Após apenas citar que a estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela, deveria ser entregue no final da semana que vem, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, confirmou a cerimônia de inaugurada para a sexta-feira, 17 de dezembro.
O início da operação assistida, no entanto, ocorrerá no sábado, 18 de dezembro, conforme o governo Doria antecipou para a revista Veja São Paulo nesta sexta.
A data já era esperada há meses quando foi noticiado, em julho, a possibilidade da inauguração para o dia 16 de dezembro (leia aqui).
Segundo Silvani, restam poucas pendências em sistemas auxiliares, elétricos e telecomunicação e que caso tudo ocorrer como planejado, a entrega será feita neste prazo. A estação Vila Sônia é a última a ser entregue da chamada Fase 2 da Linha Amarela.
Como é comum em inaugurações do Metrô, Vila Sônia funcionará inicialmente em operação assistida, das 10 às 15 horas. Segundo a reportagem da Vejinha, essa situação deve durar até maio de 2022.

Extensão até Taboão da Serra
A gestão Doria assinou um aditivo com a ViaQuatro, operadora do ramal, para que ela faça os estudos de extensão até Taboão da Serra à capital, com a adição de mais duas estações.
Enquanto a extensão até Taboão não sai, a ViaQuatro deve operar uma linha gratuita que ligará a cidade vizinha a estação. Ainda não há detalhes de como será a operação.
Outras linhas geradas pela SPTrans e EMTU devem ter modificações e ter a estação Vila Sônia como parada final.