Um dos pontos pendentes na obra de construção da Linha 6-Laranja de metrô teve um novo desfecho nesta terça-feira (21). A futura estação 14 Bis, no bairro do Bixiga, voltará a ter um dos acessos onde hoje se encontra a sede da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais de São Paulo.
A informação foi confirmada ontem pelos diretores da agremiação durante apresentação do projeto de uma nova quadra que será erguida nas proximidades e bancada pela construtora Acciona, responsável pela Linha 6.
O novo arranjo foi discutido desde o começo deste ano, explicaram os diretores da Vai-Vai. Será uma solução de longo praza para o fato de a escola não ter a posse definitiva do terrena atual, que pertence à prefeitura.
O conselho da Vai-Vai argumentou também que mesmo que se mantivesse a atual sede, os ensaios não poderiam ocorrer nos próxmos anos por conta das interdições causadas pela construção da estação.

A solução encontrada foi a aquisição de um terreno na rua Almirante Marques de Leão, a cerca de 500 metros da sede atual. Segundo um dos diretores, o terreno pertence a um membro da Vai-Vai e que venderá a área para a Acciona. A construtora então erguerá uma sede mais ampla e moderna, incluindo até mesmo o isolameno acústico do prédio a fim de evitar poluição sonora no entorno.
Enquanto a nova sede é construída, a escola de samba fará ensaios no Pacaembu e na Vila Itororó, neste último caso, no próprio Bixiga.
Idas e vindas
A revelação do novo acordo ocorre após várias soluções terem sido buscadas para acomodar a Vai-Vai. Originalmente, a escola de samba teria sua sede levada para a região do Anhangabaú, mas durante o período em que a concessionária Move São Paulo assumiu o projeto, buscou-se manter a sede e alterar o projeto da estação.

Era esse o panorama até a entrada da Acciona no lugar da Move. A empresa espanhola, ao que parece, considerou mais viável investir na mudança, mantendo a Vai-Vai no Bixiga (não por acaso uma das atrações do bairro) e retomar o projeto original da estação 14 Bis.
A nova estação ficará localizada, como sugere o nome, nas imediações da praça 14 Bis, com acessos nas ruas dr. Lourenço Granato, Cardeal Leme e São Vicente, segundo as plantas originais.
Ao jornal Agora São Paulo, a Acciona enviou a seguinte nota: “A diretoria executiva da escola de samba Vai-Vai chegou a um acordo amigável com a Construtora Acciona para a realocação da quadra localizada no bairro da Bela Vista. Este é um passo importante para a continuidade das obras da linha 6-laranja de metrô”.
Além de 14 Bis, a Acciona deve iniciar as obras das estações Bela Vista e São Joaquim até o final do ano, completando todas as frentes de trabalho. A previsão é que a Linha 6-Laranja seja inaugurada em 2025.
