CPTM, dizendo que a mesma recebeu tudo cagado. Mas quando estava nas mãos da CPTM rodava redondinho. Será que faziam milagre?? Ou será que é incompetência mesmo, da Privatizada??

  52. Eu sou passageiro diário do serviço da CPTM nas linhas 11 e 7 e não teria do que reclamar, pois o serviço em dias úteis tem muita qualidade e regularidade.Porém existe um ponto que deixa muito a desejar, nos domingos e feriados a coisa muda completamente de figura e os intervalos aumentam para 20 ou 30 minutos parecendo que ninguém trabalha nestes dias. Como se quem usa trens nos finais de semana estivesse só passeando sem horários ou compromissos.

  53. mona kkkkkk enfim nem a thatcher gostou de privatizar trem e brasileiro achando que vai ser a solução aqui
    cptm pra sempre

  54. Não, não faz nenhum sentido. O que faz sentido é o Governador, que nem conhecer SP direito conhece, entregar tudo que tiver direito pros empresários amigos dele. Privatização é simplesmente isso.

  55. Vejam os casos do que aconteceram com as “estatais de excelência” Petrobras e Correios durante os desgorvernos petistas. Se fossem privadas teriam ido à falência, mas quem paga o prejuízo é o povo através de MAIS impostos. Isso fora a capacidade de SINDICATOS em deixarem milhões de passageiros REFÉNS dos seus jogos políticos. O povo não aguenta mais estar nas mãos de barões do funcionalismo público.
    #PRIVATIZATUDOTARCÍSIO

  56. Engraçado que no momento de expandir a malha a iniciativa privada não apareceu. Eles só aparecem quando toda a infra está pronta e ainda sim cortando custos para fornecer um servico pior como está sendo o caso da linha 9. Então todo o dinheiro gasto, oriundo do bolso da população, usado na implantação dessas linhas servirá, no final das contas, para atender a interesses privados. Seria diferente se ajudassem a expandir a malha de trilhos, mas sabemos que isso não acontece e não acontecerá. Ocorrerá a simples entrega do patrimônio público construído com os bilhões de reais dos contribuintes nas mãos de um punhado de empresa (que ainda por sinal comprarão a concessão com financiamento público).

  57. A CPTM operou estas linhas por muitos anos e sempre apresentou um serviço de regular para ruim. Impossível comparar os serviços da CPTM com os do Metrô, principalmente a Linha Amarela.
    Tem que privatizar, sim.

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