Projeto básico da Linha 19-Celeste tem conclusão postergada em seis meses

Contrato com consórcio MNEPIE foi modificado para que término dos serviços ocorra em 12 de março de 2024 em vez de setembro deste ano
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

A conclusão do projeto básico de engenharia e arquitetura da Linha 19-Celeste, entre Guarulhos e a capital paulista foi postergada em seis meses pelo Metrô.

O contrato, assinado com o consórcio MNEPIE (Maubertec, Nova Engevix, Pólux, EGT e Intertechne), deveria se encerrar em 21 de janeiro de 2024, mas foi alterada para julho do ano que vem. Já o término dos serviços, antes previsto para 12 de setembro, ocorrerá agora até 12 de março de 2024.

Trata-se do primeiro aditivo do contrato, assinado no final de 2021, e que tem como escopo definir o trajeto de 15 estações e 17,6 km do ramal subterrâneo.

Os detalhes do aditivo trazem também uma majoração novalor original, que passou de R$ 93,1 milhões para R$ 95,9 milhões (acréscimo de R$ 2,73 milhões).

No documento, o Metrô cita a elaboração de um túnel rodoviário entre as avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, em Guarulhos, e que não estava no contrato original.

Por outro lado, a companhia reconhece que a extensão do prazo não livra o consórcio de possíveis sanções por conta do atraso na entrega do projeto.

Traçado da Linha 19-Celeste em sua primeira fase, entre Guarulhos e o centro de SP (CMSP)

Ramal à espera de definição sobre seu futuro

A Linha 19-Celeste é estudada pelo Metrô há vários anos e está no estágio mais avançado antes de uma possível licitação de obras ou concessão à iniciativa privada.

O plano das gestões passadas era de repassar o ramal em uma Parceria Público-Privada (PPP), mas não houve tempo e recursos para isso.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A administração Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja licitar a Linha 19 nos próximos anos, como parte do plano de privatização das linhas metroferroviárias.

Não está claro, no entanto, se ela será oferecida antes ou depois da Linha 20-Rosa, que está numa etapa menos avançada em seus projetos.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Mais um atraso né Ricardo? Sei que é normal nesse meio, mas assim, a entrega da obra completa desta linha, na melhor das hipóteses, ficará para jun/2030.

    MInhas projeções (no cenário mais otimista, sem nenhum embate jurídico ou acidentes durante as obras):

    Entrega do Projeto Básico: mar/2024 (melhor das hipóteses)
    Preparação e Publicação do Edital do Projeto Executivo: set/2024 (se o governo não esperar a entrega do projeto básico da linha 20-rosa)
    Leilão do Projeto Executivo / Concessão: mar/2025 (isso se as concorrentes não pedirem postergação de prazo ou houver mudança de prioridades do governo)
    Início das obras: jun/2025 (se não houver contestação pelas perdedoras do leilão)
    Fim das obras: jun/2030 (sem nenhum acidente e/ou paralisação das obras)
    Operação assistida: dez/2030 (6 meses, no mínimo)

    E vamos lembrar que esse é o cenário perfeito, se nada de errado acontecer. Em um cenário mais realista, eu colocaria mais 2 ou 3 anos, considerando postergações de prazos, constestações jurídicas, acidentes etc.

    O que acha dessas projeções Ricardo?

  2. Se a L19–Celeste está com estudos/projetos à frente da L20–Rosa, é natural e óbvio (ou deveria ser) que a L19 tenha suas obras iniciadas ANTES da L20.
    Qualquer decisão contrária será pura politicagem e má-fé.

    Além do mais, a ligação entre Guarulhos e o centro de São Paulo é urgente, é para ontem, e não pode se postergar mais.

    A Linha 2 não tem capacidade para atender Guarulhos!

    A ligação Guarulhos—São Paulo, pela L19, NÃO PODE ficar refém de decisões mal-intencionadas do atual governo.
    Certamente, a L19 tem mais prioridade, pelo menos neste primeiro momento, do que o atendimento da região da Faria Lima pela L20.

    Se eles de fato estivessem preocupados com a região do ABC, a L20 teria seu trecho prioritário saindo do próprio ABC (e NÃO “apenas” ligando a zona oeste à zona sul de São Paulo por uma questão financeira).
    Além disso, se tivessem real preocupação com a população, também fariam a L18, e NÃO esse BRT limitado!

Comments are closed.

Previous Post

Concessionária MetrôRio propõe concluir estação Gávea mediante extensão e unificação de contrato

Next Post

Linha 10-Turquesa terá alteração operacional neste domingo (27)

Related Posts