People Mover de Guarulhos estreará neste semestre de forma gradual

O primeiro veículo do People Mover sendo içado
O primeiro veículo do People Mover sendo içado (Aerom)

A implantação do People Mover do Aeroporto de Guarulhos segue em ritmo acelerado, com as vias sendo concluídas, sistemas em instalação e o marco mais visível do projeto, a entrega do primeiro de trens veículos Aeromovel.

Embora ainda existam trechos com muito trabalho a fazer como a estação que ficará no Terminal 2 do aeroporto, o CEO da Aerom, empresa que projetou o sistema, confirmou que o People Mover começará a funcionar neste semestre.

Não será, contudo, uma operação plena, já que haverá um processo de comissionamento e testes e operação assistida.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo Marcus Coester, filho do criador do Aeromovel, a operação será gradual no início. “Começa com horários reduzidos e técnicos a bordo, em um trecho, depois vai fazendo trajetos mais completos”, disse ele ao jornal Zero Hora.

Marcus Coester, CEO da Aerom
Marcus Coester, CEO da Aerom

O sistema terá 2,7 km de extensão, dois trens operacionais e um reserva e viagens com duração e intervalos de 6 minutos.

Será o maior teste da tecnologia, que utiliza a compressão pneumática em um túnel abaixo dos trilhos para movimentar os trens.

Com isso, os veículos são bastante leves, necessitando de uma espécie de vela que é empurrada pela pressão de ventiladores estacionários.

Coester comparou o People Mover de Guarulhos com seu similar implantado no Aeroporto de Porto Alegre em 2013. “A versão de Porto Alegre é analógica, em Guarulhos vamos para o 5G. É mais ou menos esse o salto tecnológico”, afirmou.

Construído pelo consórcio AeroGRU, o People Mover do maior aeroporto da América do Sul tem se tornado um cartão de visitas da tecnologia, atraindo curiosos e interessados.

Veículo foi montado pela Marcopolo Rail
Veículo foi montado pela Marcopolo Rail (Uberlan Pereira)

Trata-se de uma mudança de status para o Aeromovel, que até então tinha apenas duas linhas implantadas, além de um pequeno conceitual em Porto Alegre.

Antes do People Mover operado pela Trensurb, a empresa havia construído um sistema pioneiro em Jacarta, na Indonésia. Mas de acordo com Coester, a linha inaugurada em 1989 está sendo desmontada.

No projeto paulista, no entanto, a Aeromovel se cercou de parceiros mais experientes e técnicas que seguem normas europeias de segurança. O padrão é o SIL 4, com tolerância de uma falha a cada 100 mil anos.

Criador do Aeromovel, Oskar Coester faleceu em 2020 aos 82 anos, pouco antes de ver a tecnologia estrear em sua maior vitrine.

 

Previous Post
Fachada da estação Ambuitá (ViaMobilidade)

Linha 8-Diamante: ViaMobilidade dá início à reconstrução da estação Ambuitá

Next Post
Tecnologia permitirá utilizar energia dos ventos dentro dos tuneis do Metrô (Jean Carlos)

Metrô testa turbina eólica dentro dos túneis para gerar energia limpa

Related Posts