A obra da futura estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, terá mais uma prova de sua velocidade incomum de construção. Neste domingo (24) e madrugada de segunda-feira, a Telar Engenharia, empresa responsável pelo serviço, içará e instalará a passarela metálica que ligará o prédio de acesso à plataforma.
Para isso, a CET a pista expressa da Marginal Pinheiros no sentido Castelo Branco entre a Rua Mário Lopes Leão e a Ponte Laguna entre 22h e 6h do dia seguinte. A alça de acesso à ponte Edson de Godoy Bueno também será fechada ente 18h00 de domingo e 12h00 de segunda-feira. Já a pista local da Marginal será fechada entre 04h00 e 06h00 do dia 25.
Segundo a CPTM, as obras consistem de cinco etapas: montagem de guindastes, lançamento da passarela sobre a Linha de Eixo, deslocamento da passarela para a posição de içamento, lançamento da passarela e desmobilização.
Em imagem recente do canal iTechdrones é possível notar que a estrutura metálica do acesso, com suas características linhas curvas, já foi montada nos últimos dias enquanto do outro lado a base para escadas e elevadores também avançou. A passarela, por sua vez, está sendo finalizada sobre a parte norte da plataforma enquanto a construtora começa a montar a parte sul.
Obra bancada pela iniciativa privada, a estação João Dias será entregue em 2022, segundo o governo do estado. Documentos que constam do edital de concessão da Linha 9-Esmeralda citam que a conclusão das obras em outubro deste ano, mas eles não incluem as vias, rede aérea e sistemas, a cargo da CPTM.
