Publicado o edital de licitação do Trem Intercidades Eixo Norte

Trem regional de dois andares (Pixabay)

O governo do estado, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, tornou público o edital de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, um pacote que inclui o trem regional expresso entre São Paulo e Campinas, o Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas e a Linha 7-Rubi, que irá operar a partir da estação Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato.

A entrega das propostas está marcada para 28 de novembro às 15h em local ainda não divulgado. O custo estimado do projeto é de R$ 12,8 bilhões.

Trata-se do fim de uma longa espera pelo primeiro trecho de trem regional no estado de São Paulo. O projeto está em pauta há várias gestões, tendo evoluído lentamente à medida que deixou de ser um serviço mais veloz e ambicioso para se tornar um trem de média velocidade, que ligará a capital paulista a Campinas em viagens de pouco mais de uma hora.

A gestão do atual governador Tarcísio de Freitas acabou cumprindo a promessa de colocar o edital no mercado no final de março e confirmou os planos de realizar o leilão em novembro, um longo período para que o projeto seja discutido pelos potenciais interessados.

Apesar disso, a concessão do TIC Eixo Norte será um processo lento, que começará com a operação da Linha 7-Rubi da CPTM. Após isso será preciso investir na segregação das vias até Campinas para permitir a implantação do serviço TIM, com trens metropolitanos indo de Francisco Morato a Campinas. Só então, perto do final da década, o serviço expresso terá início.

Segundo o governo, foi estabelecido um período de 240 dias para que os possíveis interessados tenham tempo de analisar os documentos do edital até o leilão. A tarifa estimada para o serviço expresso será de R$ 64 em valores atuais.

O trajeto do Trem Intercidades Eixo Norte

Tudo depende também da parceria com as concessionárias de carga Rumo e MRS, cuja faixa de domínio é de sua responsabilidade. Elas renovaram seus contratos com a condição de investir na separaração dos trilhos de carga e passageiros. Mas por responderem ao governo federal, elas não têm vínculo direto com o Trem Intercidades, apenas acordos que visam estabelecer um trabalho conjunto.

A publicação abre caminho para que o governo estadual avance nos outros eixos de Trem Intercidades, com prioridade para o TIC Eixo Oeste, que permitirá o serviço até Sorocaba. Em seguida, deve ser levado à frente o TIC Eixo Leste, até São José dos Campos, e por útimo o TIC Eixo Sul, até Santos e que é o mais complexo e caro.

Previous Post

Acciona revela plano para ampliar Linha 6-Laranja, diz governo

Next Post
Sistema CBTC reduzirá o intervalo dos trens (Jean Carlos)

Contrato do CBTC é prolongado e exclui sistema de interação entre Linhas 7 e 10

Related Posts