A CPTM vem trabalhando para pôr em prática ações que visem a melhoria do serviço da Linha 12-Safira. O site acompanhou em uma visita monitorada algumas das principais mudanças realizadas.
Dentre várias obras, uma das que mais se destaca é a obra para a reforma da estação Engenheiro Manoel Feio. Localizada em Itaquaquecetuba, a estação é considerada estratégica sendo utilizada para a manobra de trens em horarios de maior movimento.
A reforma
As obras da estação visam primariamente sanar problemas de grande impacto como a falta de acessibilidade existente. O projeto foi previsto para permitir que todos os ambientes sejam seguros e acessíveis para a população.
Para tal, deverão ser realizadas adequações nas plataformas que deverão ser alteadas e dimensionadas para que o vão até o trem seja reduzido ao máximo de 10 centímetros, conforme o estabelecido em normas.
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O piso da estação deverá ser composto de granilite (região central) e granito (bordas). Rotas com piso podotátil deverão ser implantadas garantindo, além de melhor sinalização, orientação para os passageiros que possuam restrições visuais.
A princípio não está prevista a instalação de equipamentos de redução de vão, os famosos borrachões que são implantados em estações estratégicas e que permitem a passagem dos trens de carga sem danificar a borda as plataformas.
O planejamento da obra prevê o mínimo de interferência possível na dinâmica da estação. Pretende-se realizar em um primeiro momento o alteamento de parte das plataformas 2 e 3 para posteriormente liberar o restante da estação para as obras.
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Além disso, a estação deverá atender as normas de higiene e conforto estabelecidas pela NR24 e também para a obtenção do certificado AVCB, do Corpo de Bombeiros. Uma nova passarela será construída contando com dois novos elevadores.
Aspectos Operacionais
A estação atualmente é considerada um ponto importante para a adoção de estratégias operacionais. Nos horários de pico os trens que partem da estação Brás fazem viagens alternadas para Calmon Viana e Eng. Manoel Feio para atender de forma otimizada a demanda.
O local para a manobra dos trens foi alterado, sendo anteriormente realizado no AMV próximo à estação Eng. Manoel Feio. Após estudos, decidiu-se por realizar as manobras nas imediações da estação Itaquaquecetuba resultando em uma maior velocidade de transposição e menor interferência no fluxo de trens.
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Além do “loop” de Eng. Manoel Feio, outras estratégias operacionais podem ser adotadas pela CPTM. Tudo depende de um alinhamento por parte do CCO que toma as principais decisões durante a operação das linhas.
Escolha do projeto
A Linha 12-Safira possui características socioespaciais bastante diferenciadas. É uma linha com efeito pendular muito forte, ou seja, no horário de pico da manhã a demanda bairro-centro é muito grande, invertendo-se no pico da tarde.
Pelo fato da região leste ainda carecer de instrumentos que promovam emprego, estudo e lazer, os passageiros se veem praticamente obrigados a sair de suas regiões para tomar o trem para a região central.
Atualmente a Linha 12 possui demanda estimada em 250 mil passageiros por dia. Antes da pandemia esse valor era de 280 mil passageiros diários. A CPTM realiza investimentos para aumentar a oferta de viagens em até 50%, diminuindo a lotação excessiva dos trens.
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O plano para diminuir o intervalo dos trens em até 3 minutos tem efeito direto na modernização da estação de Engenheiro Manoel Feio. O projeto antigo, robusto e amplo, previa a reconstrução completa da estação que seria dotada de plataformas que ampliaram a capacidade de passageiros.
Em um cenário onde o fluxo de trens é maior e onde a vazão de passageiros ocorre de forma mais rápida, optou-se por manter a estrutura original da estação, realizando apenas os serviços de maior pertinência relativos a acessibilidade e segurança da edificação.
Espera-se que o aumento da qualidade do serviço prestado possa atrair mais passageiros. O fator conforto é certamente um dos principais componentes na tomada de decisão do passageiro em utilizar o trem como principal meio de transporte.
As obras da estação seguem em ritmo rápido, algo particularmente atípico quando se fala de obras públicas. O gerenciamento do empreendimento e a definição clara das ordens de serviço também contam para acelerar o processo das obras em campo.
A previsão de entrega da obra de reforma da estação Engenheiro Manoel Feio está planejada para o segundo semestre de 2024
Famosa obra meia-boca.
Saudades de quando a CPTM investia em modernização das estação.